Cães da GCM aposentam-se após 8 anos de atividade

O 9º aniversário do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal (GCM) foi comemorado com cerimônia especial na manhã desta quinta-feira, dia 7, no Salão de Artes do Adamastor. Cheio de emoção, o evento reuniu autoridades civis e militares, além dos cães do GOC e a Banda da GCM.

O público pode assistir a uma retrospectiva do GOC, com homenagem ao cão Kaiser – que participou do GOC desde a fundação e morreu em maio, aos 16 anos – e ao GCM Dalcio Ribeiro Domiciano, que atuava no GOC e faleceu em junho, em decorrência de problemas no coração.

Comandante do GOC, a inspetora Marta Pereira entregou certificados de aposentadoria a cinco cães: Isis, Laica, Orion, Atena e Thor. “Esses animais trabalharam conosco por oito anos e agora serão substituídos por outros. Fizeram um nobre trabalho à nossa corporação”, frisou Marta.

Luiz Carlos Barreto, secretário para Assuntos de Segurança Pública, enalteceu a importância do GOC e também rememorou parte da história do Grupo. “É um orgulho ver o GOC em atividade. Passamos dificuldades no início e agora temos a honra de transmitir nosso conhecimento a outras guardas, não só da região, como de outros Estados.”

Durante a cerimônia, também houve um minuto de silêncio em homenagem ao GCM Manoel Cleiton de Souza Frazão, assassinado no mês passado, dentro de uma loja, no Taboão.

Para casa

Dos cães que se aposentaram, a maioria vai ficar sob os cuidados dos próprios guardas condutores. A labradora Atena, especializada em detecção de entorpecentes, era uma delas. Ao lado da GCM 3ª classe Simone Antunes, esbanjava companheirismo.

“Esta cachorra foi minha escola. É uma satisfação ter trabalhado com ela nestes três anos e meio e agora poder levá-la para casa”, disse Simone, contando que Atena começou a atuar na GCM com outro guarda. “Quando ela veio para mim, fomos nos adaptando e nos socializando cada vez mais”, finalizou, enquanto acariciava a dócil parceira, agora membro da família.