O jornal Folha de S. Paulo divulgou nesta segunda-feira, 4, com base em dados oficiais da Câmara dos Deputados e relatórios apresentados pelos parlamentares, que a Casa bancou 1.283 viagens ao exterior para os congressistas desde 2010. No ranking, Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) aparece em primeiro com 28. Entre as visitas de Mudalen: Canadá, China, Espanha, EUA, França, Itália, Líbano, Peru, Rússia, Suíça, Turquia. Em segundo lugar, Claudio Cajado (DEM-BA) com 25.
Ao todo, 69 países foram visitados pelos parlamentares. Os destinos mais recorrentes são Estados Unidos, Suíça e França. Como justificativas, o conhecimento de realidades diversas e estreitamento de governos. No pacote, entre as passagens aéreas e diárias, há também turismo, como aconteceu em 2015, que 20 congressistas e pelo menos oito mulheres foram à Rússia, com roteiro para Israel, Paris e uma apresentação do Lago dos Cisnes, em Moscou. Na ponta da viagem, o então presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), hoje preso.
A reportagem da Folha procurou Jorge Tadeu, que, segundo assessoria, não pode responder por estar em viagem oficial ao Panamá.