terça-feira, 22 de outubro de 2019
Colégio Nahim Ahmad
Varejão do Ferro
Faculdades Guarulhos
Hiperfarmac
Black Rock Burger Beer
Perfumaria Soneda
Guarupass
ACE - Associação Comercial de Guarulhos
Aliança
Colégio Clip

Uma pizza para reunir a turma em Guarulhos

Por Jônatas Ferreira e Valdir Carleto
Fotos: Rafael Almeida e divulgação

Em 10 de julho comemora-se o Dia da Pizza. Mas, afinal, como surgiu esse prato tão admirado por pessoas de quase todo o mundo?

Há controvérsias quanto à origem. Da mesma forma que há registros de que os egípcios teriam sido os pioneiros em misturar farinha com água, há 6 mil anos, conta-se que os gregos teriam sido os primeiros a fazer massas a partir da farinha de trigo, de arroz ou grão de bico, assando-as em tijolos aquecidos.

Daí para o Sul da Itália, na península de Etrúria, foi um passo, servindo como alimento das camadas mais pobres da sociedade. Em Napoli, os italianos tiveram a ideia de acrescentar molho de tomate e orégano, dobrando a massa e passando a saboreá-la como um sanduíche.

Povos com melhor condição financeira passaram a acrescentar queijo, linguiça ou ovos. O hábito foi se desenvolvendo até que, no século XVI, começou a ser cultivado até na corte de Napoli. No fim do século XIV, Rafaelle Esposito preparou uma pizza para servir à rainha Margherita, por encomenda do rei Humberto I. Para homenagear a Itália, enfeitou a massa com queijo branco, manjericão (verde) e tomate vermelho. A rainha ficou fascinada com a iguaria e seu nome desde então batiza a pizza com esses ingredientes, embora pelo mundo afora haja outras variações com o mesmo nome. A verdadeira pizza Napolitana não leva queijo: apenas molho de tomate.

No Brasil, a pizza foi trazida pelos imigrantes italianos já no século XX e ganhou inúmeros nomes e recheios. Como boa parte da colônia instalou-se em São Paulo, é natural que em nosso estado a pizza tenha consumo mais cotidiano do que em outros lugares do País, ainda que esteja presente por todo ele.

Guarulhos conta com centenas de pizzarias, a maioria das quais fornecendo apenas para viagem ou pelo sistema delivery. Nas noites, motoqueiros cruzam as mais diversas regiões da cidade entregando pizzas, todos os dias, principalmente nos fins de semana. Nas pizzarias que contam com espaço para servir, é corriqueira a cena de famílias e grupos de amigos em torno de uma mesa, festejando aniversários ou alguma outra data; ou mesmo sem motivo algum. Afinal, sempre é motivo para devorar uma redonda.

A Senhora Pizza

Com salão para consumo no local, para viagem ou no sistema delivery, a Senhora Pizza conquistou público cativo na região de Gopoúva e Vila Augusta. Um dos diferenciais que a caracterizam é a utilização da farinha italiana de fermentação lenta, “5 staggioni”, ou seja, cinco estações. A grande variedade de pizzas do cardápio também pode ser produzida com massa tradicional. A pizza que leva o nome da casa contém bastante molho de tomate, muçarela de búfala e folhas de manjericão. A Barcelona tem camarões salteados ao alho e óleo, cebola, tomate e muçarela ou Catupiriy ou Philadelphia. A borda recheada vulcão é especialidade. Quem preferir pode optar pelos 6 sabores vegetarianos Fit.
Tels. 2788-9009 98844-9812 Rua Cônego Valadão, 628, Vila Augusta

Pallazze Pizzaria

Com mais de 80 sabores de pizzas e esfihas no menu, a casa funciona no sistema delivery. Destaque para o sabor carne seca em que a carne é refogada com cebola e alho e que leva muçarela ou catupiry; de abobrinha com muçarela de búfala, gratinada com parmesão; e a de alcachofra com alcaparras e cobertura de catupiry ou muçarela. Há ainda opções doces, como banana com leite condensado e canela; Romeu e Julieta feita com goiabada, muçarela, leite condensado e canela; sendo o principal destaque a de Nutella com morangos. Funciona de domingo a quinta, das 18h às 23h30; sexta, sábado e feriados, das 18h à 0h. Informações: 2422-4144 / 2414-0003 / 2414-1670 Endereço: Av. Guarulhos, 1.573, Vila Augusta

Alameda Real

O restaurante, bastante conhecido por seus pratos à la carte, também é especialista em pizzas. Com massa fina, crocante e assada no forno a lenha, destacam-se como carros-chefes os sabores “Alameda”, com muçarela, presunto, palmito e ervilha; “Do Chefe”, feita de palmito, catupiry e salsa; e a “Vegetariana”, composta por tomate, milho, palmito, ervilha, brócolis, champignon, muçarela e cebola. Também há pizzas doces. As pizzas são servidas de terça a sábado, das 18h às 23h30. Delivery aos sábados, das 18h às 23h. Informações: 2453-4510 / 2453-4666 / 94146-8213 (WhatsApp) Endereço: Alameda Yayá, 468, Torres Tibagy

Em breve, Forneria Presidente

Está em fase de acabamento uma nova casa, que promete chamar a atenção dos guarulhenses amantes da gastronomia. A Forneria Presidente terá 180 lugares, incluindo mezanino; além de mais alguns no bar.

O forno a lenha terá duas chaminés em tijolos de barro e é um dos diferenciais que os empreendedores querem implementar na casa. Além de pizzas, servirá diversos pratos e terá também serviço delivery.

Como se trata de uma via de grande movimento, uma preocupação foi com estacionamento, que funcionará em um imóvel ao lado, para maior comodidade dos clientes. A previsão de inauguração é para a segunda quinzena de julho. Av. Pres. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2151, vila Augusta.

Padaria, um oceano de delícias

As inúmeras padarias do Brasil já não são mais aqueles locais pequenos e simples que somente vendem pãezinhos. Hoje, impulsionadas pela forte concorrência tanto de preço quanto da variedade de estabelecimentos que fornecem produtos panificados, como supermercados, confeitarias, sacolões e outros, as panificadoras mostraram um novo modelo de negócios, sendo muitas padarias verdadeiros pontos de encontro para negócios e conversas informais, com um mix de produtos que atendem a todos os gostos.
Um sinal disso é o levantamento do Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria, feito em 2018, o qual aponta que saúde, sabor, frescor e indulgência são os principais fatores que os consumidores buscam em relação aos produtos panificados.

A indulgência nada mais é que o termo destinado ao consumidor que deseja ter sua vontade saciada, mas não quer afetar sua rotina saudável. “Se anteriormente o consumidor buscava uma torta de chocolate como opção para o momento de compra, agora ele deseja que essa torta seja servida em fatias menores, porções suficientes para atender sua vontade mas sem deixar culpa. Se o produto tiver opção sem açúcar, diminuição de corantes e conservantes ou versão light, melhor ainda”, explica o levantamento.

No entanto, apesar das padarias terem ampliado a oferta de produtos, o carro-chefe continua sendo o pão, um dos alimentos mais queridos do mundo – no Brasil, então, nem se fala. A receita dessa iguaria democrática é considerada uma das mais antigas, tendo participação importante na trajetória e desenvolvimento da humanidade. Sua história está ligada a povos como os egípcios, hebreus, franceses e ingleses. Afinal, é incrível como uma receita consideravelmente simples pode resultar em uma variedade tão grande de produtos.

No Brasil, o pão francês continua sendo o principal produto das padarias. Tanto essa tradicional opção, quanto derivados, não têm horário para serem servidos, podendo estar nas mesas no café da manhã, no lanche da tarde ou durante uma refeiçãozinha à noite.
Em comemoração ao Dia do Panificador, 8 de julho, a revista Weekend separou opções de padarias que agregam todas as necessidades atuais do consumidor, como mix de produtos, ambiente aconchegante e preço justo. Confira.

Padaria Nova Guarulhos

De portas abertas há mais de 30 anos, além de ser bem conhecida na cidade, a padaria Nova Guarulhos é tradicionalíssima na região da Vila Augusta. Obviamente, o destaque vai para o pão francês, mas quem vai ao estabelecimento também encontra outros tipos de pães, como o italiano tradicional e os recheados. Há ainda mais opções: catarinas doces e salgadas, bolos secos e confeitados, baguetes, tortas salgadas e doces e uma linha de pães light e bolos sem lactose. Além das várias opções, a casa tem espaço para refeições à la carte, balcão para cafés, lanches rápidos, pizza em pedaço de diversos sabores e, aos finais de semana, frango assado com batata e farofa. A padaria tem convênio com estacionamento. Funciona diariamente, das 6h às 22h. Informações: 2422-7188 Endereço: Rua Albino Fantazzini, 90, esquina com a avenida Guarulhos, Vila Augusta.

Maria Cereja

A Maria Cereja faz parte da vida dos guarulhenses há mais de 25 anos. E quem vai ao local consegue encontrar o que tem de melhor em padaria, restaurante, doceria, lanchonete e até pizzaria. O pãozinho francês é um dos mais solicitados, mas a variedade de produtos é tão grande que fica difícil levar apenas esse único item para casa. Em datas comemorativas, como Natal e Páscoa, a padaria costuma produzir panetones e colombas de marca própria, e as receitas fazem sucesso entre a clientela. A doceria é um capítulo à parte. Há bolos e doces para todos os gostos. Na parte de lanches, destaque para o Miró, Goya e Picasso. No menu de pratos, por exemplo, os preferidos são o Timóteo Penteado e o Paulo Faccini. O cardápio do estabelecimento é tão completo, que é possível aproveitar do café da manhã até o jantar: no período da noite, as pizzas inteiras ou em pedaço são as mais procuradas. Em comemoração ao Dia da Pizza, 10 de julho, a casa fará a promoção “Compre uma pizza, ganhe um brotinho”. Informações: 2443-2202. Endereço: Avenida Paulo Faccini, 1.287, Jardim Maia.

- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

26,561FãsCurtir
994SeguidoresSeguir
716SeguidoresSeguir
318InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Mais de 525 toneladas de resíduos foram retiradas de praias com óleo no Nordeste

Mais de 525 toneladas de resíduos foram retiradas das praias do litoral dos estados da Região Nordeste atingidas por manchas de óleo,...

Defesa Civil testou técnicas de salvamentos

A 9ª edição do Desafio Cross da Defesa Civil testou habilidades físicas e técnicas para salvamentos em terra, altura e água no...

Projeto ELAS debate empoderamento feminino com palestras e shows de dança do ventre

O Projeto "Empatia, Luta Arte e Sororidade" (ELAS) chega à sua segunda edição neste sábado, 26, e tem programação em Guarulhos (SP),...

Justiça de São Paulo revoga prisão domiciliar de Roger Abdelmassih

A Justiça de São Paulo revogou nesta quinta-feira (17) o benefício de prisão domiciliar humanitária do ex-médico Roger Abdelmassih, condenado a mais...

Zoológico de Guarulhos promove oficinas sobre escorpiões nesta sexta

Nesta sexta-feira (18) e na próxima quinta (24), o Zoológico de Guarulhos, no Jardim Rosa de França, promove duas edições, às 9h...

Latam cancela todos os voos saindo de Santiago, no Chile

A situação no Chile, com protestos e toque de recolher decretado pelo Exército, levou a companhia aérea Latam a cancelar todos os...

Governo libera orçamento de universidades federais

O Ministério da Educação anunciou nesta sexta-feira (18) o descontingenciamento do orçamento das universidades federais, que foi possível a partir de um...

Caixa inicia nesta sexta-feira pagamento do FGTS para não correntistas

A Caixa Econômica Federal inicia nesta sexta-feira (18) mais uma etapa de liberação do Saque Imediato do Fundo de Garantia do Tempo de...

Dupla Sá e Guarabyra se apresenta neste domingo no Sesc Guarulhos

A dupla Sá & Guarabyra se apresenta no Sesc Guarulhos com seu novo trabalho, Cinamomo, que traz canções em novos arranjos para...

Bolsonaro chega ao Japão em giro por Asia e Oriente Médio

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou nesta segunda-feira (21) em Tóquio, no Japão, onde começa a sua viagem por cinco países da Ásia...