PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
InícioDESTAQUE"Ozempic brasileiro" já está em farmácias e exige cuidados de conservação mais...

“Ozempic brasileiro” já está em farmácias e exige cuidados de conservação mais rígidos

PUBLICIDADE

As vendas do Ozivy, primeira caneta de semaglutida fabricada no Brasil, começaram oficialmente, com o objetivo de ampliar o acesso ao tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2 no país. Aprovado pela Anvisa, o produto chega ao mercado com preço inicial de R$ 452, menos da metade do Ozempic original, e a previsão é que no primeiro ciclo de abastecimento, a EMS distribua cerca de 500 mil unidades para as drogarias.

O entusiasmo com o preço reduzido, no entanto, vem acompanhado de um detalhe técnico importante, mas que poucos consumidores conhecem: o medicamento precisa ser mantido em ambiente entre 2°C e 8°C antes e depois de iniciado o acompanhamento. Essa é uma exigência mais rígida que a do composto da Novo Nordisk, que pode ser conservado em ambiente abaixo de 30°C por até seis semanas após aberto. 

“A cadeia fria é o conjunto de processos que garante que uma substância sensível à temperatura seja mantida dentro de condições específicas desde a saída da fábrica até o consumidor final. No caso de uma caneta como o Ozivy, cada etapa, do armazém à farmácia, do estabelecimento à casa do paciente, a faixa de 2°C a 8°C precisa ser respeitada. Qualquer quebra nesse fluxo pode degradar a molécula de semaglutida, reduzir sua potência e, em situações graves, alterar a composição de forma imprevisível, ao contrário de comprimidos ou cápsulas convencionais. Injetáveis desta categoria são intolerantes a improvisos no armazenamento”, explica Ricardo Canteras, especialista em logística de cadeia fria há mais de 35 anos e diretor comercial e de operações da empresa Temp Log. 

Ele ainda acrescenta que as grandes redes farmacêuticas têm estrutura para isso, mas o cuidado precisa continuar depois da compra. “Em viagens, bolsas térmicas homologadas e equipamentos validados para manter a faixa correta de graus pelo tempo necessário são indispensáveis”.

O alerta é especialmente relevante em um cenário de popularização acelerado, já que a expectativa é que um público muito mais amplo passe a usar a caneta, incluindo pessoas menos familiarizadas com os cuidados exigidos por substâncias sensíveis à variação térmica.

Vale destacar que o injetável da EMS não é um genérico do Ozempic, a Anvisa o classificou como “medicamento novo”, tecnicamente um análogo sintético da versão biológica, produzido por síntese química e não pelo processo biotecnológico utilizado no original. O mecanismo de ação é o mesmo: o princípio ativo simula o hormônio GLP-1, retardando o esvaziamento gástrico, ampliando a saciedade e favorecendo o emagrecimento. Mas as particularidades e as exigências de acondicionamento diferenciam os dois fármacos de forma relevante.

Outras fabricantes nacionais já sinalizaram interesse em lançar suas próprias versões de semaglutida, com pedidos ainda sob análise regulatória. A tendência é que o mercado fique progressivamente mais competitivo e que os cuidados com a cadeia de conservação se tornem críticos para assegurar que o produto chegue aos destinos nas condições corretas.

Sobre a TEMP LOG

Única operadora logística de cadeia fria no Brasil especializada em produtos para a medicina estética, a Temp Log tem mais de 30 anos de atuação no armazenamento, fracionamento e transporte de produtos  para a saúde. Referência para a indústria farmacêutica, cobre mais de 2.500 municípios do País, que recebem medicamentos sensíveis com a rapidez, qualidade e responsabilidade necessárias para garantir que não sofram excursões de temperatura e, assim, proporcionem resultados seguros e eficazes para os pacientes – o que só é possível graças a uma modelagem exclusiva de segmentação automatizada e sistemas avançados de rastreamento. A Temp Log atua, ainda, nos setores terapêutico, de pesquisa clínica e dispositivos médicos. Mais informações em www.templog.net

Compartilhe

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Redes Sociais
32,279SeguidoresCurtir
11,922SeguidoresSeguir
1,308InscritosInscrever

Últimas Publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE