Mais de 600 vagas foram colocadas à disposição das pessoas com deficiência e das reabilitadas do INSS com sequelas definitivas no feirão do emprego, na manhã desta quinta-feira, 24, no Adamastor.
O evento, denominado Dia D – Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS, foi promovido pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e pela Secretaria de Trabalho e contou com a cooperação de dezenas de empresas de Guarulhos, entre elas Aché, Bauducco, Transportes Bertolini, Makro, Ponto Frio, Casas Bahia, Trifil / Scala, LSG Sky Chefs, Levorim, Unimed, Barbosa Supermercados, Converplast, Futura Emprego e Grupo Pão de Açúcar (Extra, Assaí e Centro de Distribuição).
O prefeito Sebastião Almeida afirmou que o governo vai assumir o compromisso de incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho. “O poder público será uma ponte para aproximar o trabalho do trabalhador. Vivemos numa cidade com 2.400 empresas em seu parque industrial temos potencial para contratar as pessoas com deficiência.”
Segundo o coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Firmino Manoel, quem cursa nível superior e se qualifica está mais exigente e quer vagas compatíveis com a formação. Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sivana Mesquita, o profissional com deficiência quer ser produtivo, consumir, frequentar uma faculdade e exercer seu direito de cidadão. De acordo com a Lei 8.213 de 1991, as empresas devem garantir de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência.