Semana do Livro Nacional reuniu atrações no Adamastor

O Centro de Educação Adamastor teve no sábado evento que fez parte da III Semana do Livro Nacional, iniciativa desenvolvida em todo o País para enaltecer os autores brasileiros e ampliar o alcance das obras nacionais.

A abertura foi feita pela escritora Janethe Fontes, membro da Academia Guarulhense de Letras e coordenadora do evento em Guarulhos.

Tony Riber, da Escola Viva de Artes Cênicas, apresentou a dança I-moralidades.

A escritora Yonar Menezes proferiu palestra sobre a importância da comunicação. O jornalista Valdir Carleto, das revistas RG e Weekend e do portal Click Guarulhos, e membro da AGL, falou sobre “Mercado, marketing editorial e redes sociais”. Camila Soares e Safiri Sun fizeram intervençõe artísticas.

À tarde, o editor Eduardo Lacerda, da Editora Patuá, comentou sobre o mercado editorial, o que mudou com as novas tecnologias e como cativar leitores.

editor

Valdir Carleto fez uma apresentação resumida do monólogo “Versos Roubados”.

Na sequência, a atriz e escritora Vida Alves participou de animado bate-papo com o público, coordenado pelo escritor Nelson Natalino, também membro da AGL. Ela contou detalhes de sua vida, do início da carreira artística na antiga TV Tupi, das dificuldades que o artista passa quando chega a idade, contou de sua paixão por escrever. Sobre o fato de ter protagonizado o primeiro beijo em uma novela no Brasil, com o ator Walter Forster, explicou ter sido um beijo técnico. Natalino informou que, no início dos anos 1960, Vida também encenou o primeiro beijo de duas personagens mulheres. Foi com a atriz Geórgia Gomide e, portanto, mais de 50 anos antes do polêmico beijo entre Fernanda Montenegro e Nathalia Thimberg na novela Babilônia.

vida alves

Após o bate-papo, Vida Alves autografou o livro “Todas as Marias”, e Nelson Natalino o livro da série Aplauso, que escreveu sobre a carreira de Vida Alves. Na sequência, show de Hip Hop, com Vinão.
Das 16 às 18h, houve bate-papo com escritores sobre o tema “Publicação e Marketing pessoal. Velhas e novas tecnologias de publicação (redes sociais, blogues e outros)”. Os autores: Andréia Gonçalves, César Magalhães Borges, Diogo Cardoso, Elmi Omar, Fabiana Cardoso, Janaina Blanc, Janethe Fontes, José Roberto Jerônimo, Luciane Vieira, Rubens Jardim e Yonar Menezes comentaram sobre o processo de criação que desenvolvem e como utilizam as redes sociais para difundi-lo. Ao final, responderam perguntas do público. A mediação foi de Fabiano Fernandes Garcez.
Para encerrar, Edson Frank executou com solo de guitarra músicas de sua autoria, além de “O Bêbado e a Equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc, no show “Voo Livre”.

edson frank

A Semana do Livro Nacional teve apoio da Academia Guarulhense de Letras, Espaço Novo Mundo e Secretaria de Cultura.