InícioDESTAQUEPrefeito anuncia redução de rodízio; saiba como ficará o abastecimento no seu...

Prefeito anuncia redução de rodízio; saiba como ficará o abastecimento no seu bairro

PUBLICIDADEspot_img

O guarulhense terá mais água nas torneiras nos próximos dias, conforme anunciou o prefeito Guti nesta terça-feira, 10, em coletiva para a imprensa no Paço Municipal. Um acordo entre o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Sabesp (Companhia Estadual de Saneamento Básico), permitirá que Guarulhos tenha maior abastecimento de água em 23%, possibilitando a diminuição no rodízio do município.

O acordo envolveu o superintendente Francisco Carone e o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, a partir de negociações iniciadas pelo próprio Guti com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, logo após o segundo turno, e prevê que a companhia estadual libere 0,7 m³ de água a mais para o município de Guarulhos, que é a capacidade máxima que a cidade consegue hoje enviar para a rede de abastecimento, sendo 0,5 vindo do Sistema Cantareira e 0,2 Sistema Alto Tietê. Segundo o prefeito, 60% das casas terão água todos os dias.

Guarulhos tem carência de 1,5 a 1,7 m³ por segundo, mas, devido à falta de investimentos na expansão da rede nos últimos 16 anos, o Saae não tem capacidade de abastecer o município inteiro mesmo se tivesse toda a água disponível. Segundo Carone, que assumiu o cargo em 1º de janeiro junto com Guti, a autarquia municipal já realiza estudos para viabilizar os investimentos necessários para suprir as necessidades de toda a cidade.

Guti informou que o volume de água a mais que virá da Sabesp será distribuído de uma forma que  toda a população seja beneficiada e não apenas alguns bairros. “Todos os bairros ficarão com períodos menores sem água. Isto já é um grande avanço para uma cidade que, até poucos dias atrás, não enxergava qualquer solução a curto prazo”, afirmou.

Sobre a dívida que está em cerca de R$ 2,8 bilhões, Carone disse que estão sendo estudadas as possibilidades para renegociação e que todas as contas serão pagas a partir de fevereiro. Informou ainda que a gestão anterior deixou de pagar nos últimos 24 meses os valores mensais das contas com a Sabesp e, por isso, chegou a esse montante. Quanto às medidas para economia na máquina, estão sendo aplicados reduções nas horas extras dos funcionários, frota de veículos, cargos de chefias e aluguéis.

Estiveram presentes o superintendente do Saae, Francisco Carone, o vice Alexandre Zeitune, os deputados estaduais Jorge Wilson e Gileno e cerca de 14 vereadores e membros do governo.

Confira como ficou cada bairro:

COMO ERA: 18 HORAS COM ÁGUA COM 30 SEM ÁGUA

COMO FICOU: 16 HORAS COM ÁGUA E 8 HORAS SEM

Ponte Grande

Gopoúva

Vila Augusta

Vila Galvao

Centro

Maia

Paraventi

Bom Clima

Macedo

Bela Vista

Taboão

Cocaia

Morros

Continental 4 e 5

Primavera

Vila União

Recreio São Jorge (PARTE)

Cidade Industrial Satélite

 

COMO ERA: SEM RODÍZIO

COMO FICOU: SEM RODÍZIO

Cecap

Jardim Kida

São Roque

 

COMO ERA:  OITO HORAS COM ÁGUA E 24 HORAS SEM

COMO FICOU: 16 HORAS COM ÁGUA E 32 HORAS SEM

Lavras

São João

Soberana

Fortaleza

Lenize
COMO ERA:  16 HORAS COM ÁGUA E 32 HORAS SEM

COMO FICA: 18 HORAS COM ÁGUA E 30 HORAS SEM *

*a partir de 10 de fevereiro

Alamo

Bonsucesso,

Carmella

Inocoop

Ponte Alta

Bambi

Agua Azul

Aracilia

COMO ERA:  6 HORAS COM ÁGUA E 32 HORAS SEM

COMO FICOU: 24 HORAS COM ÁGUA E 24 HORAS SEM

Cidade Jardim Cumbica

Jardim das Nações

Parque São Juiz

Jardim Maria Dirce

Presidente Dutra

 

COMO ERA:  16 HORAS COM ÁGUA E 32 HORAS SEM

COMO FICA: 20 HORAS COM ÁGUA E 28 HORAS SEM

Pimentas

Vila Any

Jardim Cumbica

 

COMO ERA: 18 HORAS COM ÁGUA E 30 HORAS SEM

COMO FICA: 16 HORAS COM ÁGUA E 8 HORAS SEM *

*em seis meses

Otawa

Vila Nova Cumbica

Paes de Barros

Compartilhe

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Redes Sociais
32,279SeguidoresCurtir
11,922SeguidoresSeguir
1,308InscritosInscrever

Últimas Publicações