Diabéticos que necessitam das tiras de teste para medir o nível de glicemia no sangue encontram dificuldades para conseguir as fitas nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. O direito de receber gratuitamente a medicação e os materiais necessários para aplicação e monitoração da glicemia é assegurado pela Lei 11347, de setembro de 2006, assinada pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva.
A informação chegou à Redação do Click Guarulhos por meio da leitora Letícia Gimenes, que gastou cerca de R$ 400 com as tiras. A matéria foi publicada também na Folha Metropolitana desta segunda-feira, 13.
Letícia informou que quem precisa do material é a filha de 11 anos, que foi diagnosticada com a doença no fim do ano passado. Segundo ela, a UBS do Jardim Tranquilidade não tem as tiras desde janeiro, e continuou com o problema agora no início de fevereiro. A menina precisa usar pelo menos oito fitas por dia. Segundo a reportagem da FM, falta o material também nas UBSs Paraventi, Rosa de França, Vila Galvão e Pimentas.
Na coletiva de imprensa desta segunda-feira, 13, o Prefeito Guti anunciou negociação com laboratórios e outros fornecedores. De acordo com o chefe do Executivo, a dívida deixada pela administração anterior beira os R$ 71 milhões somente na Saúde. Além disso, o prefeito também disse que a falta de insumos na área é muito grande.
A Prefeitura informou que busca regularizar o problema o mais rápido possível.