Estudantes e apreciadores de música podem se inscrever, de graça, em projetos

Quem toca um instrumento de cordas e quem quer aprender sobre o universo das orquestras, sem cometer gafes em concertos, tem oportunidade com dois projetos gratuitos voltados à comunidade. Trata-se do Orquestrando e Camerata CMG, que estão com inscrições abertas no Teatro Nelson Rodrigues até dia 31 de julho.

Voltado a estudantes de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, o Projeto Camerata CMG vai selecionar 15 instrumentistas. O pré-requisito é possuir um destes instrumentos de corda e comprovar, no mínimo, dois anos estudos no instrumento escolhido. O processo de avaliação consiste em entrevista e prova prática. Com início em 12 de agosto, o Camerata CMG terá ensaios sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h.

Já o Orquestrando tem como objetivo formar um público mais rico culturalmente, que entenda e participe do universo das orquestras, desde como estes grupos são formados às técnicas instrumentais utilizadas por eles. Podem se inscrever crianças, adolescentes e adultos.

“No Orquestrando, vamos conversar sobre as peças, a história e o contexto de sua composição, porque quando você sabe a história de uma música, você tem condição de ouvir a mensagem de uma maneira mais completa”, explica o maestro e professor responsável pelos dois projetos, Celso Franchini.