Trench Coat: preparada para os dias frios

 

Por Cris Marques
Fotos Banco de Imagens

Matéria sobre Trench Coat | Portal Click GuarulhosO Inverno está quase acabando, mas só agora ele começa finalmente a assumir seu posto. Com as temperaturas caindo, a garoa e o vento frio lá fora, já está na hora de lançar mão de uma das peças mais icônicas, versáteis e queridinhas da temporada: o trench coat. O modelo de casaco impermeável surgiu em 1879, nas mãos de Thomas Burberry, criador da conceituada marca britânica. E, em 1914, durante a I Guerra Mundial, a peça foi introduzida no uniforme do exército a pedido do governo inglês. Para isso, Burberry adaptou o estilo inicial, que mais se assemelhava com uma pesada capa de chuva, incluindo pequenos detalhes para o uso militar, como abas no peito para apoiar as armas, martingales – pedaços de tecido costurados na roupa em formato de fita com fivela ou botão – nos ombros para carregar o quepe e ajustes nos punhos para vedar o vento frio. E assim nasceu o trench coat.

Curinga dos dias frios

Segundo a consultora de imagem Carolina Nazatto, a peça, que tradicionalmente era feita em material impermeável, na cor bege e com comprimento 7/8 (abaixo do joelho), é mais do que democrática. Para as passarelas e araras, ela pode ser confeccionada nos mais variados materiais, cores e tamanhos, ganhando releituras a cada coleção. “O trench coat é superversátil e elegante. Pode ser usado aberto ou fechado, combinado em looks mais casuais, com jeans e camiseta, ou mais formais, com uma saia lápis e camisa para o trabalho. É mesmo um curinga.”

O valor de um clássico

A profissional acredita que, por seu caráter clássico, é sempre válido investir em um trench coat, mesmo que isso signifique desembolsar um valor mais alto. Afinal, ele nunca sai de moda, pode ser usado anos a fio e se adapta a inúmeros tipos de look. “Ele veste bem mulheres de todas as idades. Por ter um corte mais reto, podendo ser acinturado com a utilização de cintos, é perfeito para todos os tipos de corpos. Sem contar que também existem os modelos masculinos. Além disso, ele também combina com climas mais amenos. A dica é usar a peça sobre um vestido mais fluido, criando uma mistura de texturas interessante.”

Matéria sobre Trench Coat | Portal Click GuarulhosCompondo o visual

Na hora de escolher um trench coat para chamar de seu, é legal pensar nas combinações que ele vai permitir com o que você já tem no guarda-roupa ou pretende adquirir para essa nova temporada. “Ele combina com tudo. Gosto muito de usar com jeans e tricot”, afirma Carolina. Além disso, como qualquer outra roupa, o ideal é sempre respeitar seu estilo pessoal, procurar criar uma silhueta harmoniosa no look e, acima de tudo, sentir-se bem.

Para tirar o trench coat do closet

  • Básica: aposte no uso da peça com blusa branca, jeans e sapatilha.
  • Elegante: combine um casaco mais pesado com camisa, saia lápis e um scarpin de salto e bico fino.
  • Sexy e casual: a peça sobre um tricot ganha um ar mais atraente quando usada com short de couro e uma bota de cano alto.
  • Descoladinha: a combinação de trench coat com uma camisa jeans e saia godê fica mais despojada e moderninha com o uso de tênis.