AAPAH oferece oficina de taipa neste sábado

 

Neste sábado (16/04), o Ponto de Cultura da AAPAH inicia a oficina de taipa, com o objetivo de fazer os participantes aprenderem na prática e despertar seu interesse em restauro e construção, utilizando as técnicas de pilão e pau-a-pique.

Segundo informe da AAPAH, muitos dos casarões que são patrimônios históricos tiveram suas paredes construídas no formato de taipa de pilão, que é um sistema rudimentar de construção, que consiste em comprimir a terra em formas de madeira no formato de caixa, nas quais o material é socado em camadas de aproximadamente quinze centímetros.
Já taipa de mão, também conhecida como pau-a-pique, é uma técnica na qual as paredes são armadas com madeira ou bambu e preenchidas com barro e fibra. Essa técnica foi muito utilizada no período colonial.
A oficina se estenderá por mais dois sábados: dia 30 de abril e 7 de maio. O primeiro e o segundo encontros serão das 9h30 às 13h30, no Arquivo Histórico de Guarulhos, na rua Tapajós, 86, Centro (paralela à avenida Paulo Faccini). O terceiro será das 9h30 às 15h30, no Sítio da Candinha, com transporte gratuito saindo do Arquivo Histórico.

Vagas: 20 participantes. Inscrições gratuitas: contato@aapah.org.br e (11) 3380-7772.