quarta-feira, 29 junho 2022
PUBLICIDADEspot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCLICK GUARULHOSSaiba como se preparar para uma gravação

Saiba como se preparar para uma gravação

 

Muitos artistas acabam não dando muita atenção ou importância para detalhes antes e/ou durante a gravação por conta de indisciplina, excesso de confiança ou falta de estudo e acabam se deparando com a famosa “síndrome do rec”. A partir do momento em que o técnico ou o produtor fala “gravando” todo mundo trava, mesmo aqueles que estão mais preparados. Com muitos, pode até não ocorrer, mas por falta de preparo a gravação não foi tão produtiva ou deixou a desejar. Segue algumas dicas, para não fazer feio na gravação.

Estude muito as músicas

Nunca estudar de última hora, sempre se planejar para estudar um pouco diariamente.

Estude-as de uma forma desencanada, não coloque a pressão da gravação na sua cabeça.

Estudos com metrônomos só são validos se a banda ou o produtor ou o próprio estúdio, decidiram usá-lo.

Traga seus instrumentos em bom estado

Guitarras desreguladas, violões trastejando, baixos faltando cordas, baterias com peles furadas, só atrapalham o bom fluxo da gravação.  Se for o caso, alugue. Existem estúdios que já deixam instrumentos para isso a valores acessíveis.

Crie um cronograma para a sessão

Muitos gostam de começar pelas músicas mais difíceis e deixar as mais fácies para o final e/ou vice versa. Isso é questão de gosto, particularmente gosto de começar pelas fáceis para ir aquecendo, isso também acaba me confortando com relação quantidade/tempo e renova a confiança do músico. “Puxa, já fiz todas essas?”

Alimentação

Um dia antes não coma alimentos muito pesados ou ingira muito álcool. Se a sessão de gravação for muito extensa coma coisas leves e tome um pouco de água, para isso faça pequenas pausas. Se você é vocalista água é imprescindível e se você é baterista precisa ter algo do seu lado que dê mais sustância.

Venha com a cabeça limpa, mantenha sua mente focada com pensamentos positivos

Pode parecer estranho, mas 1 ou 2 dias antes procure se isolar um pouco, para que não haja interferência da sua vida pessoal. Fique perto da banda, como se fosse um time de futebol se preparando para o jogo. Mantenha-se focado, concentrado.

Nada de inventar na hora da gravação

Músicos que não se prepararam ou simplesmente não estudaram da melhor forma possível, acabam inventando novos arranjos de última hora. Isso pode ser muito arriscado, pois acabam perdendo muito tempo com testes inesperados e talvez determinadas ideias nem entrem na música. Lembre-se, tempo é dinheiro, portanto faça uma pré-produção das músicas com seu produtor e defina todos os arranjos de todos os instrumentos com a sua banda para não acontecer imprevistos.

Manter o bom relacionamento com todos

Manter o bom relacionamento com os técnicos, músicos e produtores ao seu redor é sempre favorável, pois facilita a criar um clima descontraído e divertido no estúdio. Se seu companheiro de banda não está conseguindo tocar por algum motivo, ajude-o a chegar à solução. Se você está com alguma dificuldade, não fique nervoso ou irritado, isso tira o foco.  Evite brigas, pois, isso pode acabar com a sessão da gravação.

Se o estúdio teve algum problema técnico tenha paciência, problemas acontecem.

Não se preocupe com erros durante a gravação

Não fique preocupado com a nota que você errou ou deixou de fazer lá atrás, continue o restante da música. Com as novas tecnologias refazer apenas uma nota ou um acorde é muito simples. Se você errou e já quiser refazer, também não tem problema, é tudo questão de conversar.

Travei!! E agora?

Sempre tem algum momento da gravação em que acabamos parando em um determinado trecho e simplesmente travamos isso não se pode prever ou evitar.

Quando isso acontecer, respire, toque um pouco sozinho, peça ajuda para seus companheiros e/ou produtor e se necessário faça um intervalo. Lembre-se, você estudou as músicas e sabe o que tem que ser feito. Pensamentos assim dão base para uma renovada confiança e otimismo. Lembre-se também que todos ali estão juntos nessa jornada, portanto sentimentos de impotência passam longe.

Divirta-se

Música é sentimento, alegria, emoção e diversão, portanto durante a gravação não fique tenso, relaxe e sinta a música crescer e ganhar corpo conforme você toca e grava. Lembre-se que quando você grava o sentimento acompanha as notas.

Escrito por Paulo Pollon (Músico, empreendedor, Produtor e fundador do PSP ESTÚDIO)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADEspot_img
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,593SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Guarulhos terá novo ciclo de palestras gratuito com Empresas de comunicação

O Núcleo de Empresas de Comunicação (NEC), do Programa Empreender, gerido pela ACE-Guarulhos, fará a segunda edição da Semprecom, maior evento da área na...

Com greve de ônibus na capital, rodízio será suspenso nesta quarta (29)

A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta terça-feira (28) que caso a greve dos motoristas e cobradores de ônibus de fato ocorra nesta quarta-feira...

Inscrições abertas para os cursinhos populares da USP

Com oportunidades na capital e em Ribeirão Preto, os cursinhos populares estão com inscrições abertas para aulas no segundo semestre. A iniciativa é de...

Campanha alerta para doença oftalmológica que afeta 5% dos guarulhenses

Se você já sentiu aquela coceira nos olhos e os esfregou por alguns segundos, saiba que essa prática pode levar a uma doença oftalmológica...

Mortes no trânsito de Guarulhos caem 42,8% em maio, diz Secretaria de Transportes

O número de óbitos decorrentes de acidentes de trânsito em Guarulhos caiu de 14 para oito, o que representa uma queda de 42,8% na...