O que fazer quando pias, ralos e vasos sanitários entopem?

Quem é que nunca teve que usar alguma receitinha mágica para desentupir pias, ralos e vaso sanitário. Confira algumas dicas simples para a dona de casa resolver esse tipo de problema em alguns minutos.

No banheiro

Pia

Causas do entupimento:

Normalmente, cabelos, pedaços de sabonetes e objetos como cotonetes, fio dental, grampos de cabelo são os principais causadores de entupimento de pia no banheiro.

 

Como Desentupir:

Jogar cinco litros de água bem quente pode resolver o problema. Além disso, produtos que dissolvem gordura também podem ser utilizados, finalizando a limpeza com uma boa quantidade de água.

Mas se a causa do entupimento na pia for pedaços de alimentos, pode-se utilizar um desentupidor de ralos tradicional ou remover o sifão da pia. Em casos mais complicados a melhor coisa a ser feita é contratar uma desentupidora para solucionar o problema.

Vaso sanitário

 

Causas do entupimento

O vaso sanitário possui de duas a três curvas até chegar ao encanamento. Projetado justamente para evitar a queda de objetos sólidos direto na rede de esgoto.
Os entupimentos de vaso geralmente são feitos por obstrução dessas curvas com excesso de papel, cotonetes, absorventes, preservativos, além de cesto para pedra sanitária.

Como desentupir

Com um desentupidor, é necessário que haja água suficiente para cobrir a sucção da borracha antes de utilizá-lo. Prefira os que têm forma arredondada, que são mais eficazes em vasos sanitários. Se o desentupidor não funcionar, você pode tentar enfiar uma mangueira para desobstruir a passagem.

Em casos mais complicados, chame a 18 do Forte para solucionar o problema.

 

Na cozinha

 

Pia

Gordura é a campeã.

 

Como desentupir

Neste caso, a receita é jogar cinco litros de água bem quente com um copo de sabão em pó. Ele cria uma ‘’camada’’ nas paredes do encanamento que evita o acúmulo de gordura ao longo da rede. Além disso, produtos que dissolvem gordura também podem utilizados jogando diretamente no ralo e aguardando de 10 a 15 minutos a ação. Para finalizar, jogue uma boa quantidade de água.

No caso de pedaços de alimento

Mas se a causa do entupimento na pia for pedaços de alimentos, pode-se utilizar um desentupidor de ralos tradicional ou remover o sifão da pia.

Para remover o sifão, basta ir debaixo da pia, desenroscar o sifão e deixar escorrer a sujeira acumulada dentro de um balde. Para colocar novamente, basta encaixar o sifão e rosquear o mesmo novamente.

Em casos mais complicados a melhor coisa a ser feita é contratar a 18 do Forte para solucionar o problema.

Ralos

Causas do entupimento

Geralmente, ralos de banheiro são obstruídos por excesso de cabelos e gordura corporal. O cabelo se forma como uma espécie de “peneira” impedindo a passagem natural da água.

Já em quintais, as maiores causas de entupimento são folhas, terra e pelos de animais.

Como desentupir

Para a desobstrução do ralo sanitário, basta remover a grade externa.
Com uma luva ou uma sacola de supermercado, pegue a sujeira no fundo do ralo, verifique se não restou nada e coloque de volta a grade externa do ralo.

Já nos ralos dos quintais, siga o mesmo procedimento. Também aconselhamos colocar uma mangueira no cano do ralo, e com um pano, vedar em volta para ligar a mangueira e empurrar a sujeira para fora do cano.

Materiais que mais causam entupimento:

  • Preservativos;
  • Absorventes;
  • Gordura;
  • Plásticos;
  • Cabelos;
  • Entupimentos mais estranhos.

A Desentupidora 18 do Forte, com 30 anos no mercado de trabalho, listou alguns dos objetos mais estranhos e inusitados encontrados:

 

  • Dentaduras;
  • Relógios;
  • Latinhas de cerveja;
  • Toalhas;
  • Como é feita a limpeza de fossa?