domingo, 29 maio 2022
- PUBLICIDADE -
InícioCIDADEComerciantes da rua Padre João Álvares repudiam transferência da feira

Comerciantes da rua Padre João Álvares repudiam transferência da feira

 

Em mensagem enviada ao Click Guarulhos, representante dos comerciantes da rua Padre João Álvares afirma que quase todos são contrários à instalação da feira livre naquela rua, contrariando dados divulgados ontem pelo portal, nos quais o Sindicato dos Feirantes informava que a maioria dos moradores e comerciantes que haviam respondido à pesquisa que a entidade fez havia optado por aceitar a transferência para aquela via pública.

Conforme pode se verificar no texto que abaixo reproduzimos, acusa o Sindicato de ter usado uma artimanha para distorcer o resultado, entregando impressos nos quais só havia a opção “Concordo”.

O Click enviou à Assessoria de Imprensa do Sindicato de Feirantes pedido para que se manifeste a respeito. Leia resposta ao final desta postagem.

REPRODUZIMOS a mensagem que os comerciantes nos enviaram, pelo seu representante:

Valdir Carleto,

Boa tarde,

Tomamos conhecimento da sua matéria datada de 06/03/2018, e sabendo da imparcialidade desse veículo de comunicação, gostaríamos de esclarecer os fatos.

Como toda história tem dois lados, queremos informá-lo da verdadeira situação que está ocorrendo aqui na Rua Padre João Álvares.

Diferentemente do que lhe passaram, 90% dos moradores e empresários desta rua não concordam com a instalação da feira. Este problema já foi passado para a ACE – Associação Comercial de Guarulhos, para que nos ajude a tomar as devidas providências legais junto à Prefeitura.

Saiba o que ocorreu no final do ano passado com a visita do Sindicato dos Feirantes nesta rua, cujo relato segue abaixo, enviado à ACE. O Presidente da ACE, Sr. William Paneque, nos orientou a fazer um abaixo-assinado e enviar para ele protocolar junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Guarulhos.

Foram consultados todos os estabelecimentos e residências da Rua Padre João Álvares, no trecho entre as ruas Pedro Álvares Cabral e Primeiro Tenente José Maria Pinto Duarte.

Diferentemente do que está relatado na sua matéria, todos são contrários à transferência da feira para essa rua, com exceção de quatro (4) residências nas quais não tinha ninguém, e três (3) que são a favor.

Segue anexo, o abaixo-assinado que dá veracidade a nossa informação.

Atenciosamente,

Sds.

ARTIMANHA

Mensagem trocada entre empresários estabelecidos na rua Padre João Álvares e enviada ao Click Guarulhos:

No final do ano passado, recebemos a visita do Sindicato dos Feirantes de Guarulhos, aqui na Rua Padre João Álvares. Os moradores e empresas foram abordados com a seguinte pergunta: “Você concorda da feira vir para esta rua, SIM ou NÃO?

No nosso caso foi dito “NÃO”, que é a posição da maioria dos moradores e empresários que conversamos após essa visita.

A questão é como foi feita a abordagem pelo Sindicato: quando foi perguntado se concordaríamos com a feira aqui, de pronto falamos que não, pois isso iria prejudicar as empresas que estão instaladas nesta rua, pois trata-se de uma rua potencialmente comercial. Então ele solicitou que fosse preenchido um documento com os dados do morador (nome, endereço, RG). Quando estava preenchendo os dados solicitados, deparamos que no final da página estava impressa a expressão; “EU CONCORDO”. Quando indagamos a pessoa do Sindicato, ele disse que se enganou ao entregar o papel, e pegou uma folha debaixo do monte que ele trazia, e pediu para preencher novamente a outra folha onde não constava a opção “EU CONCORDO”, e pude colocar “NÃO CONCORDO”. Não nos entregaram nenhuma cópia do que preenchemos. Conversando com outros moradores da rua, nos contaram a mesma situação, pois estavam atentos e leram o que estava assinando. Agora, quantos outros, como sabemos que é costume neste País, assinaram sem ler e caíram na enganação?

Diante desta artimanha do Sindicato dos Feirantes de Guarulhos, será que conseguiríamos uma nova votação dos moradores, devidamente acompanhada por alguém da Prefeitura, para dar veracidade aos documentos assinados?

RESPOSTA DO SINDICATO

\Em relação à queixa de moradores e comerciantes da rua Padre João Álvares, de que a pesquisa sobre aceitar a feira naquela via havia sido feita de forma a distorcer o resultado, a assessoria do Sindicato dos Feirantes respondeu:

Prezado Valdir Carleto,

Nossa consulta foi realizada entre os dias 22 e 24 de novembro e com muito respeito ao morador ou comerciante local, Até porque é condição fundamental um bom relacionamento para a coexistência de uma feira, seja numa rua residencial, seja numa avenida com prevalência de comércio. O consultado recebeu uma folha com texto explicativo do objeto da consulta. Leu, assinou e colocou o RG na planilha, cujo modelo segue anexo. De fato, elaboramos uma com o CONCORDO e outra com o NÃO CONCORDO, o que absolutamente não invalida a consulta. Todas as planilhas foram anexadas ao Processo 48.745/2017, e está à disposição de parte interessada. Acreditamos que não é desqualificando a outra parte que alcançaremos a necessária convivência pacífica.

Abr.
Chico Soares
Assessor do Sindicato dos Feirantes de Guarulhos

- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,574SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Partidos têm até dia 31 para pedir registro de federações partidárias

Até o dia 31 deste mês, a Justiça Eleitoral encerra o prazo para a oficialização de federações partidárias. Inédita no país, a nova regra,...

Ray Liotta, astro de ‘Os Bons Companheiros’, morre aos 67 anos

O ator Ray Liotta nos deixou nesta quinta-feira, 26, aos 67 anos, na República Dominicana. Segundo o Deadline, o artista morreu enquanto dormia. Liotta participou...

Caixa paga Auxílio Brasil para beneficiários com NIS final 5

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (24) a parcela de maio do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de...

Receita abre consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal disponibiliza, a partir das 10h desta terça-feira (24), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)...

Últimos dias para entregar declaração do Imposto de Renda: Eniac tira dúvidas neste sábado

O Eniac – instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior – volta a abrir suas portas neste sábado, 28/05, para...