Guti propõe que todo ato legislativo seja disponibilizado no Facebook

 

O projeto de resolução 1707/2013, de autoria do vereador Guti, que propõe que todo material legislativo produzido pelos edis, comissões parlamentares e demais setores da casa de leis devem ser disponibilizados no Facebook, foi discutido no dia 28 de junho na Câmara.

Para Guti, a propositura vai de encontro com os interesses da população, que cobra mais transparência dos atos políticos. “A grave crise de representação política que nosso país enfrenta gera total desconfiança nos atos tomados pela administração pública e poder legislativo. Pensando nisso e em uma gestão pautada pela transparência, apresentei esse projeto que exige que todo material legislativo produzido pelos vereadores sejam disponibilizados no Facebook Oficial da Câmara Municipal”, explicou Guti.

Quando perguntado o porquê de disponibilizar essas informações no Facebook e não em outra rede social, ele respondeu: “O brasileiro é líder nas redes sociais e nossa média de uso é aproximadamente 60% maior do que a do resto do planeta, sendo que o Facebook é a preferida de quase 80% do total de usuários de redes sociais no Brasil. Em Guarulhos não é diferente, então esse meio de comunicação é fundamental para disseminar as informações de interesse público. Muito mais fácil e acessível que o próprio Diário Oficial”.

A maioria da Casa deu parecer favorável ao projeto. Agora, é necessário uma segunda discussão para ser aprovado ou não. Os vereadores estão em recesso e só retornarão aos trabalhos em plenário no dia 02 de agosto. Caso seja aprovado, o parlamentar acredita que acesso dos munícipes às folhas de votações, verificações de presença, atas, pareceres técnicos, entre outros atos dos vereadores será facilitado.