quinta-feira, 7 julho 2022
PUBLICIDADE
InícioCLICK GUARULHOS10 dicas para compositores de primeira viagem

10 dicas para compositores de primeira viagem

 

Existem composições que falam por si só. Às vezes elas são tão boas que não importa a produção, o arranjo ou quem a reproduz, a música sempre será incrível.

A produção musical muitas vezes faz milagres, mas chega um ponto em que ela acaba se limitando por conta de uma composição falha, e muitas vezes o melhor seria recompor a música. Não estou dizendo que existe uma regra, mas que não adianta pegar uma música ruim e “enfeitar”, senão fica apenas uma música ruim “enfeitada”. Por isso segue algumas dicas para você que está começando a compor, poder obter melhor resultado com a sua arte e cativar seu público.

Varie levadas, andamentos e velocidades

Se você sempre compõe em 4/4, faça uma música em 6/8 ou ¾. Um Shuffle, *tercinas, apesar de parecer blues ou valsa tente trazer para sua proposta artística.

Brinque com o tempo e andamento das músicas, por exemplo: o riff é em **colcheias, toque em ***semicolcheias ou apenas toque mais rápido ou mais lento.

*indica o uso de três notas por tempo.

**Figura de ritmo que indica duas notas por tempo.

***Figura de ritmo que indica 4 notas por tempo.

Componha em instrumentos diferentes

Compus um riff de guitarra, mas e se eu testa-lo no baixo? Ou de repente fizer a harmonia no piano ao em vez da guitarra. Ás vezes a guitarra acaba sendo um pouco limitada em questão de desenhos harmônicos, no piano você tem mais notas e regiões mais simplificadas. Sem falar da alteração de timbre de cada instrumento que pode dinamizar a música.

Mexa na estrutura

Compositores de primeira viagem acabam sempre repetindo a estrutura de suas músicas: Intro, refrão, parte A, parte B, Refrão, volta pra intro parte A, parte B, final, etc.

Reinvente…

Comece com o refrão instrumental, mais pra frente, insira uma parte c (parte totalmente diferente na música), coloque um solo e na hora, mude a harmonia para esse instrumento solar. Trabalhe bem as repetições de cada parte, o mais convencional é sempre de 8 em 8 compassos, mas não é regra.

Module

Modulação convencional sempre dá dinâmica e engrandece a música, sendo meio, um ou 2 tons. Só tome cuidado, pois é um recurso bastante sensível.  Use em uma repetição do refrão ou nas partes finais da música.

Mude seu método

Varie a ordem de composição. Ao em vezes de começar pela melodia, comece com a letra. Ao em vezes de começar pela harmonia comece com a melodia e vice-versa.

Faça uma música instrumental

Às vezes a letra não ta saindo, mas tenho uma melodia boa que está guardada, use-a para um instrumental e procure trabalhar bem em termos de arranjos e estrutura musical. Em um instrumental é sempre legal todos os instrumentos falarem um pouco, mas tudo na hora certa, senão vira bagunça.

Temática

Compositores de primeira viagem sempre acabam compondo 10 músicas com o mesmo tema.

É certo que cada perfil artístico tem uma temática certa, mas não é regra. Boas letras estão no cotidiano, o compositor e o músico devem saber o que está acontecendo no mundo.

Crie um personagem nas letras ou fale em segunda pessoa

Crie uma forma de não falar necessariamente de você. Crie um eu lírico nas suas letras, um personagem que terá tais características e fará determinadas coisas.

Componha outros estilos

Se você toca rock, vale o teste de encaixar em um trecho da sua música um reggae ou misturar alguns sons eletrônicos, mesmo que seja apenas por aprendizado.

Componha para outros artistas

Imagine um artista e tente escrever uma música onde ele iria cantar. Isso é sem dúvida um grande laboratório.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,597SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

ACE-Guarulhos espera milhares de empresários no ACExpo

A ACE-Guarulhos completa 59 anos de vida no dia 16 de julho. Para marcar a data, a maior entidade representativa dos empresários da cidade...

Procon Itinerante estará no Itapegica nesta quarta

A van do Procon Itinerante, equipamento móvel que visita um bairro diferente de Guarulhos toda quarta-feira, realizou 296 atendimentos somente no dia 29 de...
o que é a varíola dos macacos

Brasil registra 37 casos de varíola dos macacos

O número de casos de varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil chega a 37, segundo informações do Ministério da Saúde e da Secretaria de...

Inscrições abertas para o núcleo de formação da Escola Viva de Artes Cênicas

Até o dia 22 de julho estão abertas as inscrições para diversos módulos do Núcleo de Formação - Desvendando Horizontes da Escola Viva de...

Governador anuncia centro de transplantes de medula óssea no Instituto do Câncer de SP

O governador Rodrigo Garcia liberou nesta sexta-feira (1º), na capital, R$ 7,5 milhões para a implantação da Unidade de Transplantes de Medula Óssea (TMO)...