Senhoras da Vila Sorocabana dão exemplo de cidadania

Luzia, formada em ciências contábeis, trabalhou por mais de 30 anos na Universidade Mackenzie - Foto: Alexandre de Paulo

A praça Luiz Matheus Maylasky, na Vila Sorocabana, região da Vila Augusta, era costumeiramente mal cuidada. Em fevereiro de 2018, alguns moradores promoveram um mutirão para melhorá-la. Entre as pessoas participantes, estava Maria Luzia Moreira Pinto. Ela gostou da experiência e esperava que muitos outros mantivessem o ânimo de cuidar da praça. Ledo engano: era só fogo de palha.

Culta, formada em ciências contábeis e com mais de 30 anos trabalhados na Universidade Mackenzie, ela entendeu que lhe faria bem atuar voluntariamente nessa causa. Convidou outras mulheres com quem fizera amizade e passaram a prestar esse serviço para o embelezamento e bem-estar da região.

Diariamente, entre 6h e 7h da manhã, lá está ela, plantando, preservando, limpando a praça. Juntaram-se a Luzia nessa jornada do bem as senhoras Carminha, Onísia e Áurea, que se dedicam, sem escolher tarefa e sem esperar nada em troca.

Carminha, Luzia, Áurea e Onísia se unem pelo bem comum – Foto: Alexandre de Paulo

Percebendo que as pessoas que passavam davam a entender que elas seriam funcionárias da Prefeitura e também notando que um ou outro cachorro fazia ali as necessidades e os donos não recolhiam, elas resolveram fazer um banner, no qual informam que o trabalho é voluntário e pedem aos proprietários que recolham as fezes de seus animais de estimação.

As transformações não demoraram a aparecer. Logo os vizinhos perceberam que a praça estava ficando mais bonita. Muitas mudas foram plantadas, canteiros foram sendo formados, flores nasceram e um novo colorido surgiu. Naturalmente, isso atraiu mais pássaros. As mulheres, então, providenciaram ninhos artificiais para que eles os utilizem.

Há alguns dias, duas moradoras, Helena Munhoz e Cláudia Inaba, entraram em contato com a Revista Weekend e com o portal de notícias Click Guarulhos, sugerindo que fizéssemos esta reportagem. Argumentaram que Luzia faz aniversário neste domingo, 27 de maio, e seria uma homenagem a ela, pela iniciativa e dedicação.

Acolhida a sugestão, procuramos Luzia, que a princípio relutou. Alegou que não faz isso para aparecer e que não atua sozinha. Insistimos, pois é uma atitude que pode servir de exemplo e incentivar pessoas de outros bairros a fazer o mesmo. Ela concordou, desde que mostrássemos as outras participantes também, o que demonstra seu bom caráter. Assim fizemos.

Gravamos o vídeo abaixo especialmente para o Click Guarulhos. Luzia, Áurea, Carminha e Onísia estão de parabéns.

Senhoras da Vila Sorocabana em ação na Praça Luiz Matheus Maylasky -imagens: Valdir Carleto

Desejamos que o poder público também faça sua parte, pelo menos cortando o mato periodicamente. Quem quiser contribuir com sacos de lixo e utensílios será bem-vindo. E quem quiser imitar esse gesto, cuidando de uma praça em sua região, fará um bem para a humanidade. Afinal, como se costuma dizer, se cada um cuidar da frente da própria casa, o mundo estará limpo. Se cada cidadão agir com proatividade, fazendo um pouco além do que seria sua mera obrigação, estaremos construindo um mundo melhor para as próximas gerações.

*Reportagem: Valdir Carleto (texto) e Alexandre de Paulo (fotos)