domingo, 25 julho 2021
InícioDESTAQUEGuarulhos passará a multar quem desperdiça água

Guarulhos passará a multar quem desperdiça água

Decreto do prefeito Guti publicado na sexta-feira, 10, no Diário Oficial do município estabelece multa de R$ 210,54 para quem desperdiçar água em Guarulhos. A penalização incidirá sobre lavagem de carros, calçadas e demais ambientes particulares com mangueira, além de irrigação paisagística e enchimento e troca de água de piscinas.

Uma das exceções previstas é a utilização da água de reúso quando possível. Ou seja, quando a lavagem é feita com o reaproveitamento de água de máquina de lavar, de chuva ou até mesmo de poços, desde que comprovada sua origem quando da visita da equipe de fiscalização. Caso o infrator seja multado, ele terá a possibilidade de se defender nos termos da lei municipal 3.573/90, sob pena de inscrição na dívida ativa do município.

O decreto é publicado em um momento de escassez de água não apenas em Guarulhos, mas no país de um modo geral. O Sistema Cantareira, por exemplo, está com 39,8% de sua capacidade, contra 51,9% do Alto Tietê – ambos abastecem a maior parcela da população guarulhense. Já o reservatório Cabuçu, em Guarulhos, está com menos da metade de sua capacidade. A média histórica de chuvas para os sete primeiros meses do ano no Cantareira é de 950 milímetros, mas em 2018 choveu apenas 661 milímetros.

Além disso, o consumo de água em Guarulhos, em junho e julho deste ano, foi 30% maior na comparação com o mesmo período de 2016 e 2017. O guarulhense gasta em média 200 litros de água por dia, contra os 110 litros recomendados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Isso prejudica o abastecimento, ainda que o desperdício por vazamentos nas tubulações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) seja o quarto menor (18%) entre as cem maiores cidades do país, de acordo com o Instituto Trata Brasil.

O Saae Guarulhos colocará a partir desta semana funcionários na rua para realizar a fiscalização. Mas a ajuda da população é fundamental para que todos se beneficiem da economia de água. Denúncias poder ser feitas pelo telefone 0800-101042, pelo WhatsApp (11) 99983-4217 ou através do email saae@saaeguarulhos.sp.gov.br. O sigilo é garantido.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,400SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

PF diz não haver indícios de participação do prefeito Guti e do secretário da...

Os delegados Márcio Magno e Fabrício Martins concederam entrevista coletiva à Imprensa a respeito das duas operações. Informaram que foram cumpridos 21 mandados de...

Cidade de São Paulo identifica quatro novos casos da variante Delta

Quatro novos casos de pessoas infectadas pela variante Delta, cepa identificada inicialmente na Índia, foram confirmados nesta quarta-feira (21) na cidade de São Paulo. Com isso, a capital paulista já soma 12 casos.

Câmara Municipal divulga nota oficial sobre operações da PF

A Câmara municipal de Guarulhos divulgou a seguinte nota a respeito das operações da Polícia Federal realizadas nesta quarta-feira na cidade: O Poder Legislativo de...

Conmebol adia jogo entre Fluminense e Cerro Porteño pela Libertadores

A Conmebol adiou o jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores entre Cerro Porteño e Fluminense, após a morte do filho...

Estudo: anticorpos de quem teve Covid-19 não protegem contra variante

Estudo internacional com participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) revela um mecanismo que explica o motivo pelo qual ocorrem as reinfecções...