quarta-feira, 10 agosto 2022
PUBLICIDADE
InícioCANAISSAÚDEEm SP, ação da campanha Junho Lilás reforça o teste do pezinho

Em SP, ação da campanha Junho Lilás reforça o teste do pezinho

 

Para chamar atenção para a importância do teste do pezinho nos bebês, a campanha Junho Lilás realiza hoje (24) uma ação na Estação de Metrô Hospital São Paulo com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de fazer a triagem neonatal e ampliar a cobertura dos exames.

A ação é uma parceria da ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô de São Paulo, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae ) de São Paulo, pioneira no teste do pezinho na América Latina.

A campanha Junho Lilás está na terceira edição e foi lançada no último dia 6 pela organização, em parceria com a União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert).

Teste

O teste do pezinho é um exame rápido que pode impedir o desenvolvimento de doenças genéticas e metabólicas no bebê, que podem levar à deficiência intelectual. O exame gratuito é obrigatório e deve ser realizado em todo e qualquer recém-nascido – preferencialmente, entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê.

O teste básico – em que gotinhas de sangue do calcanhar do bebê são coletadas – é composto por seis diagnósticos:  fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, deficiência de biotinidase, anemia falciforme e demais hemoglobinopatias e fibrose cística.

“O hipotireidismo congênito é diagnosticado,em torno de 1 a cada 4 mil crianças. A doença é tratada com hormônios administrados preventivamente, e por toda a vida, para fazer com que a criança se desenvolva normalmente, sem deficiência intelectual. O bacana é isso:  é possível fazer o diagnóstico precoce e a criança terá uma vida normal”, disse a supervisora do laboratório da Apae, a farmacêutica bioquímica Sônia Hadachi.

Ação

Durante a ação de hoje, profissionais do laboratório da Apae de São Paulo vão oferecer orientação aos passageiros do metrô, esclarecendo sobre as doenças que podem ser diagnosticadas na triagem neonatal. Também serão distribuídos panfletos didáticos.

A supervisora destascou que as mulheres que fizeram parto em casa devem levar o bebê, logo após o nascimento, para fazer o teste.

“É recomendado procurar imediatamente um posto de coleta do teste do pezinho, o que pode ser feito na Apae, ou no hospital de referência, ou erm uma unidade básica de saúde mais próxima da sua residência. O certo é fazer a coleta preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida, porque o exame, quando houver alteração, a confirmação do diagnóstico deve ser feita em tempo hábil para iniciar o tratamento o mais rápido possível, antes da manifestação dos sintomas.”

*Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,613SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Risco de surto de pólio preocupa especialistas; prevenção é possível com vacinação

O caso de poliomielite identificado nos Estados Unidos e a queda na taxa de vacinação no Brasil reacenderam uma preocupação que havia sido sanada...

Estudantes das Etecs conquistam 270 medalhas em Olimpíada de Astronomia

A participação de estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) tem se tornado cada...
Eliana Galvão Dias

Traduzindo para leigos o que mudou no Código de Processo Civil

Eliana Galvão DiasAdvogadaMestre pela PUC/SP – Relações Sociais e Jurídicas Em 2015, houve alterações em muitos pontos do Código de Processo Civil, o que tem...

Rede Emílio Ribas contará com 93 hospitais para combater a varíola dos macacos no...

O Governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (4) o lançamento da Rede Emílio Ribas de Combate à Monkeypox (varíola símia, popularmente conhecida como...

Inaugurada a Churrascaria D’Brescia em Guarulhos

Foi inaugurada para convidados, na quinta-feira, 28, a unidade de Guarulhos da rede de churrascarias D'Brescia, na avenida Antonio de Souza, 186, loja 3,...