Segredos polêmicos

Por Tamiris Monteiro

Existem vários segredos que cercam a humanidade, alguns revelados outros não. O mais intrigante é que a maioria dos mistérios envolve temas bem cabeludos, como áreas e regiões protegidas pelo governo, questões políticas, a possível existência de alienígenas e polêmicas religiosas. Há histórias que até lembram filmes de ficção, mas são tão reais como nosso arroz e feijão de todos os dias. A seguir você confere uma lista de segredos que mexem com o imaginário de muita gente.

Área 51

Provavelmente fundada em 1955, pela CIA, a Área 51 fica no Deserto de Nevada, nos Estados Unidos, e é parte da base Nellis, uma enorme instalação oficial da Força Aérea americana. Ganhou esse nome porque foi erguida no setor 51 da base, mas ninguém sabe muito bem o que acontece por lá. O lugar tornou-se alvo de curiosos na década de 1980, quando um homem chamado Robert Lazar veio à mídia afirmando ser um ex-funcionário da base militar. Lazar afirmou na época que realizava pesquisas para criar engenharia reversa em espaçonaves extraterrestres. O mais famoso mito envolvendo o local tem relação com boatos de que foi para lá que levaram os destroços do óvni que teria caído em Roswell, no Novo México, em 1947. O objetivo seria, com base nas peças, descobrir como montar uma nave igual. Acredita-se que antes só era possível chegar ao local pelo ar – geralmente em voos comerciais, vindos de Las Vegas. Mas hoje já existe uma entrada terrestre, guardada 24 horas. O espaço aéreo acima do setor, conhecido como “a caixa”, é restrito. Só são permitidos aviões da própria instalação. A maioria das fotos aéreas da Área 51 foi feita por satélite.

Arquivo do Vaticano

O Vaticano é a sede da igreja católica e também é o local onde se guarda a maioria dos documentos considerados muito importantes para a religião. Mas, não é todo mundo que tem acesso aos arquivos. Só é permitida a passagem de alguns pesquisadores ou membros da igreja. Especula-se que os arquivos guardam documentos da história da igreja e dos papas. É neste lugar também em que ficam armazenados documentos antigos cujos estudos a igreja proibiu.

Maçonaria

É uma religião? Seita? Organização? Cercada por mistérios, pouco se sabe a respeito da maçonaria. De acordo com fontes históricas, ao que tudo indica o nome vem do francês “maçon”, que quer dizer pedreiro, e seu nascimento aconteceu na Idade Média, época de grandes construções em pedra – como castelos e catedrais –, a partir de uma espécie de embrião dos sindicatos: as chamadas corporações de ofício. Além de ser uma  sociedade secreta, outra questão misteriosa é a razão pela qual não aceitam mulheres e ateus. Há quem diga que quem se ingressa na maçonaria precisa levar uma vida moral, valorizar a família, se libertar de vícios, ser temente a Deus e seguir uma religião, buscar a perfeição e o aperfeiçoamento de virtudes e do conhecimento da ordem e de áreas científicas. Mas, acima de tudo, quem se torna maçom precisa aprender a guardar segredos, especialmente sobre as crenças, cultos, símbolos e senhas.

Mensagem codificada do caso Zodíaco 

O caso Zodíaco se refere a um assassino em série responsável por inúmeras mortes no norte da Califórnia, nos Estados Unidos, nas décadas de 1960 e 1970. A história virou até filme. Além de cometer os crimes, o que mais marcou o caso foi o fato de o assassino ter enviado uma série de cartas ameaçadoras à imprensa até 1974. Nas cartas, ele colocava códigos, como uma espécie de criptografia, intrigando os editores de jornais e também a polícia. A primeira carta, com título “408”, foi rapidamente resolvida por dois professores. Quando decodificado, o código falava sobre as motivações do Zodíaco em matar pessoas. Com o código quebrado facilmente, o indivíduo redobrou seus esforços. Códigos futuros eram mais curtos, continham mais símbolos e usavam diferentes métodos de codificação. O ponto alto de sua evolução, chamado de “340”, é um código que nunca foi decifrado. O código tem 340 caracteres e 63 símbolos diferentes.

Receita da Coca-Cola

A Coca-Cola é um dos refrigerantes mais vendidos do planeta. Para se ter ideia do tamanho da sua popularidade, o nome da bebida é tão conhecido mundo afora que só perde para a expressão “OK”. Mas, além de ser um magnífico case de sucesso, reza a lenda que a fórmula original da bebida, que foi vendida pela primeira vez em 1886, é um dos segredos mais bem guardados do mundo. De lá para cá, a receita já passou por reformulações. Na internet, há muita especulação de que a fórmula poderia ser facilmente desvendada por químicos.

Dedo duro americano 

Em 2013, Edward Snowden, ex-administrador de sistemas da CIA, foi acusado de espionagem pelos Estados Unidos por vazar informações sigilosas de segurança do País e revelar em detalhes programas de vigilância usados para espionar a população e vários países da Europa e América Latina, entre eles o Brasil. Pelo relato de Snowden, além da obtenção de dados pela internet, pessoas em todo o mundo foram rastreadas e escutadas secretamente durante anos. Hoje Snowden vive na Rússia, como exilado político.

Leia mais sobre essa reportagem especial da RG 120:

Abre: Vem cá, deixa eu te contar um segredo…

Você sabe guardar segredo?