O ex-vereador Eduardo Carneiro desfiliou-se do Cidadania, no qual era primeiro suplente, e filiou-se ao Podemos, tendo sua ficha sido abonada pela deputada Renata Abreu, presidente da sigla. E anunciou que quer disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Nas eleições de 2018, o Podemos teve o senador Álvaro Dias como candidato à Presidência da República e neste ano tem como pré-candidato o ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro.
Segundo Carneiro, ele escolheu o Podemos por ser um partido de centro, “com uma postura moderada diante das questões que dividem o País, sem pautas extremistas de esquerda ou de direita”.
Com sua decisão, ele abre mão da primeira suplência, o que na prática não muda muita coisa, já que não havia no horizonte nenhuma perspectiva de que um dos vereadores do Cidadania viesse a assumir uma Secretaria para que Eduardo Carneiro pudesse assumir. Pesou muito em sua atitude o fato de contar com apoio irrestrito de seu colega médico, o ex-vereador e ex-secretário da Saúde José Mário Stranghetti Clemente.

