sábado, 28 maio 2022
- PUBLICIDADE -
InícioCANAISPOLÍTICAGoverno federal autoriza Uninove a implantar faculdade de medicina em Guarulhos

Governo federal autoriza Uninove a implantar faculdade de medicina em Guarulhos

 

Os ministérios da Saúde e da Educação informaram nesta sexta-feira, 10, que o governo federal autorizou a criação de 2.290 vagas em cursos de medicina de 36 municípios brasileiros.

O ministro Renato Janine Ribeiro, da Educação, disse que inicialmente foram selecionadas 115 instituições, avaliadas em vários aspectos, entre 216 inscritas: saúde financeira da instituição, plano de negócios e capacidade econômico-financeira para ofertar curso de medicina. Metodologia criada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi aplicada na escolha. Segundo Janine, também foram considerados indicadores de qualidade das instituições vinculadas e indicadores dos cursos da área de saúde, existência de residência médica, pós-graduação stricto sensu e processos de supervisão.

Nesta etapa, 64 propostas foram classificadas. Segue agora um período no qual as instituições que não foram selecionadas poderão recorrer.

A cidade de Guarulhos foi contemplada com a criação de 100 vagas e foi escolhida a Associação Educacional Nove de Julho, conhecida como “Uninove”.

A Universidade Guarulhos (UnG) também concorreu para implantar curso de medicina. A instituição, que já tem cursos de odontologia, psicologia e medicina veterinária, foi adquirida há poucos meses pelo grupo Ser Educacional, do Nordeste.

Devido a ter sido um dia-ponte entre o feriado e o fim de semana, não foi possível ouvir o que a direção da UnG tem a dizer a respeito da escolha da Uninove. Como a instituição escolhida ainda não tem instalações físicas em Guarulhos, a expectativa é de que a UnG recorra dessa decisão.

Para as famílias que não têm condições de pagar um curso particular, no entanto, as esperanças são de que a Unifesp, federal, possa vir a implantrar um curso de medicina em Guarulhos. Em entrevista à RG (Revista Guarulhos), a reitora da universidade, Soraia Smeili, em 2013, disse que uma decisão como essa depende de uma série de fatores e que, na ocasião, não havia essa perspectiva para a cidade.

- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,574SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Guarulhos lança o Comitê de Políticas para Migrantes, Refugiados e Apátridas

A Prefeitura lança na próxima quarta-feira (1º), às 8h, o Comitê Municipal de Políticas para Migrantes, Refugiados e Apátridas de Guarulhos no Salão de...

Cantora Céu apresenta seu novo disco ‘Um Gosto de Sol’ no Sesc Guarulhos

A cantora Céu se apresenta no Sesc Guarulhos, nos dias 4 e 5 de junho, com o show da turnê do seu novo álbum...

Receita abre consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal disponibiliza, a partir das 10h desta terça-feira (24), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)...

Caixa paga hoje o Auxílio Brasil para beneficiários com NIS final 7

A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (26) a parcela de maio do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de...

Dia Mundial da Energia: Saiba mais sobre verdades e mitos relacionados ao consumo de...

No próximo domingo, 29 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Energia, data criada com o objetivo de ampliar a conscientização da população sobre...