InícioCIDADERua do Ecoponto Iporanga está cheia de detritos e lixo

Rua do Ecoponto Iporanga está cheia de detritos e lixo

PUBLICIDADEspot_img

Na rua Adélia Sadala, em frente ao Ecoponto Iporanga, região do Jardim São Paulo, a calçada está tomada por detritos de todo tipo, inclusive restos de comida.

O local tornou-se ponto viciado de despejo de entulho e vários materiais, mesmo quando o Ecoponto está aberto, mas principalmente quando está fechado nos fins de semana, pois falta a parte da população consciência ambiental e de cidadania.

Outra questão é a das telhas que contêm amianto. Ao menos nesse Ecoponto esse material não é aceito, pois há restrições ao seu manuseio, já que é comprovadamente cancerígeno. Há populares que alegam que mesmo telhas de cimento sem amianto não são aceitas porque haveria dificuldade de classificar o material. O problema é que, a Prefeitura recusando receber, as pessoas acabam fatalmente jogando nas vias públicas. Aí, a própria Prefeitura vai e recolhe, dando o destino adequado. Pergunta-se: não seria mais racional organizar uma forma de receber as telhas mesmo com amianto, evitando ter de recolhê-las das ruas?

Os métodos de trabalham precisam mudar, pois está mais do que provado que da forma atual não funciona. Uma sugestão que já fizemos desde a primeira gestão do então prefeito Guti é que se fça uma experiência, colocando na cerca dos Ecopontos caçambas com indicação do tipo de material a ser descartado, o que já é feito com êxito em outras cidades.

Alega-se que a população de Guarulhos não tem educação e irá jogar de tudo, inclusive cães mortos. Pois que se faça a experiência com apenas uma caçamba, que fique dentro do terreno, mas acessível às pessoas quando o Ecoponto estiver fechado. Ainda que joguem coisas indevidas, é melhor que seja dentro da caçamba do que espalhadas na calçada e até na rua, como está acontecendo na frente do Ecoponto Iporanga.

A colocação de câmeras de segurança para identificação dos transgressores também pode ser uma medida eficaz. Funcionários alegam que não resolveriam, porque desocupados e viciados em drogas furtam a fiação e também levariam as câmeras. Nesse caso, então é necessário que a agora Polícia Municipal mantenha plantão nesses locais para que novos abusos não aconteçam e para identificar e punir quem vier a agir de forma indevida.

Valdir Carleto

Compartilhe

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Redes Sociais
32,279SeguidoresCurtir
11,922SeguidoresSeguir
1,308InscritosInscrever

Últimas Publicações