Foto: Márcio Lino

O Zoológico de Guarulhos preparou uma programação especial para quem está de férias. Este mês, os visitantes contarão com palestras, cinema, observação de aves, exposição e visita monitorada ao lobo-guará. Além disso, poderão ver 500 animais, de 100 diferentes espécies. A entrada é gratuita. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

“Xô dengue”

Construção de vaso contra o mosquito é o tema da palestra que pretende abordar as formas de combate ao inseto e as questões ambientais que levam à sua proliferação em possíveis criadouros fornecidos pelo próprio homem. A atividade será interativa, com jogos e brincadeiras, e contará com a confecção de um tapete verde. Acontece na próxima terça (14), às 9 horas; na quarta (22), às 14 horas; na terça-feira (28), às 14 horas, e, por fim, no dia 30, às 14 horas.

O dia 15 é destinado à observação das aves do Zoo, bem como as de vida livre que são atraídas pela área de matas e pelos lagos do local. A partir das 9 horas. A roda de conversa “Cuidado com a pipa se não a pipa te pega!” é uma reflexão sobre o uso de cerol ou outro tipo de cortante e seus malefícios, e será realizada na quarta-feira (15), às 9 horas.

Para provocar em seus visitantes reflexões sobre como preservar a  biodiversidade, serão exibidos três episódios do filme “Os Guardiões da Biosfera”. O primeiro será apresentado na terça-feira (14), às 14 horas; o segundo, na quinta (16), às 14 horas; o terceiro, na terça (21), às 14 horas; e o último no dia 23, uma quinta-feira, às 14 horas.

Como parte da campanha “2015: o ano do lobo-guará”, o Zoo programou visitas monitoradas ao Museu de Ciências Naturais, nos dias 17, 24 e 31, em dois horários: pela manhã, às 9 horas; e à tarde, às 14 horas. O objetivo é promover a reflexão sobre as principais causas e riscos de extinção da espécie e sobre as ações que podem colaborar para a sua preservação.

Quem quiser conhecer no Zoo, um pouco mais sobre a história, alimentação e curiosidades dos 500 animais, não pode deixar de ir às visitas monitoradas que acontecem nos dias 21 e 29, às 9 horas. Para participar deve ser feita a inscrição pelo telefone (11) 2455-4999.