Praça IV Centenário será revitalizada em mutirão neste domingo

 

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer), promoverá neste domingo, dia 18, a partir das 10 horas, mutirão de revitalização da Praça IV Centenário, no Centro.

A ação contará com uma programação cultural, com intervenções artísticas, incluindo atrações musicais e aulas de zumba.

O local receberá serviços de limpeza, conservação e a lavagem da locomotiva Dona Joaninha. A Prefeitura convida a todos para participar desta ação de cidadania para a recuperação da praça, de forma voluntária.

A praça

A praça IV Centenário recebeu esse nome em 1960, nas comemorações dos 400 anos da fundação da cidade. Ela abriga a Estação Guarulhos e a casa do chefe da estação. Existe também no local uma locomotiva semelhante às utilizadas na Estrada de Ferro Tramway Cantareira, inaugurada em 1915 e que em 1941 passou a se chamar Estrada de Ferro Sorocabana.

A Estação Guarulhos teve sua inauguração oficial em 4 de fevereiro de 1915, com uma viagem que transportou o arcebispo de São Paulo, d. Duarte Leopoldo da Silva. Após a desativação do sistema de trens de ferro da Sorocabana, no local passou a funcionar uma Escola Municipal de Educação Infantil e depois foi utilizada como sede do Arquivo Histórico de Guarulhos e pela Guarda Civil Municipal. Todas as estações de Guarulhos foram projetadas pelo engenheiro Torres Tibagy.

 

Sugere-se ler a postagem sobre a origem da locomotiva que ornamenta a praça IV Centenário: https://www.clickguarulhos.com.br/locomotiva-da-praca-iv-centenario-nunca-trafegou-em-guarulhos-conta-historiador/