Yoga para adolescentes melhora concentração e disciplina para estudar

Aula de yoga no colégio Matter Amabilis - Foto: Alexandre de Paulo/Revista Weekend

Muito se fala sobre os benefícios do yoga, uma filosofia que integra corpo, mente e espírito. Hoje, inclusive, a atividade é adotada por muitas pessoas para reduzir o estresse do dia a dia, pois com as técnicas meditativas e respiratórias que os exercícios envolvem, os praticantes conseguem diminuir a ansiedade e melhorar o controle emocional.

A novidade é que a modalidade que vem ganhando cada vez mais adeptos, agora também está sendo aplicada para crianças e jovens. No colégio Mater Amabilis, os alunos que desejarem podem praticar yoga uma vez na semana. A professora Vanessa Bento explica como funcionam as aulas.

“A principal diferença entre uma aula clássica para adultos e para os jovens é a linguagem que uso. Com os adultos, falo de energia e de assuntos mais sutis; já com os adolescentes, entro na vibe deles, pensando desde a interação com os colegas até as músicas da aula, tudo para atraí-los de uma forma prazerosa. Percebo que os jovens dessa geração estão cada vez mais ansiosos e projetando na vida a expectativa da velocidade instantânea que a tecnologia lhes oferece. O yoga pode mostrar que tudo na vida tem seu tempo pra acontecer e que se manter no momento presente, aproveitando cada momento dessa fase que estão vivendo, é maravilhoso”, explica Vanessa.

Como principais benefícios estão o equilíbrio do sistema hormonal/endócrino e fortalecimento do sistema imunológico, que proporciona um sono de boa qualidade, consequentemente deixando-os mais dispostos; combate a dispersão, aumenta o poder da memória na preparação para o vestibular, diminui a letargia, além de incentivar a disciplina e persistência para lutar pelos objetivos.

De acordo com Cristiano Gouveia Alves, coordenador de esportes do colégio Mater Amabilis, o projeto das aulas de yoga surgiu há alguns anos, e num primeiro momento seriam disponibilizadas apenas para funcionários.

“Quando começamos efetivamente a implantar as atividades, surgiu a ideia de oferecer também para os pais, com o objetivo de estimular qualidade de vida, fazendo com que os pais também participassem mais da parte esportiva da escola. Mas como o yoga trabalha corpo e mente, abrimos a prática para os alunos do ensino médio, porque entendemos que eles têm uma vida acadêmica muito intensa nesse período”, pontua Cristiano.

As aulas acontecem uma vez na semana. A primeira aula é para os adolescentes e na sequência é a vez dos pais. “O interessante é que os filhos podem incentivar os pais a praticarem e vice-versa; assim ainda criam um assunto em comum que podem debater e praticar em casa juntos, aumentando e fortalecendo o vínculo entre eles”, avalia Vanessa.

Vertentes do Yoga

Hatha Yoga: foca mais na saúde do corpo, sem tanto aprofundamento teórico. Com exercícios físicos e respiratórios, além de técnicas de meditação e de relaxamento, a pessoa aprende a se movimentar de forma mais consciente e também a respirar de modo mais tranquilo e profundo.

Ashtanga Yoga: é uma prática mais vigorosa, que exige um grau cada vez maior de força, flexibilidade e consciência. É indicada especialmente para que tem resistência para atividades físicas e deseja trabalhar bastante o corpo.

Iyengar Yoga: é um método bastante baseado no alinhamento do corpo. Usa blocos, cintos, cadeiras,etc. Possibilita aos praticantes aprofundar-se mais nas posturas, ou ainda, adaptá-las.

Vinyasa Yoga: como outros tipos de Yoga, Vinyasa deriva, primariamente, do Hatha Yoga; distingue-se, porém, devido às transições e planejamento das posturas. Uma aula depende muito da individualidade de cada professor, mas, de forma geral, pode-se esperar uma aula sempre diferente.