Mesmo consumindo 105 toneladas de massa asfáltica por dia, conforme relato da própria Prefeitura, a Operação Tapa-buraco não está conseguindo dar conta da demanda e as crateras continuam infernizando a vida dos motoristas da cidade. Esse consumo corresponde a mais de uma tonelada utilizada em cada buraco consertado.
Nas primeiras semanas da Operação, em maio, a Assessoria de Imprensa divulgou números. Em duas semanas, contabilizava o reparo de 1.346 buracos em 203 ruas e avenidas. Na segunda quinzena, não houve novos relatos sobre o andamento da Operação e há inúmeros buracos, mesmo em avenidas de grande fluxo, onde trafegam ônibus.
É o caso da avenida Brigadeiro Faria Lima, no Cocaia. Na pista sentido Centro, altura do número 3.319, como mostra a foto enviada por internauta, o buraco prejudica os ônibus.
Também na avenida Brigadeiro Faria Lima, na altura do 3.151, o munícipe registra que a água que escorre por ali é tão habitual, que até aparece na foto do Google Maps.
A água seria proveniente da lavagem de veículos em um posto de combustível próximo desse local.
No Inocoop, região de Bonsucesso, em frente à UBS, buraco na lateral da rua provoca acúmulo de água, colocando em risco a saúde da população, pelo perigo de propagação do mosquito da dengue
e de outras doenças.
Na rua Príncipe Mikasa, travessa da avenida Otávio Braga de Mesquita, próximo ao Cemitério Primavera, há vários buracos em toda sua extensão, há meses. O único consertado foi providenciado pela Sabesp.
Na rua Humberto Brochini, Jardim Bela Vista, mesmo sendo passagem de ônibus, permanece um buraco junto ao sarjetão.
Na rua Mineápolis, Jardim Almeida Prado, um buraco pequeno, porém profundo, tem danificado pneus e suspensões de veículos. Fica em frente ao número 169.
Dificuldade para solicitar o serviço Tapa-buraco
Informe da Prefeitura orienta a população que queira solicitar o conserto de algum buraco a procurar uma unidade do Fácil-Guarulhos ou por meio do Fácil Digital no endereço eletrônico: www.facilagendamento.guarulhos.sp.gov.br.
Porém, é evidente que os munícipes não irão deslocar-se até uma unidade do Fácil para pedir o conserto de buracos, a não ser em casos que estejam causando prejuízo específico a uma residência. Como na grande maioria os buracos causam problemas à coletividade, haveria de se esperar que houvesse um meio prático para que as pessoas enviassem pedidos de reparos. No entanto, ao acessar esse endereço eletrônico, é preciso criar um login e senha. E nem todos estão familiarizados com mecanismos da internet para essa tarefa. Não deve ser por acaso que muitos internautas enviam as queixas para órgãos de Imprensa, na esperança de as verem publicadas e que, assim, surtam efeito, o que raramente vem ocorrendo na atual gestão municipal.
Em 25 de maio, por exemplo, o Click Guarulhos divulgou a avaria sofrida pela base de concreto da ponte sobre córrego na rua Batuara, no Jardim Jovaia (foto abaixo). De lá para cá a situação só piorou e nenhuma providência foi tomada.








