quinta-feira, 27 janeiro 2022
InícioCIDADEEDUCAÇÃOTrês equipes de Guarulhos disputam seletiva do 8º Torneio Sesi de Robótica...

Três equipes de Guarulhos disputam seletiva do 8º Torneio Sesi de Robótica em Mauá

 

Em sua oitava temporada, o Torneio SESI-SP de Robótica, categoria First Lego League (FLL), reunirá 972 estudantes do ensino fundamental da entidade em nove seletivas regionais, que serão realizadas em todo o estado. A segunda seletiva será disputada em Mauá, dia 27 de outubro, e terá a participação de três equipes de Guarulhos.

Os melhores times de cada seletiva se classificarão para a Etapa Estadual do torneio, dias 6 e 7 de dezembro, no SESI de Presidente Epitácio. As equipes que obtiverem os primeiros lugares na competição estadual terão o direito de participar da Etapa Nacional, que será realizada em março de 2017, em Brasília. Depois, os melhores do país se credenciam para a disputa de torneios internacionais.

Muito mais que robôs

A cada temporada, além de construir e programar robôs, os alunos são desafiados a desenvolver um projeto de pesquisa que ofereça solução prática e inovadora para um problema do mundo real. Para os próximos torneios da FLL o tema será Aliados Animais, que incentivará os competidores a melhorar a forma como seres humanos e animais interagem um com o outro. Alguns exemplos de como isso já ocorre são os sistemas de proteção a animais ameaçados de extinção, as ordenhas automatizadas e a condução de pessoas cegas por meio de cães-guia.

Durante a competição, o momento mais animado é quando os robôs entram em ação. Conhecida como Desafio do Robô, essa etapa exige que os estudantes construam e programem um robô autônomo, capaz de cumprir missões predeterminadas. A prova é realizada em uma mesa de competição, na qual os robôs devem executar as tarefas programadas em até dois minutos e meio.

As equipes são compostas por seis alunos, um técnico e um mentor. A pontuação de cada time é baseada em três requisitos: projeto de pesquisa (inovação, apresentação e pesquisa); projeto do robô (design do robô, programação e estratégia e inovação); e core values (inspiração, trabalho em equipe e profissionalismo).

Incentivar a cultura científica

O Torneio SESI-SP de Robótica é voltado aos estudantes do Ensino Fundamental II da entidade e tem como objetivo desenvolver nos alunos da rede escolar competências e habilidades nos campos da Ciência e da Tecnologia, utilizando contextos do mundo real.

Segundo o Superintendente do SESI-SP, Walter Vicioni Gonçalves, o objetivo do programa de robótica é estimular no aluno o interesse pelo estudo da Ciência e da Tecnologia e trabalhar o desenvolvimento de competências e habilidades. “A robótica é uma ferramenta pedagógica que ajuda a fixar os conceitos desenvolvidos em sala de aula e a formar cidadãos plenos, jovens que contribuirão para construir um Brasil diferente, um Brasil que dá certo”.

Na metodologia utilizada no SESI-SP as crianças são estimuladas a desenvolver competências e habilidades para a aplicação da ciência, desmistificando o uso da tecnologia na vida moderna. “Em nosso modelo educacional, o estudante é estimulado o tempo todo a pensar, pesquisar e fazer novas descobertas”, completa Vicioni.

Os trabalhos na área de robótica são desenvolvidos em sala de aula e supervisionados por analistas de suporte em informática. O evento tem como parceiro a organização norte-americana For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST), fundada em 1989 para estimular o ensino e a prática da ciência e da tecnologia entre os jovens.

Mundialmente, a entidade congrega mais de 212 mil estudantes, 19,5 mil times, 17,5 mil robôs, 57 mil mentores e 33 mil voluntários. Para saber mais sobre o 8º Torneio SESI-SP de Robótica e as equipes participantes, acesse: facebook.com/roboticasesi.

Serviço:

  • 8º Torneio SESI-SP de Robótica
  • Etapa Regional 2 – Mauá
  • Data: 27 de outubro
  • Local: Sesi de Mauá
  • Av. Presidente Castelo Branco, 237 – Jardim Zaira

Equipes participantes:

CE 424 Cubatão
CE 376 Diadema
CE 426 Diadema
CE 129 Guarulhos
CE 398 Guarulhos
CE 427 Guarulhos
CE 079 Mauá
CE 397 Mauá
CE 406 Mauá
CE 080 Ribeirão Pires
CE 094 Santo André
CE 166 Santo André
CE 221 Santo André
CE 265 Santo André
CE 087 Santos
CE 412 Santos
CE 416 São Bernardo do Campo
CE 222 São Caetano do Sul

  

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
2,828SeguidoresSeguir
1,508SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Complexo Tatuapé promove parceria com o Sebrae para consultorias gratuitas

O Complexo Tatuapé (CT) – formado pelos shoppings Metrô Tatuapé e Metrô Boulevard Tatuapé – fechou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às...

Sabesp informa expediente de 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo

Na próxima terça-feira, 25/1, data do aniversário da cidade de São Paulo, a Central de Atendimento Telefônico funcionará das 6h às 0h pelo telefone...

Poupatempo Guarulhos realiza neste sábado (29) o terceiro dia de mutirão para renovação de...

O Poupatempo promove, neste sábado (29), o último mutirão do mês para renovação de CNH. Em todas as unidades serão destinadas cerca de 10 mil...

Agenda especial de férias no Bosque Maia termina nesta quinta-feira

O Viveiro Educador do Bosque Maia recebeu na manhã desta quarta-feira (26) a oficina Terrário. No curso os participantes aprenderam a fazer um minijardim utilizando...

INSS começa a pagar pensões e aposentadorias com reajuste

Nesta terça-feira (25) as aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começaram a ser pagas com os valores reajustados de 2022. São...