Em ofício endereçado aos médicos Abrão Elias Abdalla, diretor geral do HMU; Humbert Leite de Brito, diretor clínico, e Tiago Estevam de Almeida, gerente médico, os profissionais que compõem a equipe de Psiquiatria do Hospital Municipal de Urgências, encabeçada por Lauro Reis Santana (Cremesp 186959), coordenador do Serviço de Psiquiatria do HMU, comunicam que, em dez dias corridos, a contar de 06.08.2018, deixará o atendimento, pelas razões aqui reproduzidas:
Considerando as razões descritas a seguir, algumas delas já externalizadas pela Aricanduva Clínica Médica, empresa contratada como prestadora de serviços médicos assistenciais no HMU:
1) constantes atrasos dos salários dos médicos desde dezembro de 2017;
2) falta de previsão clara para restabelecimento da regularidade dos pagamentos mensais e adimplência dos meses de junho e julho de 2018;
3) persistência de problemas estruturais nas instalações físicas da unidade de psiquiatria;
4) desabastecimento de medicamentos e insumos hospitalares;
5) redução expressiva de quadro de funcionários, em especial na equipe de enfermagem, com reflexos diretos na
qualidade da assistência e no risco à integridade física dos pacientes e dos próprios funcionários; e
6) deficiente comunicação por parte do Instituto GERIR; venho informar o que segue:
- Disponibilização imediata do cargo de coordenador do Serviço de Psiquiatria do HMU;
- Desligamento do corpo clínico do HMU e, consequentemente, saída do corpo societário da Aricanduva Clínica Médica em 10 dias corridos;
-
Disposição dos demais médicos do serviço de psiquiatria, que subscrevem abaixo, da mesma forma, ao
desligamento do corpo clínico do HMU em 10 dias. Tal prazo busca permitir o mínimo ordenamento do quadro
de plantonistas da psiquiatria, sem prejuízo à Instituição e à comunidade guarulhense.
Nesta segunda-feira, o Click Guarulhos buscará ouvir as Assessorias do Instituto Gerir e da Secretaria de Saúde e, assim que obtiver as respostas, elas serão postadas.

