Sesc Guarulhos inaugura no sábado e será o mais completo espaço de lazer e cultura da cidade

Fachada da unidade Sesc Guarulhos, que será inaugurada no dia 11 de maio - Foto: Alexandre de Paulo/Click Guarulhos

Foi apresentado à Imprensa nesta segunda-feira, 6, o Sesc Guarulhos, a maisnova unidade da instituição. A equipe do Click Guarulhos acompanhou a visita: a cada espaço, uma nova surpresa e a constatação de que esse será o mais completo espaço de lazer e cultura de Guarulhos. O Sesc, assim, resgata com galhardia antiga dívida que tinha com a cidade, pois é mantido por contribuição do comércio e dos prestadores de serviço locais e ainda não retribuía diretamente aos guarulhenses.

Para a inauguração, no sábado, dia 11, e no domingo, 12, o Sesc Guarulhos preparou uma programação especial. O público terá à disposição uma série de atividades gratuitas, em diversas áreas como música, espetáculos para crianças, oficinas, exposições, aulas abertas, espetáculos de dança, intervenções circenses, vivências esportivas com atletasalém deações para cidadania, meio ambiente, saúde e alimentação, entre muitas outras opções para que o público possa conhecer a unidade.

*Veja a programação completa no final do texto

Tudo que compõe a unidade:

O Sesc Guarulhos está localizado no bairro Jardim Flor do Campo, entre a Vila Fátima e o Parque Cecap, atrás da Usiminas (antiga Rio Negro). A área total construída é de 34,2 mil m². A expectativa é de receber 4 mil pessoas por dia.

A nova unidade oferecerá à população: teatro com 349 lugares, ginásio poliesportivo, campo de grama sintética, quadra poliesportiva, quadra de tênis, centro de educação ambiental, biblioteca, centro de música, área de exposição, espaços de brincar, sala de ginástica, espaço de tecnologias e artes, clínica odontológica, conjunto aquático com piscina semiolímpica coberta e piscinas descobertas, adulto e infantil, comedoria, café do teatro, entre outros espaços.

A edificação foi construída em três pavimentos, respeitando as questões socioambientais, como energia solar, teto verde, captação de água de chuva, iluminação natural, paraciclo e vagas para veículos elétricos, para idosos e pessoas com deficiência, além de priorizar a acessibilidade arquitetônica.

Visitantes impactados

Logo na entrada, o visitante se depara com uma escultura gigante suspensa. Os espaços são amplos e arejados. No teatro, por exemplo, chama a atenção a boca de cena com 15 metros, tendo de fundo 14 metros, o que permitirá apresentar grandes produções. Digno de nota, também, o espaço entre as fileiras de poltronas.

O Espaço Brincar foi decorado com ênfase na temática poética da infância, com objetos do cotidiano das famílias, dispostos de forma lúdica.

A área de educação ambiental tem espaços interno e externo; este inclui área de compostagem e sementeira. O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, adiantou que a entidade pretende ampliar esse setor, se obtiver da Prefeitura uma área contígua à que a Unidade já ocupa.

Outro espaço que surpreendeu os visitantes e que é superior ao de outras unidades do Sesc é o Centro de Música. A unidade Guarulhos é a terceira da instituição a dispor desse equipamento, dotado de diversos estúdios e salas de ensaios. A sala de percussão, com piso de madeira, é destaque também.

Assista vídeo do Sincomercio sobre o Sesc Guarulhos

Destaques da programação inaugural

Entre os destaques da programação de inauguração está a presença de importantes artistas da música brasileira. O público poderá assistir a apresentações de nomes como o grupo Nação Zumbiapresentando um show inédito com a participação dePitty e Marcelo D2; o show doviolonista Guinga com a participação de Zélia Duncan, Hamilton de Holanda e Zé Renato; Funk como Le Gusta; Arnaldo Antunes; Bloco Filhos de Ghandy, Orquestra Jovem Municipal de Guarulhose acantora e compositora baiana Luedji Luna. Várias dessas apresentações ocorrerão nas salas do Centro de Música.

Tanto no sábado, quanto no domingo inaugural, haverá um ritual de boas-vindas com indígenas Kaimbé e Wassu Cocal, de Guarulhos, conduzido por seus pajés e seguido de cortejo com indígenas do Alto Xingu.

A programação também traz uma série de atividades dentro do universo das artes cênicas, incluindo teatro, dança e artes circenses. Entre os destaques estão uma aula aberta com o renomado coreógrafo Carlinhos de Jesus, o espetáculo “As canções que você dançou pra mim”, da Focus Cia, em que oito artistas são embalados por um pot-pourri com 72 canções de Roberto Carlos; o espetáculo Festa – Palavra Ocupação, que reúne textos, poemas e canções dos espetáculos da Cia. do Tijolo, além de performances circenses com a Cia K.

Dentro da área físico-esportiva, o Sesc Guarulhos contará em sua inauguração com a presença de importantes nomes do esporte nacional, que realizarão uma série de encontros e vivências com o público. Entre os destaques está a homenagem aos 25 anos do título mundial de basquete feminino, com a presença da seleção campeã, incluindo atletas como Hortência, Magic Paula, Janeth Arcain. Também estão confirmadas as presenças de nomes como Fabíola Molina, Thiago Pereira e André Brasil (natação); Zé Elias, Diego Sacoman, Mazola e Rubinho (Futebol); Teliana Pereira, Nathaly Kurata e André Sá (tênis); Jefferson Sabino (atletismo); Rodrigo Faustino (hóquei sobre grama); Vitória Mendonça e Felipe Nunes (skate).

Completando os destaques na área esportiva, a nova unidade receberá os Jogos amistosos pela diversidade sexual e de gênero, com a participação de equipes da LiGay Nacional de Futebol Society do Brasil.

Já nas artes visuais, o Sesc Guarulhos inaugura seu espaço expositivo com a mostra Xilo: corpo e paisagem, reunindo artistas brasileiros em xilogravuras de produções realizadas a partir da década de 90, sob curadoria de Claudio Mubarac. Os interessados por tecnologias também poderão desfrutar da instalação Escultura sonora, com J.J. Arango e L. Ceolín; da intervenção Landscape: vídeo mapping interativo, em que os visitantes controlam desenhos projetados na vitrine do Espaço de Tecnologias e Artes e de vivências, como a de Impressão 3D: esqueletos e fósseis, além de oficinas de costura, de pintura de letra e de impressão de xilogravura.

Para os fãs da sétima arte haverá opções como o projeto Cinema em realidade virtual, que terá a exibição de curtas-metragens, documentários e ficções sobre universos fantásticos hiper-realistas.

Os públicos infantil e juvenil poderão assistir ao espetáculo teatral Henriques, adaptação do clássico Henrique V, de Shakespeare, assinado pela Cia. Vagalum Tum Tum e participar da atividade voltada ao K-pop (estilo de dança que mistura pop, rock, hip-hop, eletrônica e outros gêneros), com a participação de Thiago Tang.

Outro destaque importante, agora na área de meio ambiente, será no Centro de Educação Ambiental da unidade, com estruturas educativas como maquete topográfica com projeção mapeada, estações de realidade aumentada, mapa ativo, placas táteis, caixas de experimentações e atividades voltadas à compostagem, horta, ervanário, mesa de sementes, entre outras.

Por fim, abordando questões ligadas à alimentação saudável, o Sesc Guarulhos colocará á disposição dos visitantes o jogo de tabuleiro Tá na Mesa!, que promove de forma lúdica, reflexões sobre o tema. Abaixo das fotos, confira o roteiro com sinopses e serviços da programação inaugural nos dias 11 e 12 de maio.

Um panorama fotográfico do que o Sesc Guarulhos oferece:

SESC GUARULHOS – PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE INAUGURAÇÃO

DIAS 11 E 12 DE MAIO

MÚSICA

INTERVENÇÃO

Z4

Banda performática criada pelo grupo Funk Como Le Gusta apresenta repertório instrumental cheio de ritmo e balanço. Local: Calçada da unidade. Livre.

Dia 11/05, das 9h30 às 10h e 12h30 às 13h e 12/05, das 11h às 11h30.

Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos

Intervenção com músicos da orquestra criada em dezembro de 2003, no Conservatório Municipal de Guarulhos, cujo objetivo é o aprimoramento e profissionalização de jovens instrumentistas. Local: Praça de Convivência. Livre.

Dia 11/05, das 13h30 às 14h.

Filhos de Gandhy

Bloco inspirado nos princípios de paz do indiano Mahatma Gandhi, apresenta a tradição da religião africana ritmada pelo agogô. Local: Praça de Convivência. Livre.

Dia 11/05, das 18h às 19h e 12/05, das 16h30 às 17h30.

SHOW

A voz do meu samba

O show apresenta sambas e poesias que retratam as lutas, resistências, vitórias e realidades do negro brasileiro. Com Grazzi Brasil, Gê de Lima e Naruna Costa. Local: Teatro. Livre.

Dia 11/05, das 15h30 às 16h30.

Guinga convida Zélia Duncan, Hamilton de Holanda e Zé Renato

Participações: Nailor Proveta (saxofone e clarinete) e Edu Neves (saxofone e flauta). Local: Teatro. Para maiores de 12 anos. Retirada de ingressos a partir das 15h, na Central de Atendimento.

Dia 11/05, das 20h às 21h30.

Luedji Luna

Cantora e compositora baiana, vencedora do prêmio Bravo 2018 de Artista Revelação, e do Prêmio Caymmi 2017 de Melhor Show, mescla MPB, samba, ritmos africanos, batuque baiano e o jazz. Local: Teatro. Livre. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Bilheteria.

Dia 12/05, das 15h30 às 16h30.

Nação Zumbi convida Pitty e Marcelo D2

Banda pernambucana, ícone do movimento manguebeat, apresenta show inédito em comemoração aos seus 25 anos. Local: Ginásio. Livre. Retirada de ingressos, domingo a partir das 14h, na Central de Atendimento.

Dia 12/05, das 18h às 19h30.

CONCERTO

Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos

Dia 12/05, das 11h às 12h. Local: Teatro. Livre.

Guimarães Rosa: O som dos meninos quietos

O menino quieto, sempre observando a natureza e brincando de imaginar, protagoniza o espetáculo que faz uma viagem pela infância sertaneja. Inspirado na obra de João Guimarães Rosa. Com Joana e Jean Garfunkel. Local: Estúdio 14 do Centro de Música. Livre.

Dia 12/5, das 12 às 13h.

Orquestra de Violeiros Coração da Viola

Seo Oliveira, Mario, Xavier, Camarada e Celestino (Nerito) são remanescentes da orquestra formada há 40 anos. Participação especial de Ricardo Vignini e Zé Helder. Local: Sala 04. Livre.

Dia 12/05, das 10h30 às 12h.

BATE-PAPO

As trilhas sonoras de Fabio Lima

O violonista fala sobre carreira, violão e games, além de executar peças de seu eclético repertório. Local: Sala 4. Livre.

Dia 11/05, das 10h30 às 11h30.

Sujeito a Guincho

O quinteto de clarinetes apresenta repertório variado e realiza bate-papo sobre o instrumento. Local: Estúdio 14. Livre.

Dia 11/05, das 10h30 às 11h30.

Arnaldo Antunes

Músico, poeta, compositor, DJ, ex-VJ e artista visual brasileiro fala de suas músicas, seus processos de composição e suas principais referências. Local: Sala 04. Livre.

Dia 11/05, das 12h às 13h30.

Choronas

Grupo de choro formado por paulistas de formação erudita. Local: Estúdio 14. Livre.

Dia 11/05, das 14h30 às 15h30.

Duo Santoro

Dedicada à divulgação da música de concerto, a dupla de violoncelistas já se apresentou ao lado Sivuca, Maria Bethânia e Gilberto Gil. Local: Estúdio 14. Livre.

Dia 11/05, das 16h30 às 17h30.

Roda de percussão

Prática musical com instrumentos percussivos de diferentes timbres. Com Michelle Abu e convidadas.

Dia 11/05, das 17h às 18h30. Local: Estúdio 02. Livre.

Fábio Zanon

Aula-concerto com o violonista Fábio Zanon. Repertório variado e um bate-papo sobre sua dinâmica de estudos, seu processo criativo e as peculiaridades do violão. Local: Estúdio 14 do Centro de Música. Livre.

Dia 12/05, das 13h30 às 15h.

Nilze Carvalho

Cantora, compositora, produtora e bandolinista de choro, Nilze iniciou sua carreira na infância e já se apresentou com Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Jair Rodrigues, Nelson Sargento, entre outros. Local: Estúdio 14 do Centro de Música. Livre.

Dia 12/05, das 15h30 às 17h.

VIVÊNCIA

Bateria livre: laboratório

Dicas para aprender a tocar bateria. Orientação: Coletivo Hi Hat Girls. Para pessoas com ou sem experiência. Local: Estúdio 07. Livre.

Dia 11/05, das 10h às 18h30 e 12/05, das 10h às 17h.

Tambores da Amazônia: ritmos musicais do Norte do Brasil

Inspirado no livro homônimo, o trabalho é resultado de 10 anos de pesquisa sobre os ritmos musicais da Amazônia brasileira. Local: Estúdio 02. Livre.

Dia 11/05, das 13h30 às 14h30.

Rock Band

Imersão musical lúdica por meio do universo dos games. Local: Estúdio 10. Livre.

Dia 11/05, das 10h às 18h30 e 12/05, das 10h às 17h.

Criaturas Instrumentosas

Esculturas lúdico-sonoras com objetos de materiais de descarte e reutilizáveis. Local: Estúdio 13. Livre.

Dia 11/05, das 10h às 11h30 e 12/05, das 14h às 17h.

Discotecagem: experimentação de pick-ups

Manuseio de equipamentos de discotecagem. Local: Estúdio 05. Livre.

Dia 11/05, das 10h às 18h30 e 12/05, das 10h às 17h.

Live Act

Remixes, performances ao vivo e criações multimídia com ferramentas tecnológicas. Local: Estúdio 13. Livre.

Dia 11/05, das 12h às 15h e 12/05, das 10h às 13h.

Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos e Orquestra Sinfônica de Heliópolis

Sopros e Metal: Dia 11/05, das 10h às 18h30 e 12/05, das 10h às 17h. Local: Estúdio 03. Livre.

Violino e Viola: Dia 11/05, das 10h às 18h30 e 12/05, das 10h às 17h. Local: Estúdio 08. Livre.

Cordas Dedilhadas: Dia 11/05, das 10h às 18h30 e 12/05, das 10h às 17h. Local: Estúdio 11. Livre.

Violoncelo e Contrabaixo: Dia 11/05, das 10h às 18h30 e 12/05, das 10h às 17h. Local: Estúdio 04. Livre.

Sopros de Madeira: Dia 11/05, das 10h às 18h30 e 12/05, das 10h às 17h. Local: Estúdio 06. Livre.

Percussão Sinfônica

Vivência com sonoridades de instrumentos percussivos utilizados em orquestra. Com Daniela Oliveira, Rosângela Rhafaelle, Rafael Costa e Carlos dos Santos. Local: Estúdio 02.

Dia 11/05, das 10h às 12h30 e 12/05, das 14h às 17h.

Mini-Festival de videoclipes

Curadoria: Duda Leite. Local: Estúdio 09. Livre.

Dia 11/05, das 10h às 18h30, e 12/5, das 10h às 17h30.

Voz acrobática: brincando com a Loop Station

Exploração de tecnologias de looping que sobrepõe melodias e ritmos, compondo e improvisando em tempo real. Com Max Barulho e Zuza Gonçalves. Local: Estúdio 12. Livre.

Dia 11/05, das 10h às 18h30 e 12/05, das 10h às 17h.

Funk Como Le Gusta

A musicalidade e os instrumentos que fazem parte da formação da banda, como percussão, saxofone, trombone, flauta e trompete. Local: Estúdio 02. Livre.

Dia 11/05, das 15h às 16h30.

DJ / performance: Erick Jay e convidadxs

Dia 11/05, das15h às 18h30. Local: Estúdio 13. Livre.

Experimentações em música: vivências em musicalização para a família

Com Marli Batista Ávila.

Dia 11/05, das 10h às 18h30 e 12/05, das 10h às 17h. Local: Estúdio 01. Livre.

Percussão com Filhos de Gandhy

Bloco inspirado nos princípios de paz do indiano Mahatma Gandhi, apresenta a tradição da religião africana ritmada pelo agogô. Local: Estúdio 02. Livre.

Dia 12/05, das 10h às 11h30.

Gongos pela paz

Sagrados pela qualidade vibratória de suas frequências, os gongos são instrumentos milenares utilizados para cura por diversas culturas. Com Jorge Peña. Local: Estúdio 14. Livre.

Dia 12/05, das 10h às 11h30.

Maracatu

Conhecimentos introdutórios de percussão, canto e dança, por meio dos instrumentos tradicionais como alfaias, agbês, caixas de guerra e gonguês. Com Maracatu Bloco de Pedra. Local: Estúdio 2. Livre.

Dia 12/05, das 12h às 13h30.

TEATRO

ESPETÁCULO

Henriques

Adaptação infanto-juvenil do clássico Henrique V, de Shakespeare com técnicas circenses e músicas executadas ao vivo. Com a Cia. Vagalum Tum Tum.

Dia 11/05, das 12h30 às 13h30. Local: Teatro. Livre.

Festa – Palavra Ocupação

Montagem especial inspirada nas obras da Cia do Tijolo. Reúne textos, poemas e canções de Patativa do Assaré, Carlos Drummond, Eduardo Galeano e Maria Valéria Rezende. Local: Teatro. Livre.

Dia 12/05, das 14h às 15h.

DANÇA

AULA ABERTA

Carlinhos de Jesus

Ritmos tradicionais da cultura popular brasileira como o samba de gafieira.

Dia 11/05, das 16h às 17h. Local: Sala 04. Livre.

Danças Congolesas

Formado por pessoas em situação de refúgio da República Democrática do Congo, o grupo apresenta repertório formado por diferentes gêneros musicais. Com o grupo Os Escolhidos. Local: Sala 5. Livre.

Dia 12/05, das 15h às 16h.

INTERVENÇÃO

Árvores

Até quando o corpo aguenta? Árvores interrogam as maneiras para o corpo resistir. Local: Praça de Convivência. Livre.

Dia 11/05, das 16h30 às 17h e 19h às 19h30.

Dancehall Jam

Inspirado no espírito positivo Reggae, Ragga Jam, o Dancehall é um estilo jamaicano que engloba os valores de liberdade de expressão na dança, o respeito ao outro e a vontade de unir as pessoas através de uma experiência única. Praça de Convivência. Livre.

Dia 12/05, das 15h às 15h30.

ESPETÁCULO

Mundo Perfumado

Sem regras e sem linearidade, o corpo do bailarino é meio e mensagem. Coreografia e música se completam. Com Grupo de Dança Primeiro Ato. Local: Teatro. Livre.

Dia 11/05, das 17h30 às 18h30.

As canções que você dançou pra mim

Oito artistas são embalados por um pot-pourri com 72 canções de Roberto Carlos. Com Focus Cia. De Dança. Direção e coreografia: Alex Neoral. Local: Teatro. Livre.

Dia 12/05, das 12h30 às 13h30.

ARTES VISUAIS

EXPOSIÇÃO

Xilo: corpo e paisagem

Artistas brasileiros em xilogravuras de produções realizadas entre as décadas de 1990 em diante. Curadoria de Claudio Mubarac.

De 11/5 a 15/9. Terça a sábado, 10h às 21h. Domingos, 10h às 18h. Livre.

VIVÊNCIA

Ateliê aberto de pintura de letra

Criação de cartazes com alfabeto e letras populares. Com Filipe Grimaldi, Thiago Melo e Alexandro Salles. Local: Sala 06. Livre.

Dias 11 e 12/05, das 10h às 18h.

Imprimindo memórias em xilogravura

Impressão xilográfica com alusão aos azulejos portugueses. Imagens impressas pelos participantes são remontadas em lambe-lambe como um quebra-cabeça. Com Coletivo 308. Local: Sala 06. Livre.

Dias 11 e 12/05, das 10h às 18h.

Costura para iniciantes: faça seu estojo

Com Julia Coelho Brandão e Thais Campos.

Dia 11/05, das 10h às 18h. Sala 06. Livre.

VIVÊNCIA

Costura para iniciantes: faça sua máscara de dormir

Um pedaço de tecido, linha, agulha, interesse e atenção são os ingredientes para aprender a costurar uma máscara de dormir, seja à mão ou com máquina.

Dia 12/05, das 10h às 18h. Local: Sala 06. Livre.

TECNOLOGIA E ARTES

INSTALAÇÃO

Superfícies transdutoras

Escultura sonora. Com J.J. Arango e L. Ceolín. Local: Espaço de Tecnologias e Artes – Lab B. Livre.

Dia 11/05, das 10h às 18h e 12/05, das 10h às 17h.

INTERVENÇÃO

Landscape: vídeo mapping interativo

Visitantes controlam desenhos projetados na vitrine do Espaço de Tecnologias e Artes. Com ZoomB Laboratório Audiovisual. Local: Espaço de Tecnologias e Artes – Lab A. Livre.

Dias 11 e 12/05, das 10h às 18h.

VIVÊNCIA

Corpos são paisagem: registros gravados a laser

Self feito na instalação Corpos são paisagem. Com Ateliê Dupla e Monica Rizzolli. Local: Espaço de Tecnologias e Artes – Lab B. Livre.

Dia 11/05, das 10h às 18h e 12/05, das 10h às 17h.

Games e diversidade

Diversidade cultural em jogos como Florescer (PugCorn); Angola Janga (Sue The Real) e Huni Kuin (Indígenas Huni Kuin). Com Game e Arte. Espaço de Tecnologias e Artes – Lab A. Livre.

Dia 11/05, das 10h às 18h e 12/05, das 10h às 17h.

Impressão 3D: esqueletos e fósseis

Modelagem e impressão 3D com diferentes softwares, técnicas e materiais para produção de amostras de megafauna. Com Laure Stelmastchuk. Local: Espaço de Tecnologias e Artes – Lab B. Livre

Dia 11/05, das 10h às 18h e 12/05, das 10h às 17h.

Rotoscopia Manual e Digital

Com Analúcia Godoi. . Local: Espaço de Tecnologias e Artes – Lab A. Livre.

Dia 11/05, das 10h às 18h e 12/05, das 10h às 17h.

CINEMA E VÍDEO

EXIBIÇÃO
Cinema em realidade virtual

Curtas-metragens, documentários e ficções sobre universos fantásticos hiper-realistas.

Dia 11/05, das 10h às 18h30 e 12/05, das 10h às 17h. Sala 03. Livre.

Cineclubinho: Tito e os Pássaros

Premiado em diversos festivais de animação no Brasil e no mundo, o filme conta a história de um menino que é responsável, junto com seu pai, por achar a cura para uma doença que é contraída após a pessoa tomar um susto. Direção: Gustavo Steinberg, André Catoto, Gabriel Bitar. Brasil. 2018. Local: Teatro. Livre.

Dia 12/05, das 16h30 às 17h45.

CRIANÇAS

INSTALAÇÃO

Parque Sensorial de Bambu

Instalações lúdicas feitas de bambu com estações brincantes que buscam aguçar os sentidos dos bebês e das crianças. Local: Espaço de Brincar Externo. Livre.

Dia 11/05, das 10h às 18h30 e 12/05, das 10h às 17h.

OFICINA
Saberes Curumim: Plantio

Plantar, semear, germinar e cuidar. As crianças poderão experimentar um pouco do dia a dia do Curumim e aprender um pouco sobre o plantio e cuidados necessários para a semente mágica. Com Educadores do Programa Curumim.
Dia 11/05, das 10h às 12h30 e 12/05, das 10h às 12h. Local: Sala 02. Livre.

Jardim das Brincadeiras

Ateliê aberto e interativo para criação de obras com materiais naturais e orgânicos, que poderão ser expostos em uma composição coletiva. Com Guilherme Blauth. Local: Espaço de Brincar Externo. Livre.

Dias 11 e 12/05, das 10h às 13h.

Saberes curumim: crie seu monstro

Oficinas, jogos teatrais, construção de brinquedos, experiências e muita criatividade são parte do que as crianças do Curumim realizam em seu cotidiano. Esta oficina trará materiais diversos para que cada um possa criar seu monstro imaginário. Com Educadores do Programa Curumim.
Dia 11/05, das 17h às 18h. Local: Sala 02. Livre.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Somos Rainhas e Reis: nossos turbantes são nossas coroas

Com tecidos coloridos e diferentes amarrações, os turbantes, elementos que ultrapassam questões estéticas e culturais, transformam-se em lindas coroas, como as usadas pelas rainhas e reis dos contos. Conheça as histórias dessas realezas e aprenda a fazer uma coroa de turbante. Local: Sala 02. Livre.
Dia 11/05, das 15h às 16h30.

VIVÊNCIA

Que papel é esse?

Atividades interativas com caixas de papelão, que levam as crianças a um universo imaginário. Com a Cia. Volta e Meia. Local: Espaço de Brincar. Livre.

Dia 11/05, das 10h às 13h.

Brinca, brinca, mais que brinca!

Vivências para instigar as crianças a descobertas e fantasias comuns à Primeira Infância. Com a Cia. Pé de Brincadeira. Local: Espaço de Brincar. Livre.

Dias 11 e 12/05, das 10h às 17h.

Jogos e Brincadeiras do Alto Xingu

Brincadeiras de diferentes povos que habitam a região do Alto Xingu. Com indígenas Matipu, Yawalapiti e Kalapalo. Local: Sala 02. Livre.

Dia 11/05, das 12h30 às 14h e 12/05, das 14h às 15h30.

Jogos e Brincadeiras do Congo, Síria e Venezuela

Interação com crianças em situação de refúgio, atendidas pelo projeto IKMR, que trarão algumas brincadeiras dos seus países de origem. Local: Sala 02. Livre.

Dia 11/05, das 14h às 15h.

Performances fabulosas

Intervenções performáticas com Carolina Velasquez que convida o público a brincar e dançar com máscaras. Local: Espaço de Brincar Externo. Livre.

Dia 11/05, das 14h às 15h.

Jogos e brincadeiras de quintal

Jogos e Brincadeiras que estimulam a cooperação, a convivência e o livre brincar. Com Educadores do Programa Curumim.
Dia 11/05, das 16h30 às 18h e 12/05, das 15h às 17h. Local: Espaço de Brincar Externo. Livre.

Experiências sensoriais
Instalação feita com sementes, folhas, tecidos e outras texturas, cores e cheiros. Com a Cia. Pé de Brincadeira. Local: Espaço de Brincar. Livre.
Dia 11/05, das 16h30 às 18h30 e 12/05, das 10h às 13h.

Saberes Curumim: brincando com o corpo
No dia a dia do Curumim, as crianças brincam, jogam, se divertem, aprendem e experimentam diferentes formas de cuidar do corpo. Nesta vivência de brincadeiras corporais, vamos explorar nossas possibilidades de expressão e relaxamento. Com Educadores do Programa Curumim. Local: Sala 2. Livre.
Dia 12/05, das 15h30 às 17h.

Que cor é minha cor
A partir do livro Que cor é minha cor, de Martha Rodrigues, crianças descobrem que tudo no mundo tem cor – e todo mundo tem seu tom. Com o Coletivo Luderê Afro Lúdico. Local: Sala 2. Livre.
Dia 12/05
, das 12h às 13h30.

Capoeirinhas
Capoeira focada para crianças. Com Umbuzeiro Arte e Cultura. Local: Espaço de Brincar . Livre.
Dia 12/05
, das 15h às 17h.

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA

DEMONSTRAÇÃO

Basquetebol feminino: 25 anos do título mundial

Com a presença da Seleção Brasileira campeã, com as atletas Hortência, Helen, Adriana, Leila Sobral, Paula, Janeth, Roseli, Simone, Ruth, Alessandra e Dalila, jogando com atletas sub-19 da associação Apagebask, de Guarulhos.

Local: Ginásio.

Dia 11/05, das 10h às 13h.

Ginástica multifuncional

Apresentação do Programa de GMF com alunos convidados de diversas unidades do Sesc da capital. Orientação dos educadores do Sesc.

Local: Sala de Ginástica.

Dia 11/05, das 10h às 18h30 e 12/05, das 10h às 17h.

Nado Artístico com Seleção Brasileira e Inspara
Atletas femininas e masculinos da Seleção Brasileira de Nado Artístico e do Instituto Inspiração Paradesportiva, demonstram a modalidade que combina elementos da natação, da dança e ginástica, com vivências e apresentações de coreografias em duetos e em grande grupo. Será possível ver inclusive os movimentos subaquáticos.

Local: Piscina Coberta.

Dia 11/05, das 10h às 13h30.

Polo aquático com equipes femininas: Sesi e Hebraica

Jogo exibição e vivência. As atletas demonstram o esporte, cujo deslocamento é feito nadando com a bola próxima ao corpo, sem tocar os pés no chão, e apenas uma das mãos pode segurar a bola.

Local: Piscina Descoberta.

Dia 11/05, das 10h às 12h45.

Apresentação e vivência de tênis com Teliana Pereira e Nathaly Kurata

As principais habilidades e técnicas utilizadas no tênis, com dicas de duas tenistas Top 10 do Brasil. Com jogo demonstração.

Local: Quadra de Tênis. Livre.

Dia 11/05, das 10h às 13h.

Guarulhos em campo – amistosos de futebol

Equipes guarulhenses disputam os jogos de abertura do campo soçaite. Amador, profissional e veterano. Com apoio da ULAFA (União das Ligas e Associações do Futebol Amador de Guarulhos).

Local: Campo de Grama Sintética.

Dia 11/05, das 10h às 13h.

Yoga com música

Prática de Yoga com Marcus Santurys tocando tigelas tibetanas de meditação e sitar. Participação de alunos convidados de diversas unidades da capital.

Local: Sala 05.

Dia 11/05, das 10h às 11h.

Garuda

Aula com movimentos de pilates, yoga, tai chi chuan e expressão corporal. Participação de alunos convidados de diversas unidades da capital.

Local: Sala 05.

Dia 11/05, das 11h às 13h.

Ginástica acrobática com Airtrack

Circuito de experimentações ginásticas no solo, com colchão inflável, mini trampolim e outros.

Com a participação de alunos convidados de diversas unidades da capital.

Local: Ginásio.

Dia 11/05, das 13h às 14h30.

Clássico com as Estrelas do Futebol

Jogo exibição com as alunas participantes do Projeto Estrelas do Futebol (realizado no Sesc Itaquera). Parceria: Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo.

Local: Campo de Grama Sintética.

Dia 11/05, das 13h às 14h.

Condicionamento físico aquático

Vivência com exercícios intensos, desafiadores e divertidos. Circuito: colchão flutuante e mini cama elástica.

Local: Piscina Descoberta

Dia 11/05, das 13h às 15h30

Condicionamento físico aquático

Vivência com exercícios intensos, desafiadores e divertidos. Circuito: correr, nadar e pedalar.

Participação de alunos convidados de diversas unidades da capital e participação do DJ Pita Uchoa.
Local: Piscina Coberta. Para maiores de 12 anos.

Dia 11/05, das 13h30 às 15h45.

Guarulhos Rugby X Mackenzie Rugby

Times masculinos: Guarulhos Rugby e Mackenzie Rugby Engenharia; e femininos: Guarulhos Rugby e Seleção de Equipes de SP.

Local: Campo de Grama Sintética.

Dia 11/05, das 14h30 às 16h.

Nadando com estilo com Thiago Pereira

Vivência com o medalhista olímpico (Prata nos 400 medley, Londres 2012). Participação de alunos convidados de diversas unidades da capital.

Local: Piscina Coberta.

Dia 11/05, das 16h às 18h.

Atletismo com Jefferson Sabino

Atleta medalha de bronze no salto triplo no Pan de 2011, em Guadalajara.

Local: Campo de Grama Sintética.

Dia 11/05, das 16h às 17h30.

Danças populares brasileiras

Vivência com o Grupo Batakerê. Participação de alunos convidados de diversas unidades da capital.

Local: Sala 05. Para maiores de 12 anos.

Dia 11/05, das 17h às 18h30.

Jogando com os campeões

Jogo Exibição de equipes de funcionários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Guarulhos. Com participação dos ex-atletas Zé Elias e Diego Sacoman (Corinthians), Mazola (Figueirense) e Rubinho (Juventus-ITA).

Local: Campo de Grama Sintética.

Dia 12/05, das 10h às 13h30.

Hóquei sobre grama com Rodrigo Faustino

Jogo exibição com atletas do Grêmio Interlagos de Hóquei e participação do atleta Rodrigo Faustino (goleiro titular da seleção olímpica brasileira e vencedor do Prêmio Brasil Olímpico 2018).

Local: Campo de Grama Sintética.

Dia 12/05, das 13h30 às 15h.

Jogos amistosos pela diversidade sexual e de gênero

Jogos de equipes da LiGay Nacional de Futebol Society do Brasil: Unicorns, Bárbaros, Diversus e Futeboys. Participação das atletas Mariana Hoher e Missiara.

Local: Campo de Grama Sintética.

Dia 12/05, das 15h às 17h.

AULA ABERTA

Acroyoga

Prática de yoga e acrobacia realizada em duplas. Com alunos convidados de diferentes unidades do Sesc na capital.

Local: Sala 05. Para maiores de 12 anos.

Dia 12/05, das 10h às 11h30.

Práticas aquáticas

Atividade em que o público poderá conhecer e vivenciar o curso de Práticas Aquáticas oferecido pelo Sesc, onde o aluno é provocado a desenvolver suas habilidades aquáticas e a explorar o universo de possibilidades de atividades físicas que o ambiente proporciona, como a natação, o mergulho, o caiaque e o surfe. Para maiores de 12 anos.

Local: Piscina Descoberta.

Dia 12/05, das 13h às 14h; das 14h às 15h.

Pilates de solo

Com a utilização do peso do próprio corpo, ou por meio de acessórios, a atividade busca desenvolver movimentos equilibrados, eficientes e conscientes, que contribuem na realização das atividades diárias e de outras práticas esportiva. Local: Sala 05. Para maiores de 12 anos.

Dia 12/05, das 13h às 14h e 17h às 18h.

Condicionamento físico aquático

Vivência com exercícios intensos, desafiadores e divertidos. Circuito: correr, nadar e pedalar.

Local: Piscina Descoberta. Para maiores de 12 anos.

Dia 12/05, das 10h às 12h45.

Condicionamento físico aquático

Vivência com exercícios intensos, desafiadores e divertidos. Mini cama elástica e colchão flutuante.

Local: Piscina Coberta. Para maiores de 12 anos.

Dia 12/05, das 12h15 às 15h.

Condicionamento físico aquático

Vivência com exercícios intensos, desafiadores e divertidos. Circuito: correr, nadar e pedalar.

Local: Piscina Coberta. Para maiores de 12 anos.

Dia 12/05, das 15h15 às 17h.

*Para participar das atividades na piscina é necessário ter credencial plena e exame médico válido.

ESPETÁCULO

Festival de Ginástica para Todos

Apresentações da modalidade baseada em diferentes tipos de ginástica, danças, expressões folclóricas e esportivas e que representam criações coletivas. Com a participação de instituições e do grupo Drastic Gymnastics, do Zimbábue.

Local: Ginásio. Livre.

Dia 11/05, das 15h às 18h.

Ginástica de grande área

Apresentação de construção coreográfica com movimentos que impactam pelo efeito visual. Participação de 240 alunos de diversas unidades do Sesc, com transmissão simultânea para o ginásio.

Local: Campo de Grama Sintética.

Dia 11/05, das 18h às 18h30.

TORNEIOS E CAMPEONATOS

Torneio de tênis feminino “Maria Esther Bueno”

Com a participação de alunas das turmas de tênis do Sesc Belenzinho e do Sesc Itaquera.

Local: Quadra de Tênis.

Dia 11/05, das 13h às 18h e 12/05, das 13h às 17h.

Festival de práticas aquáticas

Com alunos de diversas unidades do Sesc na capital.

Local: Piscina Descoberta. Para maiores de 12 anos.

Dia 11/05, das 16h às 18h.

Festival e vivência de badminton

Com clube da cidade de Guarulhos e festival com alunos do Programa Sesc de Esportes.

Local: Ginásio.

Dia 12/05, das 10h às 14h.

VIVÊNCIA

Tênis com André Sá

O treinador e ex-atleta apresenta as principais habilidades envolvidas na modalidade.

Local: Quadra de Tênis. Livre

Dia 12/05, das 10h às 12h30.

Rope skipping e parkour

Experimentação de técnicas das modalidades urbanas, que têm o movimento de saltar como uma das principais habilidades envolvidas.

Local: Quadra Poliesportiva. Livre.

Dia 12/05, das 10h às 12h.

Nadando com Fabíola Molina e André Brasil

Vivência com André Brasil, vencedor de 7 medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos e Fabíola Molina atleta que representou o Brasil em 3 Jogos Olímpicos.

Local: Piscina Coberta. Para maiores de 12 anos.

Dia 12/05, das 10h às 12h.

Jogos de quadra e campo

Aula para alunos convidados do Programa Sesc de Esportes de diversas unidades da capital, das faixas etárias 6 a 10 anos, e 10 a 13 anos: futsal, basquete, vôlei (modalidades praticadas em quadra); atletismo, beisebol e rugby (praticadas em campo).

Local: Quadra Poliesportiva. Livre.

Dia 11/05, das 10h às 13h.

Multimodalidades

Diversas modalidades de esportes: futsal, basquete, vôlei e de campo, como atletismo, beisebol e rugby. Local: Quadra Poliesportiva. Livre.

Dia 12/05, das 12h às 14h.

Mergulho livre

Prática com o uso de máscara e nadadeiras. Os participantes receberão dicas e orientações para uma prática segura e prazerosa.

Local: Piscina Descoberta. Para maiores de 12 anos.

Dia 12/05, das 13h às 15h.

Recreação esportiva multimodalidades

Vivências de diversas modalidades esportivas de quadra, como futsal, basquete e vôlei, e de campo, como atletismo, beisebol e rugby.

Local: Quadra Poliesportiva. Livre.

Dia 11/05, das 13h às 15h.

Basquete 3×3 e mini-basquete

Vivência com atletas profissionais masculino e feminino.

Local: Quadra Poliesportiva. Livre.

Dia 12/05, das 14h às 17h.

Skate com Vitória Mendonça e Felipe Nunes

Vivência de habilidades específicas da modalidade com os atletas.

Local: Quadra Poliesportiva. Livre.

Dia 11/05, das 15h às 18h.

Polo aquático

Com a participação dos atletas Gustavo Coutinho (SESI), Yasmin Amaralina (SESI), Rafael Vergara (Pinheiros), Rudá Franco (Grécia), Gabriel Bellio (SESI) e Gabriela Caetano (SESI).

Local: Piscina Descoberta. Para maiores de 12 anos.

Dia 12/05, das 15h15 às 17h.

*Para participar das atividades na piscina é necessário ter credencial plena e exame médico válido.

LITERATURA

INTERVENÇÃO

Mediação de Leitura

Com a Cia. Passarinho Contou. Local: Biblioteca. Livre.

Dia 11/05, das 10h às 18h e 12/05, das 10h às 17h.

Troco um causo por um conto

O repentista Daniel Viana ouve histórias do público e as transforma em poesia ou micro-conto. O resultado é datilografado em guardanapo colorido e presenteado aos participantes. Local: Biblioteca. Livre.

Dia 11/05, das 11h30 às 14h30 e 12/05, das 10h às 13h.

Polvos poéticos

Inspirados na velha brincadeira do telefone sem fio, os atores declamam poesias através de conduítes.

Dias 11/05 12/05. Diversos horários. Diversos espaços da unidade. Livre.

O Menor Sarau do Mundo

Sob um guarda-chuva estilizado, o poeta Giovani Baffô declama poesias. Diversos espaços da unidade. Livre.

Dias 11/05 12/05, das 12h às 15h.

Leituras literárias com Dinho Lima Flor

O ator lê e interpreta textos de renomados escritores brasileiros. Local: Biblioteca. Livre.

Dia 11/05, das 16h às 16h30.

Solo pernambucano

O escritor pernambucano Marcelino Freire interpreta poesias de autores como Manuel Bandeira, Augusto dos Anjos e Noémia de Sousa, além de textos próprios. Local: Biblioteca. Livre

Dia 11/05, das 17h às 17h30.

O Menor Slam do Mundo

Batalha de poesias de até 10 segundos com slammers convidados. Mestre de cerimônias: Daniel Minchoni. Local: Sala 04. Livre.

Dia 11/05, das 17h30 às 18h30.

ResistênciaS

Intervenção artística com Cyda Baú, a partir de textos de escritoras feministas. Local: Biblioteca. Livre.

Dia 12/05, das 15h às 15h30.

ESPETÁCULO

Solidão no Fundo da Agulha

O escritor Ignácio de Loyola Brandão conta histórias de sua vida, pontuadas por canções interpretadas pela cantora Rita Gullo, sua filha. Local: Teatro. Livre.

Dia 11/05, das 14h às 15h.

CIRCO

ESPETÁCULO

Aero Groove

Performance aérea une a arte circense, percussão aérea e efeitos de voos. Com a Cia. K. Local: Fachada da Unidade. Livre.

Dia 11/05, das 11h às 11h30 e 12/05, das 10h às 11h.

Performance Aérea

Apresentação poética e musical. Com a Cia. K e João Poleto Quinteto. Local: Praça de Convivência. Livre.

Dia 11/05, das 12h às 12h30 e 15h às 15h30 e 12/05, das 12h às 12h30.

VIVÊNCIA

Acrobacias Circenses

Técnicas circenses acrobáticas como equilibrismo de solo e suspenso. Com Irmãos Sabatinos. Sala 05. Livre.

Dia 11/05, das 13h às 14h30 e 12/05, das 11h30 às 13h. Local:

ALIMENTAÇÃO

INTERVENÇÃO

Emboladores

Inspirados na música nordestina, os repentistas emboladores fazem rimas improvisadas sobre a temática da alimentação. Com Peneira e Sonhador. Local: Comedoria. Livre.

Dia 11/05, das 10h às 18h30 e 12/05, das 10h às 17h.

De olho na comida

Atores apresentam texturas, cheiros e sabores de alimentos in natura. Ao mesmo tempo, analisa as letras miúdas dos rótulos. Com a Cia. do Núcleo. Local: Comedoria. Livre.

Dia 11/05, das 10h às 18h30 e 12/05, das 10h às 17h.

VIVÊNCIA

Tá na Mesa!

Desenvolvido pelo Sesc SP, o jogo de tabuleiro promove de forma lúdica, reflexões sobre alimentação saudável e consciente. Local: Biblioteca. Para maiores de 6 anos.

Dia 11/05, das 10h às 18h e 12/05, das 10h às 17h.

MEIO AMBIENTE

VIVÊNCIA

Territórios em transformação

Maquete topográfica com projeção mapeada sobre ocupação territorial, hidrografia, biodiversidade e ilhas de calor do território e uma plataforma digital com mapa ativo interativo. Local: Centro de Educação Ambiental. Livre.

Dias 11/05, das 10h às 18h,e 12/05, das 10 às 17h.

Fases da compostagem

Por meio de caixas, informações sobre compostagem são apresentadas para estimular a visualização das diferentes fases do processo. Com Deise Soares Martins. Local: Centro de Educação Ambiental Externo. Livre.

Dias 11 e 12/05, das 10h às 14h.

Horta e ervanário

Estímulo ao plantio residencial ou comunitário e abordagem sobre os benefícios da produção orgânica. Com educadores da Morada da Floresta. Centro de Educação Ambiental Externo. Livre.

Dias 11 e 12/05, das 10h às 17h.

Quanto tempo o tempo tem?

Intervenção itinerante para reflexão sobre o tempo dedicado à atitudes sustentáveis. Com a Cia. do Núcleo. Local: Diversos espaços da Unidade. Livre.

Dias 11 e 12/05, Diversos horários.

Caixas de experimentações

Expedições nos jardins com temas como insetos, plantas, água; aves e árvores. Com agentes de Educação Ambiental. Local: Centro de Educação Ambiental Externo. Livre.

Dias 11 e 12/05, das 10h às 18h.

Mesa de sementes

Exposição de elementos das árvores (madeira, fruto, semente) e histórias sobre as espécies do Brasil e do mundo. Com Juliana Gatti do Instituto Árvores Vivas. Local: Área Externa. Livre.

Dias 11 e 12/05, das 10h às 13h.

Veredas urbanas

Passeio nos jardins da unidade para conhecer árvores no ecossistema urbano. Com Juliana Gatti, do Instituto Árvores Viva. Local: Área Externa. Livre.

Dias 11 e 12/05, das 10h às 14h.

SAÚDE

INSTALAÇÃO

Por dentro da boca

Viagem por dentro da boca com óculos de realidade virtual e orientações sobre como manter uma rotina adequada de higiene bucal. Local: Sala 01. Livre.

Dias 11 e 12/05, das 10h às 17h.

INTERVENÇÃO

Histórias da gaveta

A possibilidade de parar um instante, abrir gavetas do tempo que levam ao passado ou a uma projeção do que podemos fazer no dia a dia em busca do bem-estar. Com a Cia. Teatro Incomum. Local: Jardim Interno. Livre.

Dias 11 e 12/05, das 10h às 17h.

Fazedores de riso

Terapia do riso com a Cia. Megamini. Local: Jardim Interno. Livre.

Dias 11 e 12/05, das 10h às 17h.

Pausa para respirar

Um convite para repensar os hábitos e o bem-estar. Com O Povo em Pé. Local: Espaço de Brincar Externo. Para maiores de 14 anos.

Dias 11 e 12/05, das 10h às 11h, das 12h às 13h e das 15h às 16h.

VIVÊNCIA

Meditação com flauta japonesa

Imersão na cultura oriental por meio do shakuhachi, a tradicional flauta japonesa. Com Márcio Valério. Local: Sala 5. Para maiores de 14 anos.

Dias 11 e 12/05, das Das 16h às 17h.

AÇÕES PARA A CIDADANIA

DEMONSTRAÇÃO
Ocupação Tear

Produção ao vivo das técnicas de confecção de papel artesanal, vitral, marcenaria, mosaico, encadernação, tear e serigrafia.

Dia 11/05, das 10h às 18h30. Local: Centro de Educação Ambiental. Livre.

INTERVENÇÃO

Somos do mesmo barro

Produção de esculturas em argila retrata a diversidade do ser humano. Com Luciano Almeida. Local: Praça de Convivência. Livre.

Dia 11/05, das 10h às 18h30 e 12/05, das 10h às 17h.

Ritual de boas-vindas com indígenas Kaimbé e Wassu Cocal, de Guarulhos

Conduzido por pajés das etnias Wassu Cocal e Kaimbé.

Dia 11/05, das 10h às 10h30. Local: Calçada da unidade. Livre.

Ritos dos povos Alto Xinguanos

As etnias Matipu, Yawalapiti e Kalapalo compartilham rituais de comunidades do Parque Indígena do Xingu. Local: Praça de Convivência. Livre.

Dias 11/05 e 12/05, das 10h30 às 11h30.

Escola de Libras

Com um carrinho itinerante, educadores interagem a partir da Língua Brasileira de Sinais. Um contato com a cultura surda. Local: Praça de Convivência. Livre.

Dias 11/05 e 12/05, das 11h às 13h.

Transeuntes

A partir de corpos que transitam pelo espaço com roupas e gestos, a performance revela certas convenções sociais, desejos e a busca por caminhos diversos. Com o Coletivo Ana Maria Amarela.

Dias 11/05 e 12/05, Diversos horários. Diversos espaços da unidade. Livre.

Bagagem

O artista congolês Shambuyi Wetu questiona a bagagem que as pessoas em situação de refúgio trazem para o Brasil. Diversos espaços da unidade. Livre.

Dia 11/05, das 13h às 13h40 e das 15h às 15h40.

Que bicho que era

Inspirado em poemas de Manuel Bandeira Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade, além de notícias de jornal, a intervenção coloca em questão os direitos humanos. Com o ator Celso Frateschi e o Núcleo Ágora de Pesquisa. Local: Teatro. Livre.

Dia 11/05, das 16h30 às 17h.

BATE-PAPO

Orquestra Mundana Refugi

Integrantes do grupo conversam sobre as questões ligadas à música e ao refúgio no mundo. Sala 04. Livre.

Dia 11/05, das 12h30 às 13h30.

As Despejadas convidam Nina Oliveira

Formada por Lídia Martiniano, Nataly Ferreira, Vitória Silva, Bruna Duarte, Bruna Black e Ariadne Pereira, a banda nasceu na periferia de Guarulhos. Local: Sala 04. Livre.

Dia 12/05, das 14h às 15h30.

INTERVENÇÃO

Onilé

A trajetória de jovens negros na sociedade, narrada pelo ator e diretor Preto Amparo. Local: Praça de Convivência. Livre.

Dia 12/05, das 13h às 13h30.

OFICINA

Mapa afetivo de Guarulhos

Mapa interativo da cidade traz referências simbólicas e elementos afetivos sobre Guarulhos. Com Dulcineia Catadora (São Paulo) e Tear (Guarulhos). Local: Centro de Educação Ambiental. Livre.

Dia 12/05, das 10h às 17h.

ESPETÁCULO

Coral infantil Coração Jolie

Projeto de canto com crianças de 4 a 12 anos de várias nacionalidades (em situação de refúgio na Grande São Paulo) apresenta releituras de clássicos da música popular contemporânea. Com crianças do Projeto IKMR – I Know My Rights. Local: Sala 4. Livre.

Dia 12/05, das 12h30 às 13h30.

IDOSOS

ESPETÁCULO

Birá e Bedé

Irmãs gêmeas idênticas e idosas estão sempre à espera de algo ou alguém, que nunca chega. Em idade avançada, flanam pela cidade inventando atividades para preencher o dia. Apesar de seus semblantes pouco convidativos e de suas enormes estaturas, elas se esforçam para se integrarem à multidão. Com Pigmalião – Escultura que mexe.

Dia 11/05, Diversos horários. Diversos espaços da unidade. Livre.

Sarau Arte e Longevidade

Poesias inspiradas nas questões do envelhecer. Com participantes do Programa Trabalho Social com Idosos do Sesc Jundiaí. Local: Sala 04. Livre.

Dia 11/05, das 14h30 às 15h30.

INTERVENÇÃO

Performanciã: reflexos

Reflexão sobre as questões de envelhecimento ao se olhar no espelho. Com Perfomanciã, coordenado pelo performer Marcelo Asth.

Dia 12/05, das 13h às 15h. Local: Diversos espaços da unidade. Livre.

INTERVENÇÃO

Naifs

Artistas tramam o cotidiano de uma senhora e de um músico inventor que toca com sua vassoura, construindo um ambiente poético e lúdico. Através da mistura de música, bonecos e dança, entram em cena alegrias e dores, anseios e vazios contidos na memória e nas histórias experimentadas pelos personagens, em um convite à valorização do nosso dia a dia. Com Daiane Baumgartner e João Sobral. Local: Praça de Convivência. Livre.

Dia 12/05, das 12h30 às 13h e 16h às 16h30.

JOVENS

VIVÊNCIA
Experimentações Juventudes

Atividades em diferentes linguagens que convidam adolescentes e jovens a trocar experiências e se divertir. Com educadores do Programa Juventudes. Local: Espaço Juventudes.

Dia 11/05, das 10h às 13h e 12/05, das 16h às 17h.

Requebra sim: passinho e voguin

Vivência de break, funk, hip-hop e a ginga do samba, do frevo e da capoeira. Com Félix Pimenta e Cebolinha do Passinho. Local: Sala 5.

Dia 11/05, das 14h30 às 16h.

Sarau Plantar

Jovens poetisas e poetas apresentam ao público seus trabalhos e criações. Com Monique Martins “Amora”, organizadora do Slam do PREGO – Poesia de Resistência de Guarulhos, e  Everson Anderson, organizador do Slam Moinho Resiste. Local: Espaço Juventudes.

Dia 11/05, das 15h às 16h.

Board Games

Vivência de diferentes jogos de tabuleiro. Com mediação da RPG & Cultura. Local: Espaço Juventudes.

Dia 11/05, das 16h30 às 18h30.

Baile Silencioso

A DJ Simoníssima comandará o baile. Com um detalhe: as músicas só poderão ser ouvidas com o uso de fones individuais. Prepare-se para dançar. Local: Espaço Juventudes. Livre.

Dia 12/05, das 14h às 15h30.

K-pop

Criado na Coréia do Sul, o K-Pop é um estilo de dança que mistura pop, rock, hip-hop, eletrônica e outros gêneros. Com Thiago Tang. Local: Sala 5. Livre.

Dia 12/05, das 14h às 15h.

OFICINA

Stickers com Stêncil

Uso de tinta spray e a técnica do estêncil. Com o educador e artista visual, Rodrigo Motta. Local: Espaço Juventudes.

Dia 12/05, das 10h às 13h.

BATE-PAPO

Vozes com As Bahias e a Cozinha Mineira

Atividade que busca discutir sobre como a produção cultural de jovens artistas tem sido um caminho para reafirmar identidades e valorizar as diferenças. Com As Bahias e a Cozinha Mineira. Local: Sala 04. Livre.

Dia 12/05, das 15h30 às 16h30.

TURISMO

INTERVENÇÃO

Corpo memória: cartão-postal da saudade

Com Coletivo Estopô Balaio.

Dia 11/05 e 12/05. Diversos horários. Diversos espaços da unidade. Livre.

FICHA TÉCNICA

Sesc Guarulhos

Inauguração dia 11 de maio

Endereço: Rua Guilherme Lino dos Santos, nº 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP

Área do terreno: 22.018 m²

Área construída: 34.216 m²

Arquitetura: Dal Pian Arquitetos Associados s/s Ltda

Capacidade de atendimento: 4.000 pessoas por dia

Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9 às 21h30. Sábados, das 9h às 20h  e domingos e feriados, das 9h às 18h.

Nas redes sociais do Sesc Guarulhos, você acompanha os preparativos para a inauguração da nova unidade do Sesc SP. Fique de olho: facebook.com/sescguarulhostwitter.com/sescguarulhosinstagram.com/sescguarulhos.

Site: www.sescsp.org.br/guarulhos