As mulheres do Brasil conquistaram a prata no futebol e o bronze no vôlei nos Jogos Olímpicos de Paris. O país encerrou, neste sábado (10), a participação olímpica com a segunda melhor campanha em número de medalhas da história.

Foram 20 medalhas: três ouros, sete pratas e dez bronzes. Em Tóquio 2020, o Brasil bateu o recorde com 21 pódios, superando a Rio 2016, com 19 medalhas.
Neste sábado, o futebol feminino ficou com a prata ao perder por 1 a 0 para os Estados Unidos.
Essa é a terceira medalha de prata olímpica do Brasil. A terceira após perder uma final para os Estados Unidos, em Atenas 2004 e Pequim 2008.
Já a seleção de vôlei feminino bateu a Turquia por 3 sets a 1. A seleção feminina de vôlei agora tem seis medalhas olímpicas, com dois ouros, uma prata e três bronzes. O país foi campeão nas edições de Pequim (2008) e Londres (2012), prata em Tóquio (2020) e bronze em Atlanta (1996) e Sidney (2000). 

Até o momento, o Brasil está em 17° lugar no quadro de medalhas dos Jogos de Paris, que é liderado por China, Estados Unidos e Austrália.
A disputa do ouro será no domingo (11), entre Estados Unidos e Itália – que derrotou a Turquia na semi – a partir de 8h (horário de Brasília) de domingo (11).
Os medalhistas – Brasil
As estrelas de Paris: mulheres ganham 12 das 20 medalhas e os três ouros do Brasil nas Olimpíadas.
Ouro
- ginástica artística feminina, categoria solo individual, com Rebeca Andrade;
- judô feminino, categoria acima de 78 kg, com Beatriz Souza;
- vôlei de areia feminino, com a dupla Ana Patrícia e Duda.
Prata
- canoagem C1 1000m, com Isaquias Queiroz;
- surfe feminino, com Tatiana Weston-Webb;
- marcha atlética masculina, com Caio Bonfim;
- ginástica artística feminina, categoria geral individual, com Rebeca Andrade;
- ginástica artística feminina, no salto, com Rebeca Andrade;
- judô, categoria até 66kg, com Willian Lima;
- futebol feminino;
Bronze
- 400m com barreiras masculino, com Alison dos Santos;
- skate park masculino, com Augusto Akio.
- surfe masculino, com Gabriel Medina;
- ginástica artística feminina, categoria geral por equipes, com Rebeca Andrade, Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares;
- skate feminino, com Rayssa Leal;
- judô feminino, categoria até 52kg, com Larissa Pimenta;
- judô por equipes, com Larissa Pimenta, Rafaela Silva, Ketleyn Quadros, Beatriz Souza, Daniel Cargnin, Willian Lima, Rafael Macedo, Guilherme Schmidt, Leonardo Gonçalves e Rafael Silva;
- boxe feminino, com Bia Ferreira;
- taekondo, com Edival Pontes (Netinho);
- vôlei feminino;
Até o momento, Tóquio-2020 é a edição em que o Brasil foi mais vitorioso nos Jogos Olímpicos, com 21 medalhas (sete ouros, seis pratas e oito bronzes) conquistadas. Na edição de 2016, no Rio, o país ganhou 19 medalhas (sete ouros, seis pratas e seis bronzes).
*Com Informações da Agência Brasil; ge.globo.com e Comitê Olímpico do Brasil – COB

