Reportagem da revista Exame (Editora Abril) desta quinzena mostra as 50 cidades que melhor utilizam as tecnologia em todo o Brasil. As cinco primeiras cidades são capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. A primeira não-capital é a paulista São Caetano do Sul.
Guarulhos aparece na 44a. posição. Das 50 cidades, 22 ficam no estado de São Paulo; Guarulhos está em 18o. lugar entre essas 22.
Por região: a Sudeste tem 34 entre as 50 cidades mais inteligentes; a Sul, 4 cidades; Nordeste, 6 e Centro-Oeste, 4.
Foram considerados indicadores de economia, governança, educação, empreendedorismo, energia, meio ambiente, mobilidade, planejamento urbano, saúde, segurança e tecnologia e inovação. Nesse último quesito, foram avaliados dados como número de domicílios com acesso à internet, cobertura de telefonia celular com sinal 4G e existência de programas de banda larga popular.
Segundo a revista, a vantagem de uma cidade ser mais conectada é tornar-se mais atraente aos olhos dos investidores.
O Rio de Janeiro venceu principalmente pelos fatores tecnologia e inovação e diversificação da economia. Em educação, a melhor cidade foi Florianópolis. Em governança, Curitiba. A também paranaense Maringá foi a melhor em planejamento urbano; Belo Horizonte em meio ambiente e Vitória em saúde.
O ranking foi elaborado pela consultoria Urban Systems e será apresentado no evento Connected Smart Cities, que começa nesta segunda-feira em São Paulo e segue até quarta-feira.