Motorista tenta atropelar travestis e derruba muro do casarão histórico da rua Sete de Setembro

Muro destruído pelo impacto da batida - Foto: Paulo Terribile/VC Repórter

A página do jornal Voz de Guarulhos no Facebook postou em primeira mão um vídeo (link abaixo), que mostra a atitude deliberada do motorista de um veículo SUV, que acabou por derrubar o muro do casarão da esquina das ruas Sete de Setembro com Felício Marcondes. O imóvel é tombado pelo Patrimônio Histórico e está totalmente deteriorado. Assista ao vídeo

Vista do casarão na década de 1970
Foto de 2015 – De lá para cá, só piorou

As imagens mostram que o veículo passou lentamente por travestis que fazem ponto naquele local. Um deles vai até perto do carro, mas o motorista parece ir embora. Instantes depois, volta, de marcha a ré, e colide com a traseira no poste de sinalização. Mais um momento e dirige para a frente; espera a passagem de outros carros e em seguida avança sobre os travestis, que desviam e se salvam. O muro é derrubado e o motorista se evade.

Pelas imagens divulgadas, não dá para identificar o veículo. É possível que a perícia, com uso de equipamentos adequados, consiga verificar qual a placa e, dessa forma, chegar ao infrator. A rigor, houve uma tentativa de homicídio.

Resta a polêmica: quando um bem é tombado, a quem atribuir responsabilidade pela sua conservação e quais as consequências aos que não cumprem essa exigência?