Árvore cai sobre carro e mata motorista no Jardim Pinhal

Árvore de grande porte desabou sobre a Pick Up e matou o motorista - Foto: Valdir Carleto/Click Guarulhos

As fortes chuvas que atingiram Guarulhos na tarde desta terça-feira, 29, causaram grandes estragos na cidade e fizeram pelo menos uma vítima fatal. O motorista Eduardo Gomes da Silva, 44, que dirigia a Pick Up azul, placas EJK-9697, pela rua Uruaçu, na altura do número 100, no Jardim Pinhal, teve o veículo atingido por uma imensa árvore, da espécie Ficus. Os socorristas do Corpo de Bombeiros que atenderam a ocorrência já o encontraram sem vida no local. Uma segunda árvore, de porte maior ainda, também caiu na rua.

A tempestade durou cerca de 50 minutos. Semáforos apagados, ou em amarelo piscante. Cruzamentos alagados, chuva intensa e com granizo. Queda de postes de iluminação e árvores. O trânsito ficou caótico na Região Centro. Uma árvore pegou fogo na rua Manoel  Bernardo Medeiros, no Bom Clima. Os próprios moradores interditaram a via e orientavam motoristas e motociclistas a evitarem passar sob a árvore, cuja copa ficou em chamas. Casas e comércios foram destelhados. Testemunhas relatam caos. Muitos bairros, entre eles a Vila Rosália, continuam sem energia elétrica.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Abdo Mazloum, a árvore que atingiu o veículo, da espécie Ficus, estava aparentemente sadia, porém não é adequada para plantio em calçada. “Essa árvore não tem raiz profunda e por isso não é adequada para calçada. A população se queixa quando a Prefeitura remove, porém é preciso rever isso”, disse.

A Defesa Civil informou que os ventos atingiram 55 quilômetros por hora. A internauta Mirtes Tristão enviou a foto abaixo, que registrou um ponto de alagamento no cruzamento das avenidas Tiradentes e Guarulhos, no Centro, local onde há tempos não alagava.

*Com informações do jornalista Valdir Carleto