Neste ano, 47 jovens foram selecionados para participar do Parlamento Jovem 2018, projeto desenvolvimento pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) com o objetivo de dar a oportunidades aos alunos da rede municipal e particular de vivenciarem a rotina da Casa de Leis. A iniciativa propõe que os vencedores do concurso passem pela eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação de projetos de lei, bem como a tramitação nas comissões até o momento em que a proposta torna-se lei. No fim do processo, haverá uma sessão especial do Legislativo dirigida pelos jovens parlamentares.
Pela terceira vez, a guarulhense Juliana França Ribeiro, 17, foi a única da cidade a ser selecionada, dentre as 290 inscrições registradas neste ano. Ganhou destaque a sua proposta de criar programa de ensino médio para mães adolescentes que não tem a disponibilidade de frequentar uma rede de ensino, por licença médica ou por amamentar.
O projeto é totalmente dedicado às mães adolescentes que são estudantes e precisam terminar a escola, mas, infelizmente, não podem frequentar as aulas por estarem dedicadas aos cuidados das crianças. As alunas beneficiadas estudariam em casa com apenas um computador durante um ano. O curso disponibilizaria provas, vídeo aulas e demais atividades, tudo on-line.
As atividades com os jovens ocorrem entre os dias 26 e 27 de abril. Os projetos passeiam por oito categorias: agricultura e meio ambiente, defesa do consumidor, esportes e turismo, cultura e educação, saúde, transportes e urbanização, segurança pública e direitos humanos. Todos foram avaliados seguindo criteriosas regras, como efetividade da proposta, redação e originalidade.