Demora na farmácia de alto custo causa novas queixas

Da entrada à retirada do remédio costuma demorar 1h30; em caso de "encaixe", pode demorar até 4h - Foto: VC Repórter

Uma pessoa que esteve na manhã desta sexta-feira, 22, das 7h33 às 9h na Farmácia de Alto Custo do Governo do Estado, no Gopoúva, afirma que a população mais necessitada de Guarulhos está sendo punida de maneira totalmente arbitrária. Não citaremos o nome, por nossa iniciativa, para preservá-la.

“Ocorre que as pessoas, na sua grandíssima maioria, são idosas e para a retirada dos medicamentos sempre foi fixada uma data. Se por algum imprevisto a pessoa não pudesse vir no dia agendado, tinha até o final do mês respectivo para retirada do medicamento. Pois bem, importante esclarecer que isso não se alterou: continua da mesma forma. O problema é que algum burocrata da unidade de entrega de medicamento, com base eu seu pensamento, uma verdadeira ‘usina do mal’, sem qualquer respaldo legal, ainda que com base em alguma portaria, resolveu dar um jeito de punir quem não vem no dia agendado. Esses são rotulados como “encaixes”, fazendo com que fiquem horas intermináveis ‘esperando’, o tal do encaixe”, reclamou.

Segundo ele, a consequência prática é que para essas pessoas, cujo tempo de espera era de uma hora e 30 minutos, agora passou para três horas. “Em alguns casos, se a pessoa não chega antes das 7h (horário de abertura ), pode ter de esperar por quatro horas, causando um tumulto enorme e desnecessário”, disse.

“Ainda que seja aplicado o tal ‘encaixe’, o problema é que no início do expediente não há nenhum critério, como se pode ver do resumo abaixo; após mais de uma hora da abertura da unidade, como ‘punição’, passam as pessoas a serem chamadas, uma a cada 5 minutos em média.

O reclamante cronometrou o atendimento: “chegada na fila às 6h30, senha 5014; às 7h40, senha 5000; às 7h55, senha 5003 – veja o tempo de uma chamada para outra, quase 40 minutos. Às 8h30, senha 5005; às 8h35, senha 5006; às 8h40, senha 5007; às 8h50, senha 5011; às 8h55, senha 5012 e às 9h, senha 5014. Isso porque a chamada vai acontecendo conforme as pessoas vão reclamando, o que é um verdadeiro absurdo”, conclui.

Outro lado

O Click Guarulhos encaminhou a demanda à Secretaria de Saúde do Estado e aguarda resposta, que seja publicada assim que chegar à redação;