A atitude certa para o sucesso

“Para o sucesso, atitude é igualmente tão importante quanto capacidade”. (Harry F. Banks)
Há mais ilusão do que compreensão sobre o que é sucesso. O objetivo deste texto é de esclarecer melhor esse objeto de desejo perseguido pelo ser humano.

Antes de tudo, o que é sucesso? Se não conseguirmos compreender ou mesmo estabelecer parâmetros para nos orientar em sua direção, é bem provável que tenhamos uma vida frustrada, ou uma sensação de estarmos sempre meio perdidos, por dentro e por fora.

Podemos apontar algumas concepções sobre sucesso para reflexão. Para muitos ele está relacionado diretamente à riqueza e à fama, o que é um equívoco. Outro risco é associar o sucesso à felicidade, pois a vida é incerta, e as emoções são instáveis. Felicidade não é medida para o sucesso.

Acúmulo de bens e posses proporcionam prazeres temporários e muitos entendem que eles espelham uma pessoa bem-sucedida. Outros acreditam que o poder é o maior símbolo de sucesso, porém, na maioria das vezes ele passa, destrói e corrompe o homem. Abraham Lincoln disse: “Quase todos os homens podem suportar a adversidade, mas se quiser testar o caráter de um homem, dê-lhe poder”.

O sentimento de realização é o que mais se aproxima do sucesso. Chegar a algum lugar, alcançar uma posição, atingir uma meta. E depois? Será que sucesso é uma lista de metas que devemos ticar quando cumpridas?
Até aqui, nossa tentativa é convidar o leitor a refletir sobre vários conceitos sobre o que é sucesso, deixando-o talvez um tanto inquieto. Afinal, provocar algum tipo de reflexão sempre é o objetivo central deste espaço. Mas, o que é sucesso afinal?

Segundo John Maxwell, “o sucesso é uma jornada e não um lugar a ser alcançado”. O autor afirma: “a única medida para o sucesso é a razão entre o que poderíamos ter sido e aquilo em que nos tornamos”. Melhor dizendo, o eterno desenvolvimento de nosso potencial como seres humanos representa o sucesso. Sermos melhores hoje do que ontem.

Ele aponta quatro princípios para que possamos atingi-lo:

  1. Concentre-se em um único objetivo principal, ou seja, não desperdice energia, siga uma direção firme e visionária.
  2. Concentre-se em melhorar constantemente, a vida deve ser uma escola e nós eternos aprendizes.
  3. Esqueça o passado. Afinal ele é um assunto morto. Perdemos força ao arrastar o passado, pois teoricamente, ele é muito maior que o presente. Seja leve no presente, perdoe sempre o dia anterior e agradeça o presente do dia de hoje. Não seja um burro de carga.
  4. O futuro é o espaço para desenvolver o nosso potencial. O hoje representa a suposta realidade. Mas amanhã ela poderá ser melhor, cabe a você começar a mudá-la.

Quando não encontramos propósitos na vida, a jornada para o sucesso se torna algo desestimulante. Para Maxwell, sucesso é: conhecer seu propósito na vida, crescer para atingir seu potencial máximo e plantar sementes que beneficiem os outros.

O autor foi muito feliz em sua definição, mas não podemos simplesmente segui-la como se fosse uma verdade absoluta. Devemos refletir, buscar outras visões, até encontrarmos o nosso modelo de sucesso. Podemos entender que não há como ser bem-sucedido, se não temos paz de espírito, ela ajuda a nos centrarmos e ver as coisas com mais clarezas.

Podemos citar o que disse Yogananda, em seu livro, A Lei do Sucesso: “Quando você perde a riqueza, perde pouco, quando perde a saúde, perde algo de maior importância; mas quando perde a paz de espírito, perde o seu maior tesouro”. Às vezes não basta acreditar na verdade, é preciso senti-la. Sinta a paz de espírito e tente atribuir valor a ela.

Para sermos bem-sucedidos, precisamos ter a atitude certa, estabelecer os nossos padrões de sucesso, manter a paz de espírito e iniciar a jornada.

Podemos acrescentar alguns elementos necessários para compor a nossa bagagem rumo ao sucesso: bondade, vontade e coragem. Eles podem ser determinantes em alguns momentos, independente do seu padrão de sucesso, seja na vida, nos relacionamentos ou mesmo nos negócios.

Para aqueles que entendem que sucesso e dinheiro caminham juntos, segue uma mensagem inspiradora de Peter Drucker: “Onde quer que você veja um negócio de sucesso, pode acreditar que ali houve um dia uma decisão corajosa”.

Nossa principal mensagem é: podemos escolher o que é sucesso para nós, não precisamos seguir o que é sucesso para os outros.

As nossas escolhas podem nos transformar em pessoas bem-sucedidas. Libertemo-nos das convenções e do medo do fracasso. Não permitamos que outros escolham por nós, tomemos a atitude certa, pois tudo é uma questão de atitude… certa!