A oitava edição do Fórum de Lideranças: Desafios da Educação, que acontece no dia 12 de maio, é promovida pela Blackboard e pelo Grupo A Educação, e tem como tema “O ensino centrado no aluno”, que provoca os participantes com questões como “Inspirar é o novo educar?”, “Como você se conecta ao aluno?”, entre outras perguntas que vão ao encontro dos desafios da educação do futuro. Nesse ano o Insper, em São Paulo, será a instituição de ensino que irá sediar o evento que reunirá gestores de Instituições de Ensino e especialistas em educação para discutir, analisar e compartilhar experiências sobre melhores práticas educacionais, mostrando resultados e tendências do ensino com foco no estudante.
A edição desse ano já tem alguns palestrantes confirmados, como Ronaldo Mota, atual Reitor da Universidade Estácio de Sá, e Diretor Corporativo de Pesquisa da Estácio, que tem ampla experiência no setor público, onde foi Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Secretário Nacional de Educação Superior; Secretário Nacional de Educação a Distância e Ministro Interino do Ministério da Educação. Durante a apresentação, Mota falará sobre a Educação Contemporânea e Tecnologias Digitais, apresentando uma análise sobre as mudanças rápidas, mas relativamente recentes, no setor de educação, e o consequente impacto nos processos de ensino e aprendizagem.
A Aprendizagem Ativa também será tema desta edição. O Professor Ricardo Ramos Fragelli, da Universidade de Brasília (UnB), que leciona Engenharia na Faculdade UnB Gama, demonstrará cases de sucesso sobre a metodologia. O especialista foi premiado por diversas instituições, como MEC (Ministério da Educação), MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância) e Santander Universidades por suas pesquisas sobre novos métodos, técnicas e tecnologias para a Educação. No Fórum de Lideranças, a palestra de Fragelli será sobre o “Método Trezentos: Aprendizagem ativa e colaborativa”, e mostrará como é possível extrair resultados positivos com um ambiente de aprendizagem que estimula a criatividade e novos estilos. Além do case ‘Trezentos’, ele também apresentará os do Rei da Derivada e Summaê, explicando como foi possível melhorar o rendimento dos estudantes.
Haverá ainda outras duas palestras e mesas-redondas com a participação dos palestrantes para debates a respeito dos rumos da educação e do ensino centrado no aluno.
A edição de 2016 do Fórum de Lideranças Desafios da Educação tem inscrições gratuitas e é voltado a líderes e gestores. O evento é realizado com o apoio do Insper, renomada Instituição de Ensino Superior e cliente Blackboard, e da Sagah, empresa de soluções educacionais integradas do Grupo A.
A iniciativa Desafios da Educação é uma parte importante das ações promovidas pela Blackboard e o Grupo A para promover um ensino que tem como prioridade a experiência e o sucesso do aluno. Para Pavlos Dias, Gerente Nacional da Blackboard, o papel da empresa é fomentar discussões que mostrem a importância do aluno como agente central do processo de aprendizagem. “São inúmeros os desafios que a educação brasileira enfrenta, e o papel da tecnologia é apoiar planos pedagógicos, novas metodologias, e facilitar o dia a dia de professores e alunos, garantindo uma rica experiência no ensino e aprendizagem”. O evento acontece anualmente no Brasil e em outros países da América Latina; neste ano, já foi realizada uma edição no México e o Fórum de Lideranças acontecerá ainda no Peru e no Chile.