Por Val Oliveira

Quando se pensa em mudar o visual, pintar o cabelo é, geralmente, uma das primeiras alternativas consideradas. Porém, além de correr o risco de ficar quebradiço e com aparência de palha seca, outro “efeito colateral” que os cabelos tingidos, em especial os loiros, podem sofrer é o surgimento do tom alaranjado. Com o passar do tempo e após muitas lavagens, numa tentativa do cabelo em retornar ao tom natural, principalmente se a cor original dos fios for preta ou castanho, a coloração “água de salsicha” se sobrepõe ao loiro.

Para minimizar o problema e adiar a visita ao cabeleireiro para retoques e livrar-se do aspecto ressecado e tonalidade envelhecida, a saída é fazer uso de xampus antioxidantes, desamareladores ou matizadores. Segundo a cabeleireira Nivea Passareli, cabelos tingidos em diferentes tons de loiro e até os brancos naturais podem sofrer essa descoloração gradual. “Para impedir que a cor fique laranja, é importante, além da hidratação uma vez por semana, tonalizar ou matizar. Isso faz parte do processo de manutenção do cabelo loiro, que requer muito cuidado para que tenha aparência natural e saudável”, diz.
A profissional também explica a diferença entre xampu antioxidante, desamarelador e matizador. “O matizador é mais usado no salão para fazer a correção da cor. É um pigmento da cor violeta que puxa o tom do loiro para o cinza, funcionando como neutralizador. Já o xampu desamarelador ou antioxidante é para manutenção do cabelo em casa. A diferença está entre as marcas, nas quais os produtos podem ser suaves ou mais concentrados em uma do que em outra”, explica.

Frequência das aplicações

Para saber qual produto melhor se adapta ao seu tipo de cabelo, é importante testar as diferentes marcas e observar qual apresenta resultado mais satisfatório, justamente por causa da concentração de pigmentos, que pode variar de acordo com a marca. “Dependendo do produto, a indicação é usar o desamarelador a cada duas ou três lavagens, ou a cada 10 dias”, declara.

Complemento

Os xampus antioxidantes colaboram para que você fique satisfeita com seu loiro por mais tempo. Contudo, para deixar os cabelos tingidos mais sedosos, brilhantes e com a cor em dia, há também os condicionadores e máscaras hidratantes, também antioxidantes e desamareladores. “Cada item tem a sua função específica. O xampu é para limpeza, o condicionador é para dar emoliência. Já a máscara e o creme para pentear ajudam a desembaraçar e hidratar. Usando todos os itens, certamente o resultado será bem melhor e satisfatório”, conclui Nivea.