quinta-feira, 30 junho 2022
PUBLICIDADEspot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioDESTAQUESupermercado põe montanha de lixo na avenida Brigadeiro Faria Lima

Supermercado põe montanha de lixo na avenida Brigadeiro Faria Lima

 

Moradores do Jardim Jovaia e imediações denunciam o hábito do Supermercado Mix, situado na avenida Brigadeiro Faria Lima, 1568, Jardim Testai, de colocar todo lixo orgânico do estabelecimento no leito da via pública, o que atrapalha o trânsito e a passagem de pedestres.

O problema é ainda mais grave quando chove, como se pode ver nas fotos. A enxurrada acaba sendo desviada para o meio da avenida e para a calçada, impedindo a passagem de pedestres. Pior ainda é que carrega sacos de lixo em direção à praça dos Aviadores. Em dias de chuva mais forte, o lixo do supermercado acaba sendo arrastado para o córrego que atravessa a praça e vai se juntar ao córrego dos Japoneses, ao longo do qual é comum haver enchentes.

A queixa está sendo enviada à Prefeitura, que deve tomar providências para determinar ao estabelecimento que acondicione o lixo em local próprio. Deve apurar, também, quem faz a coleta desse material, pois os caminhões que recolhem o lixo domiciliar não podem retirar o que é produzido por grandes geradores de resíduos.

O site www.mixsupermercados.com.br não contém e-mail para o envio de questionamento à sua direção. O espaço está aberto à sua manifestação, se assim o desejar. Nosso e-mail é [email protected] e o WhatsApp é 98849-7425.

 

 

RESPOSTA DA PREFEITURA

Em resposta à matéria sobre o Supermercado Mix, que amontoa sacos de lixo no leito da avenida Brigadeiro Faria Lima, prejudicando pedestres e veículos, a Prefeitura respondeu, por intermédio da Assessoria de Imprensa:

“A Secretaria de Serviços Públicos informa que a fiscalização do Departamento de Limpeza Urbana compareceu ao local nesta segunda feira (07), e notificou o estabelecimento, que possui 30 dias para providenciar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos -PGRS nos termos da Lei Federal nº 12.305, de 02/08/2010, e do Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos de Guarulhos. A fiscalização também orientou os responsáveis quanto aos dias e horários corretos para disposição dos resíduos para coleta”.

Estranhando o último trecho da nota, o Click questionou sobre qual o volume permitido para que estabelecimentos comerciais que geram grande quantidade de lixo possam se valer da coleta domiciliar.

Eis a resposta: “A Prefeitura saberá se o estabelecimento se enquadra no perfil de grande gerador após a análise do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos -PGRS. São considerados grandes geradores as indústrias, os estabelecimentos comerciais e os prestadores de serviços que geram volume igual ou superior a 200 (duzentos) litros por dia de resíduos sólidos, e os condomínios comerciais e mistos (empresariais e residenciais) que geram volume igual ou superior a 1.000 (mil) litros por dia. Estes estabelecimentos não são atendidos pelo serviço de coleta normal”.

 

OPINIÃO

A fiscalização da Prefeitura deveria ter mecanismos para aferir o volume de lixo dispensado pelos estabelecimentos, sem ter de depender de relatórios que os próprios terão 30 dias para apresentar.

Além do mais, a resposta cita o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos -PGRS, mas o lixo deixado na avenida é material orgânico e não sólido.

A julgar pelo monte fotografado e pelos vários sacos que já haviam sido arrastados pela enxurrada, parece evidente que continha muito mais de 200 litros de lixo.

Enfim, aguardemos os resultados.

Valdir Carleto

PUBLICIDADE
PUBLICIDADEspot_img
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,595SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Covid, gripe ou resfriado: quando procurar atendimento médico?

Com o início do inverno, as doenças respiratórias vêm à tona e qualquer espirro ou coriza logo nos faz questionar se estamos passando por...

Campanha alerta para doença oftalmológica que afeta 5% dos guarulhenses

Se você já sentiu aquela coceira nos olhos e os esfregou por alguns segundos, saiba que essa prática pode levar a uma doença oftalmológica...

Museu do Futebol promove atividades esportivas gratuitas nas férias de julho

Atividades físicas são conhecidas pelos inúmeros benefícios que trazem para o corpo e a mente humana. Pensando nisso, o Museu do Futebol lança o projeto Com a...

Vacina Mais: conselhos e OMS lançam campanha de incentivo à vacinação

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou, nesta quarta-feira (29/6), em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e os conselhos de Secretários...

Mega-sena acumulada teve ganhador em São Paulo

Uma aposta da cidade de Diadema, em São Paulo, acertou as seis dezenas do concurso 2.494 da Mega Sena, realizado na noite de ontem...