Foto: Fabio Nunes Teixeira

A Prefeitura de Guarulhos lançou, em versão beta, o aplicativo de zeladoria colaborativa ‘Cuida Guarulhos’, nesta quarta-feira, dia 11.  Com a ferramenta, o cidadão poderá enviar fotos e/ou vídeos a uma equipe da Secretaria de Governo que, posteriormente, encaminhará os problemas aos setores responsáveis, como Saae, Proguaru e Secretaria de Obras, a fim de dar seguimento à denúncia. Ao término da queixa, o denunciante receberá um número de protocolo com o qual será possível acompanhar a solicitação pelo celular.

Durante o evento, foram disponibilizados 200 downloads do App, que será testado pelos próximos 90 dias. Após esse período, o mesmo estará disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play. Nessa versão do aplicativo, estão disponíveis dois serviços de manutenção da cidade: tapa-buracos e iluminação pública.

Além disso, foram dispostas informações de utilidade pública dentro da ferramenta, tais como a agenda cultural, contatos do Departamento de Proteção Animal, notícias da cidade, consulta de multas, endereços e telefones das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Pronto Atendimento (UPA) e acesso rápido ao Diário Oficial. A empresa prestadora do serviço tecnológico é a Five Tec, a mesma que atua na Prefeitura de São Paulo e do Rio de Janeiro.