sexta-feira, 27 maio 2022
- PUBLICIDADE -
InícioDESTAQUESempre é tempo para estudar. Metade do ano: ainda dá tempo de...

Sempre é tempo para estudar. Metade do ano: ainda dá tempo de cursar faculdade

 

Carlos Augusto Manço (foto em destaque) é um desenhista, morador de Ribeirão Preto (SP), que, com 90 anos de idade, resolveu cursar arquitetura e urbanismo. Prestou vestibular, passou e tem sido alvo de reportagens, nas quais relata por que quis voltar aos bancos escolares, quais os receios que teve e tem, e como tem sido relacionar-se com os colegas de classe, mais novos que seus netos. No pé da página segue o link para quem quiser saber mais sobre ele e sua experiência.

O caso de Carlos Augusto serve de referência para quem não se matriculou no início do ano e acha que não está mais no tempo de fazer um curso superior em 2019. E também para quem pensa que passou da idade de voltar a estudar.

O mundo evolui seguidamente, profissões que eram importantes deixaram de ser e novas funções surgiram e predominam em várias áreas. Ter um diploma de curso superior, no entanto, continua sendo um imprescindível diferencial, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Além disso, para a autoestima também é de suma importância. O exemplo de Carlos Augusto Manço ilustra bem, pois, aos 90 anos, o diploma de arquiteto pouco lhe será útil, mas representa muito para o desenhista que alimentava esse sonho há tempos.

Guarulhos ganhou novas alternativas para quem quer cursar faculdade, tanto de forma presencial quanto na modalidade a distância. Aliás, cabe ressaltar que os cursos de EAD têm a mesma validade e são reconhecidos pelas empresas, sem restrições. Trata-se de uma solução econômica e prática para quem tem pouco tempo, bastando que tenha boa disciplina para estudar e fazer as tarefas nos prazos determinados.

A Weekend elaborou um roteiro dos cursos disponíveis, com os respectivos meios de contato com as faculdades da cidade. Há opções em todas as áreas, muitas delas com vestibulares abertos. Não há mais desculpa para acomodar-se: sempre é tempo para estudar!

Anhanguera
Tem cursos de graduação e tecnológicos, nos turnos da manhã e da noite, em áreas diversas, passando por ciências humanas, comunicação, saúde e tecnologia. Há também cursos semipresenciais e 100% online, de graduação, extensão e pós-graduação. A lista completa de cursos e carreiras pode ser consultada no site.
Rua do Rosário, 300, Macedo.
Av. Papa Pio XII, 290, Macedo
Tel. 2107-1900 – www.anhanguera.com

Faculdade Eniac
O Centro Universitário Eniac é uma instituição educacional e tecnológica voltada para o futuro e reconhecido nacionalmente. Os cursos de bacharelado têm no mínimo 3 mil horas de unidades curriculares conceituais e práticas voltadas às exigências do mercado. Nos cursos superiores de tecnologia, a grade curricular é estruturada em módulos e acompanha as necessidades do profissional em tempo real.
Rua Força Pública, 89, Centro
Tel. 2472-5500
Facebook: /cfeniac | www.eniac.com.br

Faculdades Guarulhos
Em atividade há 47 anos, oferecem cursos de administração, ciências biológicas, enfermagem, fisioterapia, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e psicologia; pós-graduação lato sensu nas áreas da saúde e educação. Oferecem também o Programa de Benefícios e Parcerias, a partir do qual são feitos convênios com empresas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor, e adesão a programas governamentais, como o ProUni.
Rua Barão de Mauá, 95, Centro, Guarulhos
Tel. 2409-3533 / 2409- 3719 / 0800-7716833
www.fg.edu.br
www.faculdadesdeguarulhos.edu.br]

Faculdade Academus

Estão abertas as inscrições para o curso superior de pedagogia, a distância, na Faculdade Academus, que obteve do MEC a avaliação 4 (na escala de 1 a 5). A Academus Centro de Formação Continuada iniciou em 2016, como instituição voltada à formação inicial e contínua de profissionais nas áreas de Educação e Saúde, realizando o sonho de seu fundador, o professor Fábio Cardoso dos Santos. Com o compromisso de preparar as pessoas para atuarem com excelência em suas respectivas áreas, desenvolve a parte cognitiva – teoria e prática, e promove o desenvolvimento pessoal e afetivo dos alunos. Iniciou com cursos de extensão, aperfeiçoamento, concursos públicos, cursos livres e profissionalizantes, pré-vestibular e de pós-graduação, sendo este último, com certificado emitido em parceria com outras instituições credenciadas pelo Ministério da Educação – MEC. Em 2017, mudou-se para novo e mais amplo prédio e obteve do MEC a transformação em Faculdade Academus – FAAC. “Temos por objetivo formar cidadãos globais, tecnologicamente capacitados e socialmente responsáveis, por meio de cursos de graduação (futuramente divididos entre licenciaturas, bacharelados e tecnólogos), pós-graduação e extensão, pertencentes a um amplo projeto de formação com foco na excelência do ensino, balizado por sólidos princípios éticos e de comprometimento com o indivíduo e a sociedade”, afirma o fundador. Aponta como cursos de excelência: psicopedagogia clínica e institucional e Neuropsicopedagogia. Graduação EAD de licenciatura em pedagogia; vários cursos de pós-graduação Lato Sensu na área da Educação; Programa Especial de Formação Pedagógica; cursos de extensão e aperfeiçoamento. Ele destaca a oportunidade de cursar pedagogia por EAD, já neste segundo semestre.
Av. Bom Clima, 106
Jardim Bom Clima
Tel. 2600-5536 / 99996-8885

Faculdade Progresso

Oferece os cursos de graduação em administração, direito, licenciatura em pedagogia, graduação tecnológica em gestão de recursos humanos e logística, além de complementação pedagógica (segunda graduação) em pedagogia. Os cursos são autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação com nota 4, na escala de 1 a 5. A Direção afirma que conta com professores mestres e doutores, biblioteca digital, lousa digital e interativa em todas as salas de aulas. Na pós-graduação oferece cursos nas áreas de educação e gestão, além de cursos de extensão de curta duração. A instituição participa de projetos culturais e comunitários e mantém convênios e parcerias com entidades empresariais, sindicatos e associações, para concessão de descontos.
Av. Dr. Timóteo Penteado, 4525, Vila Galvão
Tel. 2452-8844 ou Whatsapp 95310-0001
www.faculdadeprogresso.edu.br | Facebook: Faculdade Progresso

Fatec
Em atividade desde 2007, a unidade de Guarulhos da Faculdade de Tecnologia, vinculada ao Centro Paula Souza, tem como missão formar profissionais capacitados para atender a demanda da área de gestão, produção, logística e transporte. Oferece os cursos superiores de tecnologia em logística, logística aeroportuária, comércio exterior e gestão da produção industrial. A nova sede própria fica no Parque Cecap, onde também funciona a Etec, ao lado da DRE – Guarulhos Norte.
Rua Cristóbal Claudio Elilo, nº 88, Parque Cecap
Tel. 2229-0392 / 2229-0393
www.fatecguarulhos.edu.br

FIG-Unimesp
Primeira instituição de ensino superior de Guarulhos, com mais de 50 anos de existência, oferece os seguintes cursos: bacharelado de administração, contábeis, direito, educação física, serviço social e engenharia civil; educação tecnológica: design gráfico, design de interiores, gestão de RH e logística; licenciatura: educação física, pedagogia e educação artística.
Vestibular agendado: ? 0800-559330
ou e-mail: [email protected]
Av. São Luís, 315, Vila Rosália.
Tel. 3544-0333
www.fig.br

Faculdade de Guarulhos do Grupo Universidade Brasil
O Grupo Universidade Brasil reúne 68 Faculdades, uma Universidade e 4 campi. Presente em dez estados do Brasil, atua em todos os níveis de ensino: licenciatura, bacharelado e tecnológico, nas modalidades presencial e EAD: administração, ciências contábeis, enfermagem, farmácia, odontologia, pedagogia, processos gerenciais, recursos humanos, logística e gestão financeira.
Av. Guarulhos, 1.844, V. Augusta
Tel. 2423-2570.
www.vestibular.universidadebrasil.edu.br

Faculdade Torricelli

Voltando ao cenário depois de cinco anos, a Faculdade Torricelli oferece cursos de engenharia mecatrônica, engenharia de produção, administração e ciências contábeis. O Ministério de Educação analisa o pedido de instalação também do curso de engenharia elétrica. O mantenedor, professor Paulo Roberto Cesso, afirma que os cursos envolvem teoria e prática simultaneamente, pois são focados em projetos reais. “Alunos de administração, por exemplo, estão envolvidos junto com os de engenharia de produção em obter soluções para problemas enfrentados por empresas locais. “Eu não voltaria ao mercado para fazer mais do mesmo. Nossos cursos são inovadores. As salas de aula são invertidas, com no máximo 50 alunos, que trabalharão em grupos e poderão usar ‘chromebooks’”. Todo o conteúdo estará disponível na nuvem, pelo Google Education.
Rua do Rosário, 313, Macedo
Tel. 2183-8550
www.faculdadetorricelli.com.br

IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SP
Cursos gratuitos: técnicos integrados ao ensino médio em mecatrônica e informática para internet e também cursos técnicos (concomitante/subsequente) em automação industrial e informática para internet. Cursos superiores em análise e desenvolvimento de sistemas, engenharia de controle e automação, licenciatura em matemática e tecnologia em automação industrial. Pós-graduação em gestão de projetos em desenvolvimento de sistemas e software. Vagas dos cursos técnicos e pós-graduação preenchidas por processo seletivo próprio; superiores, pelo Enem.
Av. Salgado Filho, 3501, V. Rio de Janeiro
Tel. 2304-4251 / 2304-4252
www.ifspguarulhos.edu.br

Unicesumar – EAD
Com 26 anos de história, tem sede em Maringá (PR), é o nono maior grupo educacional do Brasil, com 80 mil alunos. O polo Guarulhos de EAD oferece 37 cursos de graduação e 34 cursos de pós-graduação. Cursos: gastronomia, design de moda, design de interiores, pedagogia, administração, licenciatura em educação física e mais diversos cursos na área de gestão, tecnologia e educação. Alguns não estão disponíveis em Guarulhos.
Rua Coronel Raul Furquim, 171, Centro
Tel. 2464-9998/0800 600 63 60

Unifesp – Universidade Federal de São Paulo
A Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de SP oferece cursos de bacharelado e de licenciatura em ciências sociais, filosofia, letras e história; bacharelado em história da arte e licenciatura em pedagogia. Cursos nos turnos vespertino e noturno. Tem também pós-graduação (mestrado e doutorado) nas áreas de filosofia, letras, ciências sociais, educação, história, história da arte e mestrado profissional em ensino de história.
Estrada do Caminho Velho, 333, Pimentas
Tel. 5576-4848

Unisa
A Universidade Santo Amaro – Unisa tem inscrições abertas para cursos a distância (EAD) nos polos localizados em Guarulhos. Com 50 anos de fundação, a instituição tem forte atuação no município, com unidades no Centro, em Pimentas, Poli Shopping, Shopping Bonsucesso e Shopping Internacional. São oferecidos mais de 100 cursos, nas áreas biológicas e da saúde, ciências humanas e sociais, ciências exatas, além dos cursos tecnológicos. A Unisa oferece ainda pós-graduação em todas as áreas.
Inscrições pelo site www.unisa.br.
Rua João Gonçalves, 471, Centro
Tel. 2087-1248

Universidade Braz Cubas
O polo de EAD da Universidade Braz Cubas em Guarulhos oferece cursos de: administração, biologia, ciências contábeis, engenharia de produção, formação pedagógica em letras para bacharéis e tecnólogos; geografia, gestão hospitalar, história, letras, matemática, pedagogia, química, segunda licenciatura em letras e em pedagogia para licenciados, segurança pública, serviço social, tecnologia de gestão ambiental, análise e desenvolvimento de sistemas, gestão de RH, financeira e logística.
Av. Esperança, 176 – Centro
Tel. 2443-1988

Universidade São Judas
Considerada a terceira melhor universidade privada do Estado de SP, chegou a Guarulhos no início de 2019. Cursos disponíveis para ingresso no segundo semestre: administração de empresas, biomedicina, ciências contábeis, comércio exterior, engenharias civil, de produção, elétrica e mecânica; farmácia, gestão comercial, da aualidade, de RH e financeira; logística, marketing, nutrição, pedagogia e processos gerenciais.
Vestibular Agendado: usjt.br/vestibular
Tel. 2799-1677
Rua do Rosário, 476, Macedo/Centro

Univeritas/UNG
A Universidade Univeritas/UNG está há 48 anos no mercado e dispõe de quatro campi e mais 60 cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológicos). Conta com mais de cem laboratórios, quatro clínicas de atendimento à comunidade, brinquedoteca, hospital veterinário, agência experimental de publicidade e assistência jurídica
Pça. Tereza Cristina, 88, Centro
Tel. 2464-1652
www.ung.br
Outros campi: via Dutra (Ponte Grande), Bonsucesso e Itaquaquecetuba

- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,573SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Ex-vereador Albertão sofre acidente e está em estado grave no hospital Pimentas-Bonsucesso

O ex-vereador Edson Albertão, atualmente diretor concursado de escola municipal, sofreu um acidente nesta segunda-feira, quando pilotava uma motocicleta e teve um infarto, vindo...

Cidadãos podem usar a Tribuna Livre da Câmara para se manifestar

Presidentes de associações de bairro, sindicatos, entidades da sociedade civil organizada, líderes de movimentos sociais e cidadãos comuns - a Tribuna Livre da Câmara...

26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo inicia venda de ingressos

Começou nesta quarta-feira (25/5), às 10h, a venda antecipada de ingressos para visitar a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece...

Cata-Treco atende Jardim Nova Cumbica e mais quatro bairros neste final de semana

A Operação Cata-Treco de retirada de inservíveis, realizada semanalmente pela Prefeitura de Guarulhos, atenderá os bairros Jardim Nova Cumbica, Parque Uirapuru, Jardim Santa Helena...

INSS paga a segunda parcela do 13º salário a partir desta quarta

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta quarta-feira (25) os valores da segunda parcela do décimo terceiro salário de aposentados...