Por Cris Marques
Fotos: Banco de imagens

Imagine a seguinte cena: você acorda bem disposta, se arruma e, ao fazer um penteado legal, se depara com um enorme fio de cabelo branco (ou vários). Pronto, acabou o dia? A disposição? A sanidade mental? Se depender da gente, não! Confira como driblar os branquinhos com luzes, mechas e coloração, ou até mesmo assumir as madeixas brancas e força na cabeleira!

Embranquecimento dos fios
Maísa Stuani dos Santos, mestre e professora de tricoterapia capilar (área que trata de problemas ou patologias capilares), explica que a perda de coloração dos fios é causada pela apoptose (autodestruição programada) dos melanócitos – células produtoras da melanina que ficam alojadas no bulbo capilar. Isso ocorre por causa do envelhecimento, predisposição genética, estresse, trauma emocional e até desnutrição.

Nada de arrancar os cabelos
Como não existe um tratamento, o jeito é usar e abusar dos procedimentos cosméticos. Cabelos claros tendem a rejuvenescer e a maioria das mulheres tem se rendido a esses tons, conta Renata Reinaldo, hair stylist da La Belle Estética e Hair. Mas essa não é a única opção. “Se os cabelos tiverem até 30% de brancos, uma boa pedida é usar tonalizantes, que cumprem muito bem o papel de maquiar os fios”.
William Reis, hair stylist especializado em luzes e mechas, acrescenta que esses procedimentos são ótimas opções, pois disfarçam os brancos e aumentam o intervalo entre os retoques. Já se a pessoa quiser manter os cabelos escuros, ela pode fazer uso de colorações. “Antes, o processo era mais complicado, pois só existiam tintas com tom escuro, avermelhado ou louro. Hoje, com o avanço da tecnologia cosmética, temos uma infinidade de tonalidades e nuances”.

Assumindo os branquinhos
Não existe um momento certo para assumir a cabeleira branca, isso vai depender da personalidade e aceitação de cada mulher. Se os cabelos brancos não incomodam e, pelo contrário, agradam, é hora de abusar do estilo que eles trazem e adotar um visual mais ousado e sofisticado. Mas se você pensa que para assumir basta deixar como está, se enganou. Os fios brancos crescem mais rebeldes e mais grossos do que o restante do cabelo e precisam de atenção e cuidados especiais, como hidratação de 15 em 15 dias e a utilização de produtos desamareladores.

Um dia, quem sabe?!
Ainda não é possível evitar os branquinhos, mas isso pode ser uma realidade próxima. É o que acredita uma pesquisa da publicação americana “Fabesb Journal”. No estudo, a equipe analisa o uso de um ativador de luz solar para interromper o envelhecimento capilar. Inclusive, acredita-se que o procedimento seria eficaz também para pacientes com vitiligo. Será? Resta esperar!

La Belle Estética & Hair
2475-2135 | 2475-2136
Av. Papa João XXIII, 224 – Pq. Renato Maia

William Reis
11 4372-4991 | 4307-3961
Rua Luís Faccini, 217 – Centro