PUBLICIDADE
InícioCIDADEMOBILIDADEO grande trunfo do PT é a incompetência do PSDB. Eles podem...

O grande trunfo do PT é a incompetência do PSDB. Eles podem dar-se as mãos

Publicado em
PUBLICIDADE

A EMTU divulgou nota, sobre a inauguração feita na manhã desta segunda-feira, “de mais 12,3 km do Corredor Metropolitano de ônibus”, dando a entender que a obra está pronta. Ao final da postagem, reproduzo a íntegra do release.

A respeito, enviei à EMTU os seguintes questionamentos e publicarei as respostas quando as receber:

 

Com referência ao release que trata do Corredor da EMTU em Guarulhos, solicitamos esclarecer estas dúvidas:

  1. Lendo o release, dá a impressão de que o Corredor foi concluído. No entanto, desde a praça IV Centenário até determinada altura da avenida Presidente Humberto Alencar Castelo Branco, ele não foi construído. Quando terão início as obras desse trecho e para quando está prevista sua conclusão?
  2. No trecho em questão, a ilha que separa as duas pistas é bem estreita, não comportando estações. Como será viabilizada a implantação de estações nesse trecho?
  3. Em parte do Corredor, ao longo da avenida Presidente Humberto Alencar Castelo Branco, em vez de substituir o pavimento por concreto, foi mantido o asfalto. Por que isso aconteceu? Em algum momento o asfalto será substituído por concreto como nos demais trechos?
  4. Em todo o trajeto do Parque Cecap até vila Galvão, há ônibus circulando nas faixas de rolamento que deveriam ter ficado para os demais veículos e esses coletivos recolhem e deixam passageiros na calçada contrária ao Corredor. O que falta para que o Corredor funcione plenamente? Como está os passageiros não sabem onde devem aguardar a chegada dos ônibus.

Integra do release enviado pela EMTU

O Governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira, 31/08, mais 12,3 km do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo, empreendimento idealizado para reestruturar o transporte metropolitano da região norte da Grande São Paulo, oferecendo à população viagens mais rápidas e seguras em faixas exclusivas para ônibus. A operação no trecho começará, gradativamente, a partir de terça-feira, 01/09.

Projetado e construído pela EMTU/SP sob coordenação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), o trecho Cecap – Vila Galvão representou investimento de R$ 99,7 milhões. Somados aos R$ 39,7 milhões da ligação de 3,7 km entre Taboão e Cecap, operando desde 2013, o investimento total do Governo do Estado foi de R$ 139,4 milhões.

Esta nova etapa conta com três faixas de circulação por sentido, sendo uma delas exclusiva para ônibus em 9,6km construídos em pavimento rígido, característica que proporciona mais conforto ao usuário e menor custo de manutenção da via. Conta, ainda, com 3 km de ciclo passeio distribuídos ao longo do corredor, além de 2,7km de via que serão compartilhados com o tráfego local.

Principais melhorias proporcionadas pelo novo trecho do Corredor:

  • Semáforos exclusivos para a travessia de pedestres foram implantados em todos os pontos de parada. A rede semafórica está interligada, possibilitando a sincronização dos equipamentos para melhor fluidez;
  • Foram implantados 10.038 m² de paisagismo;
  • Foram instaladas 170 m² de placas de advertência e orientação (sinalização vertical ) e 15.107 m² de faixas de trânsito (sinalização horizontal);
  • 3 km de ciclo passeio distribuídos ao longo do corredor;
  • 16 estações de embarque e desembarque, mais a Estação de Transferência Emílio Ribas que contam com cobertura e iluminação adequadas, sinalização horizontal e vertical, sistema de informação ao usuário, piso com altura de 28 cm para facilitar o embarque e desembarque em nível com o acesso aos ônibus, rampas para acesso de cadeirantes e faixas de travessia que aumentam a segurança do pedestre no seu entorno;
  • O Corredor é 100% acessível com piso podotátil;
  • As travessias de pedestres ao longo do corredor são adequadas para total acessibilidade, contando com rampa de acesso, piso podotátil, semaforização para pedestres e sinalização;
  • No trecho de parada à esquerda e faixa exclusiva de ônibus, as estações de embarque estão localizadas próximas aos cruzamentos, facilitando o acesso de pedestres ao canteiro central;
  • Iluminação adequada ao longo do Corredor para segurança noturna;
  • Comunicação visual simples e de fácil visibilidade para que os usuários transitem de maneira adequada e com agilidade nas dependências do Corredor e Estações;
  • A infraestrutura permite que seja instalada futuramente a cobrança eletrônica por meio de catracas, viabilizando a implantação de integração tarifária entre os sistemas intermunicipal e municipal;
  • As características arquitetônicas desenvolvidas permitem que sejam implantados sistemas diversos como sonorização, painéis informativos eletrônicos, CFTV (circuito fechado de TV com sistema de câmeras de segurança) e outros.

A previsão é de que sejam transportados nesse trecho 60 mil passageiros por dia.

Operação Integrada

A entrega do trecho Cecap- Vila Galvão proporcionará aos usuários viagens mais rápidas e seguras e maior mobilidade. Ao utilizar o Cartão BOM, haverá novas opções de deslocamento para as linhas do Metrô e da CPTM por meio da integração com desconto entre linhas metropolitanas.
A linha 802 Terminal Taboão – Metrô Tucuruvi será o serviço principal do corredor e sua frota operacional triplicará, passando de três para nove ônibus, com intervalo médio de 15 minutos. O desconto na integração propiciará uma economia de até R$ 4,40 aos usuários. Veja a seguir as novas integrações possíveis:

Terminal Taboão

  • Integração com desconto entre oito linhas metropolitanas com a linha 802
  • Ponto terminal de 17 linhas municipais
  • Frota total de 172 veículos
  • Frequência de 94 ônibus hora/pico
    No trecho que liga os Terminais Taboão e Cecap será possível a integração entre as linhas 552, 590, 599 e 802, facilitando os deslocamentos das pessoas que tiverem como destino as Estações Armênia, Penha e Tucuruvi.

Terminal Cecap

  • Integração entre 12 linhas metropolitanas com a linha 802
  • Ponto terminal de 16 linhas municipais
  • Frota total de 199 veículos
  • Frequência de 101 ônibus/hora/pico
    Trecho Cecap – Praça IV Centenário:
  • Integração de 13 linhas metropolitanas com a 802.
    Trecho Praça IV Centenário – Vila Endres
  • Operação de 19 linhas metropolitanas com ligação direta para Armênia, Campos Elíseos, Penha, Carrão Tietê e Tucuruvi.
    Trecho Vila Endres – Timóteo
    Integração de duas linhas metropolitanas com a linha 802.
    Trecho Timóteo a Vila Galvão,
  • Operação de10 linhas metropolitanas com ligação direta para as Estações Tucuruvi e Parada Inglesa.

Terminal Vila Galvão

Em dezembro de 2014 foi entregue aos usuários o Terminal Vila Galvão que também faz parte desse trecho do corredor, com quatro plataformas dotadas de bancos, lixeiras e todos os itens de acessibilidade, além de um bicicletário com capacidade para 74 unidades. Por lá, o planejamento operacional prevê:
– Integração de duas linhas metropolitanas com a linha 802
– Ponto terminal de 11 linhas municipais
– Frota total de 94 ônibus
– Frequência de 44 ônibus hora/pico.

Corredor Guarulhos – São Paulo

Trecho Taboão – Cecap
O trecho Taboão – Cecap, com 3,7 km de extensão e dois terminais de integração, foi entregue em julho de 2013. Lá operam linhas metropolitanas e municipais que compartilham a faixa exclusiva para ônibus. A circulação é de 30 mil usuários por dia.
Trecho IV Centenário (Guarulhos) – Tiquatira (Penha)
EMTU/SP trata com a Prefeitura de Guarulhos para viabilizar a implantação do Terminal Metropolitano Vila Endres e com a Prefeitura de São Paulo para viabilizar a passagem de transposição da CPTM e a duplicação do viaduto Imigrante Nordestino, na Penha.

Trecho Vila Galvão – Tucuruvi

O projeto desse trecho de 4,5 km está em revisão. EMTU/SP trata com a Prefeitura de São Paulo com o objetivo de reduzir as desapropriações previstas.

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE