Datena cogita ser candidato a prefeito de São Paulo

ald5 São Paulo 03/02/11 - ALIAS - DATENA - Especial com José Luiz Datena. FOTO ANDRE LESSA/AE.

O colunista Flávio Ricco, do portal UOL, divulgou nesta terça-feira que o apresentador do programa Brasil Urgente, José Luiz Datena, pode aceitar convite de algum partido político e concorrer à Prefeitura paulistana em 2016.

Segundo o UOL, três partidos teriam interesse em lançá-lo. O PSDB é um deles. Datene esteve conversando com o governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes e depois saiu para jantar com o vice-governador, Márcio França, presidente do PSB, que também deseja apostar no apresentador. O terceiro partido seria o PP, de cuja presidência o deputado Paulo Maluf está afastado.

A explicação para a inesperada notícia é simples. O PT tem o prefeito Fernando Haddad como candidato natural à própria sucessão. O PSB convidou a senadora Marta Suplicy (sem partido) a ser candidata, mas ela não confirmou ainda sua filiação. O PRB tem o candidato mais posicionado nas pesquisas, o também apresentador de TV, Celso Russomano, deputado federal mais votado do País.

O PSDB e o PP não têm nomes fortes para concorrer à Prefeitura e, se Marta não se decidir, o PSB também não tem. Considerando que a principal força de Russomano é sua exposição na TV, agregar um nome com apelo popular como o de Datena pode ser uma estratégia com possibilidade de mudar o quadro eleitoral na Capital.