A Câmara Municipal de Guarulhos aprovou, em 29 de abril de 2026, o reajuste salarial de apenas 2% para os servidores municipais, proposto pelo prefeito Lucas Sanches (PL). A proposta, enviada pela Prefeitura em regime de urgência, recebeu a aprovação de 26 dos 34 vereadores durante a sessão. Oito vereadores foram contrários ao reajuste. A sessão ocorreu sob protestos dos servidores, que lotaram as galerias em sinal de insatisfação e revolta.
O percentual corrigido abaixo da inflação foi definido pelo terceiro ano seguido. Em 2024 e 2025, o reajuste nos salários dos servidores também foi de 2%.
Além de reajuste de 2% nos salários, a partir de 1º de maio, o projeto de lei aprovado também prevê o pagamento de um abono de R$ 260,10 para todos os servidores que recebem salário de até R$ 4.080,00. O valor de vale-refeição e do vale-alimentação passa para R$ 1.297,05. Sobre este valor serão feitos descontos nos vencimentos, de acordo com a faixa salarial, de 1%, 5%, 10% ou 15%. O valor mensal da cesta básica passa a ser de R$ 391,35, pagos para servidores com salários de até R$ 8.160,00. Sobre este valor também serão aplicados descontos por faixa salarial, de 1%, 2% ou 3%.
Sobre a votação
Foram, no total, 26 votos favoráveis e oito contrários.

Confira os vereadores que defenderam reajustes de salários maiores para o funcionalismo municipal
Delegado Mesquita (PP), Edmilson Souza (PSOL), Fernanda Curti (PT), Guto Tavares (PDT), Janete Rocha Pietá (Rede), Marcelo Seminaldo (PT), Maurício Guti (Mobiliza) e Prof. Rômulo Ornelas (PT). Além de votarem e de se mostrarem contrários ao reajuste de 2%, estes vereadores votaram a favor de duas emendas modificativas, que visavam alterar o percentual de reajuste nos salários.
Emenda de 7% tinha como autores os vereadores Maurício Guti (Mobiliza), Janete Rocha Pietá (Rede) e Delegado Mesquita (PP). Ela recebeu 8 votos a favor e 22 votos contra. A outra emenda definia o reajuste de salários em 7,67%. Os autores desta emenda foram os vereadores Edmilson Souza (PSOL), Janete Rocha Pietá (Rede),Marcelo Seminaldo (PT), Fernanda Curti (PT) e Mauricio Guti (Mobiliza). Esta emenda recebeu 7 votos a favor e 25 votos contrários.
Maurício Guti vem sendo criticado pelo funcionalismo por ter proposto 7%, pois era chefe de gabinete do prefeito Guti, que também concedeu desconto de 2% em sua gestão.
Veja os vereadores que votaram a favor dos 2%
Alemão do Transporte (DC ), André Alves (Cidadania), Biriba (DC), Carlinda Tinôco (Republicanos) Carlos Veloso (Novo), Daniel Rodirgues Alves (DC), Daniel Santos (PP), Danilo Gomes (Republicanos), Laércio Sandres (União), Geleia Protetor (PSD), Geraldo Celestino (Mobiliza) Gilvan Passos (Republicanos), Joseval Queiroz (PL), Junior Caiçara (Novo), Karina Soltur (PSD), Kleber Anistia Já (PL), Lamé (PCdoB), Lauri Rocha (PSD), Leandro Dourado (Mobiliza), Luiz da Sede (PSD), Martello (Republicanos), Pastor Adalberto (Mobiliza), Rafael Acosta (PSB), Rafa Marques (MDB), Romildo Santos (PSD) e Welliton Bezerra (PRTB).
Assembleia dos funcionários públicos definirá próximos passos
Inconformados com o valor do reajuste abaixo da inflação, representantes do Stap – Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos e os funcionários públicos reuniram-se em frente à Câmara, depois da aprovação do PL de nº. 100/2026, e aprovaram uma assembleia para a próxima segunda-feira, dia 4 de maio, às 19h, na sede do Sindicato, ocasião em que definirão os próximos passos. Não está descartada a deflagração de greve.
O Stap representa cerca de 7 mil trabalhadores.


