Os melhores filmes de 2015

 

2015 acabou… Pode-se dizer que esse foi um grande ano para o mundo do cinema! Com algumas decepções, mas muitas surpresas, 2015 se fez um ano marcante na indústria cinematográfica. Dado isso, eu, Mateus Petri, articulista de Cinema e Entretenimento do Click Guarulhos, decidi fazer um ranking com os que eu julgo ser os 10 melhores filmes de 2015! Espero que vocês curtam, e depois, deem sua opinião dos melhores filmes do ano passado!

10° Lugar: Homem Formiga

A mais recente produção do Marvel Studios foi uma das mais agradáveis surpresas do ano! Fugindo um pouco da “fórmula-Marvel” de fazer filme, o longa, estrelado por Paul Rudd, Evangeline Lily e Michael Douglas, trouxe um frescor a esse universo que abriga Homem de Ferro, Capitão América, Thor e Hulk. Conseguiu ser grandioso em uma escala muito mais contida, se comparada ao resto dos filmes da Marvel.

9° Lugar: Corações de Ferro

Essa história fictícia da Segunda Guerra Mundial dirigida por David Ayer conta a trajetória de 5 soldados americanos (Brad Pitt, Shia LaBeouf, Logan Lerman, Jon Bernthal e Michael Peña) que são obrigados a agir atrás das linhas alemãs, munidos apenas com sua coragem e seu tanque de guerra chamado Fury. Trata-se de uma história muito bem escrita que conta como o horror da guerra pode afetar a personalidade de um homem. Ótimas atuações de Brad Pitt e o resto do elenco.

8° Lugar: Ponte dos Espiões

Esse suspense ambientado durante a Guerra Fria, dirigido por Steven Spielberg, conta a história verídica do advogado de sucesso Jim Donovan (Tom Hanks) que é chamado para ser o principal interlocutor dos EUA eu uma negociação complicada com a União Soviética, no intuito de salvar um soldado americano que foi capturado em solo soviético. Apesar da premissa do filme inspirar um clima dramático, todas as situações são tratadas com muita irreverência e ironia, conferindo um tom divertido e cômico ao filme. Tom Hanks está muito bem na pele do personagem principal.

7° Lugar: A Teoria de Tudo

Esse drama que rendeu a Eddie Redmayne o Oscar de Melhor Ator conta a história do cientista mais famoso do mundo, Stephen Hawking. O longa retrata sua movimentada juventude, seu casamento com Jane Hawking (Felicity Jones) e a evolução de sua doença degenerativa que o colocou m uma cadeira de rodas. Apesar de deixar um pouco à desejar quanto ao seu lado cientista, o filme mostra de forma exemplar seu amadurecimento, suas relações e sua evolução pessoal. Eddie Remayne incorpora Hawkings de forma emocionante!

6° Lugar: Cidades de Papel

Essa adaptação do livro homônimo escrito por John Green é um ótimo exemplo da frase “menos é mais”. Despretensioso, simples, mas muito divertido, Cidades de Papel se mostrou uma agradável surpresa. O longa inteligentemente foge dos clichês recorrentes aos romances adolescentes, entregando uma experiência leve e bem humorada.

5° Lugar: Whiplash – Em Busca da Perfeição

Esse drama psicológico estrelado por Miles Teller e J.K. Simmons conta a história de um adolescente em ascenção no meio musical e o intenso maestro da banda na qual ele deseja entrar. Além de ser exemplar em sua montagem e edição e mixagem de som, o longa mostra as belas atuações da dupla principal. Rendeu a J.K. Simmons o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

4° Lugar: Sniper Americano

Drama de guerra dirigido por Clint Eastwood, Sniper Americano conta a história do melhor atirador de elite do exército americano, Chris Kyle (Bradley Cooper), e suas incursões no Iraque para combater o terrorismo. A trama mostra bem como Kyle perde um pouco de seu “lado humano” a cada ida ao Iraque que realiza. É um ótimo exemplo também de boa condução dos aspectos técnicos, como fotografia e som.

3° Lugar: Perdido em Marte

A reinvenção de Ridley Scott! Conhecido por ficções científicas cheias de uma carga dramática, Scott se reinventa dirigindo Perdido em Marte, filme baseado no livro homônimo escrito por Andy Weir. Na trama, depois de ser considerado morto por sua equipe após um acidente e deixado para trás, o astronauta e cientista Mark Watney (Matt Damon) tem que lidar com as adversidades hostis de Marte na tentativa de se manter vivo. O enredo em si inspira muito drama, mas a personalidade irônica e sarcástica de Watney faz com que ele enfrente a mais difícil das situações com muita irreverência e humor. Um primor em questão de entretenimento.

2° Lugar: Star Wars – Episódio VII: O Despertar da Força

Star Wars voltou com tudo! Um dos filmes mais aguardados da história, O Despertar da Força se mostrou um ótimo filme tanto para os fãs antigos quanto para aqueles que estavam tendo contato com esse universo pela primeira vez. Recheado de referências aos filmes anteriores, o longa se mostrou um prato cheio para os amantes da saga, e com essa nova geração de protagonistas, conseguiu ultrapassar barreiras e quebrar preconceitos colocando um negro e uma mulher nos papéis principais.

1° Lugar: Mad Max: Estrada da Fúria

É claro que não poderia faltar Mad Max nessa lista! O longa, dirigido pelo visionário George Miller, se mostrou uma obra prima em todos os aspectos. Fotografia impecável, efeitos visuais de encher os olhos um ritmo extremamente frenético fizeram de Estrada da Fúria um marco na história do cinema! Charlize Theron está ótima no papel de Furiosa, assim como todo o resto do elenco carrego sua parcela de mérito.