Câmeras auxiliam monitoramento de ocorrências na cidade pela CIIG

No início da tarde desta quinta-feira, 20, as câmeras da Central de Inteligência Integrada de Guarulhos – CIIG flagraram o momento em que um homem se desequilibrou e caiu ao desembarcar do ônibus da empresa Campo dos Ouros, número 3294, que fazia a linha 812, no ponto próximo ao Trevo de Bonsucesso. A ocorrência aconteceu pouco depois do meio-dia. Agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito permaneceram no local até a chegada do Samu, que atendeu ao passageiro e acionou o Cobom. O trânsito ficou complicado, mas logo foi normalizado.

Outra ação aconteceu pela manhã na Ladeira Campos Sales, quando as câmeras mostraram claramente um poste torto levando perigo aos motoristas e pedestres. A EDP Bandeirantes foi acionada e a os agentes da STT foram deslocados para o local para interditar parte da pista e orientar o trânsito.

A este tipo de ação é dado o nome de zeladoria e já funciona em Guarulhos desde 2012 na sede da Secretaria de Transportes e Trânsito, quando da inauguração da CIIG, que agora funciona com 75 câmeras de monitoramento, sendo 25 da GCM, nos principais cruzamentos da cidade.

São 24 horas ininterruptas de fiscalização do trânsito através de um novo conceito de segurança, contando também com a agilidade dos funcionários, que acionam imediatamente agentes de transportes e trânsito, a Polícia Militar (um PM fica na CIIG atendendo 190), Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil, diminuindo o tempo de atendimento de uma ocorrência.