Por Val Oliveira
Fotos: Rafael Almeida, Agência E!,
banco de imagens

Quando surgem dificuldades relacionadas à saúde, o melhor a fazer é procurar um médico. Somente esse profissional pode prescrever medicamentos ou fazer diagnósticos para todo tipo de problema. Contudo, os tratamentos naturais e complementares ou terapias auxiliares, como o próprio nome sugere, podem se apresentar como alternativas eficazes e importantes aliadas da medicina tradicional na busca pela cura, recuperação mais rápida e ajudar a lidar melhor com os efeitos colaterais de tratamentos severos, bem como atuar na prevenção de alguns males.

Alguns profissionais ouvidos para esta reportagem explicam que o termo tratamento alternativo ou complementar vem sendo substituído por “Terapias Integrativas”, como forma de indicar que podem ser usadas em associação com a terapia convencional.

De acordo com Júlio César Ganiko, terapeuta, acupunturista e gestor do SPA Urbano Júlio Ganiko, são considerados tratamentos ou terapias naturais todas as técnicas manuais e vibracionais, nas quais o corpo reage a estímulos e de forma natural produz o efeito de cura. “O que ocorre nos tratamentos naturais alternativos é vibracional, ou seja, não atinge apenas de forma física, mas também de forma mental e emocional”, diz.

Terapias

Elas relaxam, aliviam as dores, dão sensação de leveza ao corpo e contribuem para uma melhor qualidade de vida. Veja algumas terapias naturais e complementares e suas características, de acordo com as explicações de Júlio Ganiko.

Acupuntura

Consiste na aplicação de finíssimas agulhas em pontos específicos do corpo. Colabora no combate a dores, estresse, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, impotência sexual, TPM, entre outros. Não há contraindicações ou efeitos colaterais. Muitos recorrem a acupuntura justamente por não poder tomar alguns medicamentos que prejudicam o fígado e os rins.

acupuntura-facialAuriculoterapia e acupuntura facial

Tratamento que utiliza agulhas auriculares (na orelha) e que repercute por todo o corpo. A auriculoterapia pode tratar praticamente todas as enfermidades que a acupuntura tradicional trata. A acupuntura facial, geralmente, é usada para fins estéticos, bem como de correções de paralisia facial e dores na face.

Quick massage

Massagem rápida, com duração em torno de 15 a 20 minutos, em uma cadeira de formato especial. Proporciona relaxamento da cabeça aos pés e alivia dores nas costas. Não é indicado para quem tem fraturas e cirurgias recentes.

Body care

Combina movimentos de pinçamento e amassamento que empurram as toxinas para a corrente sanguínea, que ao final são eliminadas do organismo. Traz relaxamento muscular e abre espaços para novas fibras musculares. Ideal para quem pratica esportes. É contraindicado para quem teve fraturas ou cirurgias recentes.

pedras-quentesPedras quentes

Alia técnicas de massagem com a disposição e fricção das pedras vulcânicas pelo corpo. É usada no combate ao estresse, dores nas costas, insônia e má circulação sanguínea. Não é recomendada para pessoas com infecções na pele, grávidas e após cirurgias, entre outros.

Shiatsu

Por meio de pressões com as pontas dos dedos em pontos estratégicos, há o relaxamento muscular e alívio do estresse. A associação com movimentos de alongamento colabora para a diminuição da tensão de forma mais profunda. É contraindicado para pessoas com fraturas e operações recentes, gravidez e câncer.

Ciência e saúde

Davi Palma, educador físico, pós-graduado em psicologia do esporte, terapeuta acupunturista, professor de massoterapia e sócio diretor do Espaço Ki – Qualidade de Vida e Prevenção, explica que esse tipo de “manipulação” corporal pode trazer muitos benefícios. “O intuito é sempre buscar o equilíbrio energético, físico, mental e emocional”, diz.  Veja mais alguns tratamentos e os benefícios que proporcionam, segundo o terapeuta Davi Palma.

masaje-pies-imagenReflexologia podal

Pressões feitas em pontos específicos das áreas dos joelhos aos pés, objetivando o melhor funcionamento dos órgãos. Fortifica os ossos, músculos, nervos e estimula o sistema linfático. Contraindicações: gravidez, câncer, uso do dispositivo intrauterino (DIU), fraturas e cirurgias do joelho para baixo.

aromaterapiaAromaterapia

Usa as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais, extraídos de árvores e flores, para trabalhar sintomas físicos e psíquicos como dores, infecções, problemas respiratórios, ansiedade, estresse e angústia.

Shantala

Técnica indiana que proporciona maior vínculo entre a mãe ou outra pessoa que cuide da criança e o bebê. Os movimentos são aprendidos pelo adulto e aplicados em casa, geralmente próximo ao horário do soninho diário do pequeno. É indicada para bebês a partir de um mês, melhora a qualidade do sono, relaxa e acalma, fortalece a imunidade, diminui gases e cólicas, e melhora o funcionamento digestivo.

Ho’oponopono

Técnica havaiana que tem como filosofia corrigir um erro ou acertar um passo. É uma espécie de desenvolvimento de amor próprio, livrando-se de medos, complexos, culpas e sentimentos não edificantes, que impedem de ser feliz. É a busca pelo conhecimento interior e o uso desses conhecimentos a seu favor e ao próximo, visando alcançar a felicidade plena e a paz interior.

Quiropraxia

Promove o ajuste das articulações e ligamentos, por meio de exercícios e orientações quanto aos hábitos diários para preservação da coluna vertebral. Coluna sadia proporciona melhor flexibilidade e postura, resistência física e imunológica, disposição e energia.

Candle massage

Técnica que usa vela, na qual a parafina é espalhada pelo corpo, como se fosse óleo de massagem.  Ao contrário do que se possa imaginar, o calor da vela sobre o corpo é agradável e não queima a pele.

E.F.T. (Acupuntura emocional sem agulhas)

Consiste no desbloqueio dos canais energéticos, que são chamados de meridianos, sem o uso de agulhas. Leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais dos meridianos fazem o desbloqueio, enquanto o paciente sintoniza seu problema por meio da fala e lembranças que trazem à tona os sentimentos que precisam ser trabalhados.

Massagem com conchas

É feita com vários tipos de conchas da família das Cypraeas, que se encaixam na palma da mão, facilitando o deslizamento e pressão durante a massagem, que tem manobras inspiradas nos movimentos das ondas do mar e promove o relaxamento.

Relaxar para prevenir e tratar

No geral, as terapias naturais, alternativas, complementares ou integrativas buscam o bem-estar com a prevenção ou tratamento de anomalias físicas e emocionais. “Combatem o estresse, reduzem a ansiedade, tensão e dor muscular, estimulam a circulação sanguínea e linfática, e melhoram a resposta imunológica. […] As terapias integrativas podem ser usadas em qualquer fase da vida”, diz Rosângela de Oliveira Santos Deroza, especialista em medicina vibracional e terapeuta floral do Espaço Althernativa – Equilíbrio e bem-estar, profissional que detalha os tratamentos a seguir.

bambuterapiaBambuterapia

O deslizamento do bambu drena o corpo, modela, relaxa e as propriedades da “madeira” estimulam a produção de colágeno, rejuvenescendo e dando textura firme à pele. As contraindicações são para gravidez, fraturas, cirurgias recentes, e alergia ao óleo que é usado para o deslizamento.

Massagem integrativa energética

Reúne outras técnicas orientais e tem como uma de suas bases a energização. Objetiva redistribuir corretamente a energia pelo corpo, além de estimular as defesas do organismo.
É indicada para colaborar no tratamento de má circulação sanguínea, fadiga muscular e mental, problemas emocionais e estresse.

reflexologiaReflexologia com escalda-pés

São duas terapias associadas. A reflexologia promove o alívio de tensões e reequilibra o organismo, por meio de pressão nas terminações nervosas dos pés. O escalda-pés, que usa a água quente para relaxamento dos pés, alivia o estresse, ativa a circulação e colabora na recuperação do equilíbrio energético de todo o corpo.

Massagem Energética e relaxante

A massagem energética busca o equilíbrio do corpo. A relaxante procura o relaxamento total, combatendo o nervosismo e o cansaço. Ambas trabalham o equilíbrio emocional.

Massagem terapêutica

Consiste em manobras, de modo ordenado, na musculatura, influenciando nos estados fisiológicos, psicológicos e físicos do organismo, com efeitos na redução de dores, como a fibromialgia, e melhora nas funções imunológicas.

Thai Yoga

É um tipo de ioga passiva, na qual o terapeuta faz as manobras de alongamentos e posições próprias da ioga, ao mesmo tempo em que aplica massagem. Combina atividades de relaxamento com leves exercícios físicos.

O reiki como aliado em tratamentos severos

Maria de Fátima (nome fictício) teve um câncer de mama e diz ter encontrado no reiki – técnica em que o terapeuta impõe as mãos em pontos chaves do corpo e o calor estimula e fortalece o sistema imunológico -, uma maneira de amenizar os efeitos indesejados da quimioterapia e radioterapia. “Praticamente não tive efeitos colaterais. É importante esclarecer para as pessoas que não é nada esotérico, pois muitos têm essa visão errada e se privam de uma melhor qualidade de vida e um tratamento menos sacrificante. Inclusive, o Ministério da Saúde aprova essa prática”, relata.
No reiki, a imposição das mãos transmite um fluxo de energia que colabora para a desintoxicação de órgãos importantes do corpo humano. É indicado para aliviar o estresse, clarear a mente e emoções, resgatar a alegria e autoconfiança, e liberar emoções bloqueadas.
É isso que explica Josué Silva Munduruca, terapeuta reiki e coach, da Clínica Borges Médicos Associados, responsável pelo tratamento da paciente citada. “Temos obtido bons resultados no tratamento integrativo complementar em pacientes oncológicos, depressivos, fóbicos, entre outras patologias, além de ajudar na motivação de questões pessoais e profissionais […] A abordagem integrativa nos estimula a considerar em cada paciente os fatores genéticos, ambientais, nutricionais, psicossociais, estressantes e culturais associados a crenças, valores e simbolismos”, explica.
Segundo Josué, alguns hospitais particulares e públicos já utilizam o reiki como terapia complementar aos tratamentos convencionais, não só no Brasil, mas também na Europa e Estados Unidos, bem como já existem comprovações científicas quanto à eficácia do método.
“[…] No Brasil alguns hospitais já integram salas de aplicação de reiki, caso do Hospital São Paulo, Sírio Libanês, Albert Einstein e o Hospital do Mandaqui, em São Paulo. Em Brasília, o reiki é aplicado na rede pública (SUS) no Hospital de Base, no Hospital da Criança do Distrito Federal e no Hospital das Forças Armadas, assim como no Hospital Distrital Gonzaga Mota em Fortaleza (CE), Hospital Regional de São José (SC) e no Hospital Santa Isabel, na Bahia”, enumera.

Mix de tratamentos

Alex Pereira da Silva é terapeuta em medicina alternativa e trabalha com algumas técnicas inéditas em Guarulhos. Ele conta que recebeu o paciente Luiz, que buscava formas para combater o tabagismo, uma “queimação” de anos na região lateral esquerda da costela, sem que nenhum médico conseguisse solucionar. “Logo identifiquei sintomas de ansiedade, estresse e mente fadigada. Durante cinco meses de tratamento, com sessões semanais de uma hora e usando as técnicas de tok sen, cone chinês e acupuntura eletrônica, conseguimos sensível melhora”, conta. Veja como funcionam algumas técnicas que Alex usa:

Seitai

Trabalha a reorganização das partes móveis do corpo como quadril, coluna vertebral ombros, joelhos, entre outros. Melhora problemas na coluna, joelhos e tornozelos, tendinite, bursite, má digestão, estresse, torcicolo e até mau hálito.

Tok Sen

Envolve a parte emocional, muscular e promove o relaxamento por meio da limpeza dos canais de energia do corpo. Combate dores em geral, insônia, ansiedade, nervosismo, depressão, fobias, cólicas, gastrite, enxaquecas, entre outros.

Cone Chinês

Atua no campo energético e emocional. Objetiva a limpeza e desobstrução do ouvido, nariz e garganta. Eficaz contra alergias respiratórias, labirintite, perda de audição por bloqueio de secreções, sinusite, tonturas sem causas definidas, zumbidos, entre outros.

Espaço Althernativa
Equilíbrio e Bem-estar
Rua Arturo Fogoso Nieves, 123, Centro.
N 2409-4905 / 94737-2728.
w www.espacoalthernativa.com.br

Espaço Ki
Rua Dr. José Maurício de Oliveira, 152, Gopoúva.
N 2408-2078 / 2409-2533
w www.espacoki.com.br

Espaço Millenium –
Terapeuta Alex Silva
Rua Santo Cristo, 80, Santa Mena.
N 96558-7022.

Josué Silva Munduruca –
Borges Médicos Associados
Rua Dr. Epitácio Pessoa, 371,
J. Sta. Francisca.
N 2408-9592 / 2408-9586.
w www.ataterapias.com.br

Spa Urbano Julio Ganiko
N 3437-2714 / 95258-0001
w www.spajulioganiko.com.br