Veículos com placa final 3 devem ser licenciados até sexta

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) alerta que é a última semana para donos de veículos com placa terminada em 3 fazerem o licenciamento anual obrigatório. Quem não regularizar a situação até o dia 30 estará impedido de rodar a partir de julho. Não basta apenas pagar a taxa, é preciso que haja a emissão do documento, por isso não é aconselhável deixar para a última hora.

Conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todo veículo precisa ser licenciado anualmente para poder circular, independentemente do ano de fabricação.

O preço do licenciamento em 2018 é de R$ 87,38 para todo tipo de veículo. Não é necessário ir às unidades do Detran.SP ou imprimir boleto para pagar a taxa. Basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ao caixa bancário ou selecionar essa opção nos terminais eletrônicos das agências ou no internet banking. É preciso quitar possíveis débitos de IPVA, seguro obrigatório e multas, por exemplo. Algumas unidades do Detran.SP dispõem de máquina para pagamento com cartão de débito.

Calendário obrigatório de licenciamento 2018
Todos os veículos, exceto caminhões
Final de placa Mês obrigatório
1 Abril
2 Maio
3 Junho
4 Julho
5 e 6 Agosto
7 Setembro
8 Outubro
9 Novembro
0 Dezembro
Veículos registrados como caminhão
1 e 2 Setembro
3, 4 e 5 Outubro
6, 7 e 8 Novembro
9 e 0 Dezembro